Connect with us

Tocantins

‘Faltou energia e respirador não funcionou’, diz laudo sobre morte de bebê em hospital público do TO

Publicado

em

Paciente estava entubado com ventilação mecânica. Faltou energia e o respirador não funcionou”, diz trecho do laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) sobre a morte do bebê João Marques de Sá, de dez meses. O menino morreu nesta quarta-feira (4) na emergência do Hospital Infantil de Palmas, após uma queda de energia durante chuva. Abalada, a mãe do menino reclama da falta de estrutura da unidade.

“Ele estava respirando bem e reagindo bem, tudo normal. Mas acabou a energia e tiveram que tirar o tubo, fizeram uma gambiarra e puxaram extensão de outra sala. A extensão que eles arrumaram não dava para ligar os aparelhos todos. A médica brigou, mas disseram que não podiam fazer nada”, lamentou a mãe do menino, Larissa Sousa de Sá.

O menino estava internado com pneumonia. Ele deu entrada no hospital por volta das 9h e morreu no final da tarde, às 18h.

O laudo diz que o menino estava com insuficiência respiratória aguda. Ele teve o tubo retirado e tentaram fazê-lo respirar de outra maneira, mas sem êxito. O bebê ainda voltou a ser entubado, mas não resistiu.

“Eles tentaram reanimar e ficaram mais ou menos uma hora lá dentro. A médica saiu lá de dentro e falou para me preparar porque a notícia não era boa. Logo veio outra médica e me chamou, eles fizeram de tudo, mas ele morreu”, contou a mãe.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a morte do garoto foi motivada por uma queda na rede de energia.

“As frequentes quedas (e falta) de energia, na tarde da quarta-feira, causaram transtornos ao Hospital Infantil de Palmas, mesmo abastecido por um gerador de energia. Lamentavelmente no decorrer desse episódio o menor J. M. de S. veio a óbito”, diz nota enviada.

A mãe do bebê lamenta a falta de estrutura da unidade. “Foi falha técnica porque o hospital tinha que ter uma estrutura boa para funcionar.”

Sobre o gerador da unidade, a Sesau afirmou que o equipamento tem “capacidade para atender a demanda, é acionado automaticamente quando ocorre queda de energia e encontra-se com sua manutenção regular realizada a cada três meses”.

Uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

O corpo do bebê será enterrado em Araguacema, na região oeste do estado.

Entenda

Um bebê de dez meses, que estava internado no Hospital Infantil de Palmas, morreu nesta quarta-feira (4), por volta das 18h, por causa de uma queda de energia na unidade. A falta de energia aconteceu durante uma forte chuva em Palmas. A criança estava entubada e havia entrado na unidade por volta das 9h do mesmo dia.

Segundo a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), o local estava abastecido com um gerador, mas a energia e os equipamentos levam tempo para estabilizar. O hospital não informou qual doença o bebê tinha.

A rápida chuva registrada na tarde desta quarta na região central de Palmas causou diversos estragos. Houve registro de falta de energia em várias quadras da capital, além da queda de árvores e fachadas de prédios devido a força dos ventos.

A Sesau informou que está acompanhado o caso com as autoridades competentes e determinou a abertura de sindicância para apurar a morte do bebê.

O corpo foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), depois para o Instituto Médico Legal (IML) e liberado para a família. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze