Connect with us

Maranhão

Flávio Dino pede criação de comitê nacional para gerir crise de Covid-19

Publicado

em

O governador Flávio Dino esteve presente, nesta segunda-feira (15), na cerimônia virtual em que as seis entidades signatárias do ‘Pacto pela Vida e pelo Brasil’ entregaram ao Fórum Nacional de Governadores um documento com observações e sugestões sobre condução do governo federal no enfrentamento da pandemia no país.

Na ocasião, Dino reforçou a importância de a União liderar a compra e distribuição de vacinas para evitar desigualdades. Na última semana, o Consórcio do Nordeste anunciou que os 37 milhões de doses da Sputnik V negociados pelos governadores da Região irão integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI). As negociações com os russos começaram em agosto de 2020.

“É importante que estados e municípios possam comprar as vacinas, mas a prioridade deve ser o Plano Nacional de Imunização, sob a pena de se instituir um ‘salve-se quem puder’, a lei do mais forte, entre aqueles que podem pagar e aqueles que não podem”, disse.

Flávio Dino também defendeu a criação de um comitê nacional de gestão da crise com a participação de especialistas da saúde, sociedade civil e setor empresarial, para coordenar ações em todo o território nacional. “Em termos institucionais, isso competiria ao Ministério da Saúde, mas está evidente que, qualquer que seja o ministro, isto não vai ocorrer, porque o problema está mais além. Acreditar que o problema está no ministro é cair na armadilha do único e verdadeiro responsável”, afirmou.

Combate ao fascismo

O documento, intitulado “O povo não pode pagar com a própria vida!”, é assinado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns).

As organizações pedem que a população seja vacinada o quanto antes e que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel no combate à crise sanitária.

“Precisamos emular a solidariedade, o humanismo, que não seja apenas a cobrança do governo federal, mas que também haja uma dimensão de laços humanitários, porque esta é a forma de responder ao fascismo. O fascismo é a política do ódio, do medo e da agressão e, portanto, é uma disputa de sistema de valores que estamos vendo no Brasil. Contra o ódio e o medo, a solidariedade, o humanismo, o cuidado, a mobilização em favor de quem menos tem”, completou Flávio Dino.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze