Connect with us

Bico do Papagaio

Fórum debate o protagonismo dos jovens na região Amazônica

Publicado

em

A Educação Empreendedora é uma das principais ações do Sebrae em todo o país. A intenção da iniciativa é o estímulo ao empreendedorismo ainda nas escolas, no processo de formação, demonstrando que empreender não se aplica somente na condução dos negócios, mas em todas as áreas e, quanto mais cedo essa cultura for estimulada, melhores são os resultados. Tudo isso foi discutido e apresentado durante o Fórum do Protagonismo Juvenil, que contou com a participação de superintendentes e diretores do Sebrae da região da Amazônia Legal, como parte da programação da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – SICTEG.

Para o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, os jovens da região amazônica tem um grande desafio de unir desenvolvimento e preservação. “O melhor investimento que o país pode fazer é apostar nos jovens, na ciência e inovação desde a escola. Isso permitirá um olhar diferenciado e projetos para protagonizar melhorias nas comunidades em que estão inseridos”, avaliou.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Luiz Miguel apontou que esse é o melhor momento para a educação empreendedora, pois todos estão buscando a inovação e conhecimento. “A resposta está justamente nos jovens e nas novas ideias”, afirmou Luiz Miguel.

Alinhado a esse pensamento, o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, reforçou o papel dos jovens nas novas exigências do mercado. “Com toda essa transformação, vimos a necessidade de discutir esse novo momento em que serão exigidos novos perfis profissionais e modelos mentais. E esse perfil nasce na carteira da escola e envolve um esforço coletivo, além da educação formal, abrangendo a formação técnica, a capacitação e a inovação”, reforçou Gomes.

A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, agradeceu a participação de todos os participantes do fórum que demonstraram as experiências e exitosas e as perspectivas futuras. “Estamos vivenciando um momento ímpar, onde as distâncias foram encurtadas e as possibilidades de aprendizagem estão mais acessíveis. Assim os jovens dos mais diferentes lugares podem fazer a diferença”, analisou.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) também participou das discussões do Fórum. O reitor Luiz Eduardo Bovolato destacou a parceria com o Sebrae e que na academia existe o incentivo as startups, as escolas juniores e a cultura empreendedora. “É preciso criar um conjunto de estímulos, incentivar a participação de pesquisas, de iniciação cientifica. Queremos que nossos alunos tenham esse pensamento e espírito empreendedor para terem opções variadas de empregabilidade, inclusive o de montar o seu próprio negócio”, destacou o reitor.

Em toda a região Amazônica, as unidades do Sebrae têm parcerias ou estão em fase de tratativas para a implementação da educação empreendedora nas escolas. Nesse momento, as diretorias executivas vão somar os esforços para que essa ação se amplie cada vez, por meio de uma Carta Manifesto do Protagonismo Juvenil no Estados da Região Amazônia Legal.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta segunda, 23, completa 1 ano que parte do Cais desmoronou

Publicado

em

Esta segunda, 23, completa exatamente 1 ano, que parte de um dos principais cartões postais do Bico do Papagaio, desmoronou. Na madrugada de 23 de novembro de 2019, provocada por uma infiltração de água da chuva, favorecida por uma obra de revitalização do local, sem que medidas preventivas fossem tomadas, o Cais de Araguatins, caiu.

Por sorte, ninguém ficou ferido.

Durante todo esse período, nenhuma medida concreta foi adotada pela Prefeitura Municipal, a não ser, a instalação de tapumes, para evitar a aproximação de pessoa ou veículos, pela Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O local, que sempre foi ponto de encontro para moradores, turistas e visitantes, é marcada pela decadência.

A população de modo geral se queixa da situação e lamenta a falta de iniciativa do poder público, de não ter iniciado de imediato a reconstrução.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem de 28 anos morre em acidente entre Pálio e moto

Publicado

em

Na noite deste domingo, 22, um acidente nas mediações da rotatória da rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito Transaraguaia, deixou uma vítima fatal.

Um veículo Fiat Pálio colidiu com uma moto Honda XLR, placa de Araguaína, onde seu condutor, Elielson Vitalino dos Santos, de 28 anos, veio a óbito. O motorista do Pálio fugiu sem prestar socorro.

O local do sinistro foi isolado e a perícia acionada, além do Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Governador em exercício Antônio Andrade segue com visitas a prefeitos eleitos no Bico

Publicado

em

Em Sítio Novo, o Governador em exercício foi recepcionado pelo prefeito reeleito, Alexandre Farias – Foto: Esequias Araújo.

O governador em exercício do Estado do Tocantins, deputado Antônio Andrade, segue cumprindo agenda de visitas aos municípios e encontros com os prefeitos e vereadores eleitos. Com perfil municipalista, Antônio Andrade aproveita sua posição atual para estar ainda mais próximo dos gestores municipais e da população das quatro regiões do Tocantins.

No domingo, 22, foi a vez da região do Bico do Papagaio receber o Governador em exercício. O primeiro compromisso foi em Sítio Novo, onde foi recepcionado pelo prefeito reeleito, Alexandre Farias. O prefeito reconheceu a importância desta visita institucional e aproveitou a oportunidade para pedir emendas para a região. 

Segundo Antonio Andrade, este é um momento histórico da sua carreira politica, ressaltando a responsabilidade e o respeito a população do Tocantins. “Estar à frente do Governo, mesmo que interinamente e por oito dias, requer antes de tudo muita responsabilidade. Assim como tenho procurado aproximar o Legislativo Estadual do povo, faço aqui nestes dias, por isso fiz questão de andar pelos quatro cantos do Estado. O Tocantins é um estado rico, com um povo maravilhoso que merece toda a atenção. Acredito e respeito o trabalho desenvolvido pelo governador Mauro Carlesse, e sempre estarei a disposição de nossa boa gente”, finaliza o Governador em exercício.

Continue lendo
publicidade Bronze