O Gerente da fazenda campo largo, Rogerio Belle, foi um dos beneficiários do Projeto ABC Cerrado, realizado pelo SENAR Tocantins. A propriedade que fica no município de Fortaleza do Tabocão recebeu assistência técnica e gerencial durante 18 meses.

“A assistência foi um incremento em busca de novas técnicas. Implantamos as técnicas de conservação do solo, adubação de pastagem, preservação das apps, reservas e manejo e integração de lavoura e pecuária para aumentar a lotação. Buscamos o aproveitamento maior do solo, e deu pra sentir que a gente suplementando a fertilidade do solo tem como aumentar a produtividade de arroba por hectare” comenta o produtor.

O técnico de campo, Israel Barbosa lima, foi responsável pela assistência na propriedade: “O Rogério é produtor de gado, integração lavoura e pecuária e está aqui desde 2003. Aqui é uma área de 3.500 hectares, hoje ele tem 50% das áreas protegidas, conseguimos consolidar. Agora só é necessário a adubação de manutenção, e então ele terá o maior aumento da produtividade, consequentemente ganho de peso do gado para ser levado pra fora.”

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais.

“Hoje a fazenda é uma empresa, tem entrada e saída de dinheiro, então precisa ter o gerenciamento bem especifico. Aprendemos fazer nossas atividades dentro do calendário do nosso clima, entre período de chuva e estiagem, entre época de plantio e adubação. Se não tivermos um volumoso estocado na época de seca, o índice cai. É uma questão de planejamento e conhecimento. O projeto alavancou nossa propriedade” finaliza o produtor Rogério Belle.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: folhadobico[email protected] que iremos analisar.