Connect with us

Pará

Fiscalização interdita garimpo ilegal, apreende equipamentos e animais em São Geraldo e Palestina

Publicado

em

A interdição de garimpo clandestino fez parte das ações de fiscalização ambiental interinstitucional, destinadas a garantir a preservação dos recursos naturais dentro do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, localizado no município de São Geraldo do Araguaia, e fora da Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, no município de Palestina do Pará, ambos no Sudeste do Estado. A operação, encerrada nesta segunda-feira (12), foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

As atividades de proteção ambiental começaram no dia 1º de julho, com a participação de fiscais da Semas e integrantes da Polícia Militar e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão responsável pela gestão estadual das Unidades de Conservação no Pará.

Os agentes de fiscalização interditaram um garimpo explorado ilegalmente, onde foram apreendidos instrumentos utilizados na atividade ilícita. Também foram apreendidos mangotes, motobomba e marretas, e cinco quelônios, já devolvidos à natureza.


Entre os procedimentos administrativos, foram lavrados Auto de Infração, Termo de Interdição, Termo de Apreensão, Termo de Depósito, Termo de Soltura e duas Notificações. A operação não identificou nenhum infrator.

De acordo com o coordenador de Fiscalização da Semas, Marco Aurélio Xavier, o trabalho conjunto com o Ideflor-Bio e a Polícia Militar visa combater crimes ambientais. “A ação visa ao combate de desmatamento, pesca predatória, caça de animais silvestres e garimpos ilegais dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) Parque das Andorinhas”, informou o coordenador.

Fiscalização – A gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Santos Costa, disse que nos dias da fiscalização diversos procedimentos foram realizados, como a diligência em garimpo clandestino dentro da APA Araguaia; fiscalização nas estradas que dão acesso ao Parque, para coleta de material dos caçadores, e fiscalização nas áreas desmatadas não licenciadas, fiscalização no Rio Araguaia com avaliação dos pescados e possíveis caça, soltura de cinco tartarugas da Amazônia capturadas com caçador que se evadiu do local, e o trabalho de educação ambiental com os moradores do entorno.

“A fiscalização tem uma grande importância nas nossas UCs (Unidades de Conservação), pois inibe ações criminosas, promovendo a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Os trabalhos de fiscalização são feitos em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental e s Semas”, acrescentou a gerente. (Bruna Brabo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze