Connect with us

Bico do Papagaio

Fundação Cultural lança projeto de capacitação para artesãs do Bico

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, desenvolverá, a partir deste mês de março, o projeto “Trabalho, artesanato, turismo e autonomia das Mulheres”, em 13 municípios tocantinenses. O lançamento do projeto será realizado nesta segunda-feira, 08, às 15h, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, com a presença da primeira-dama, Rose Amorim; do presidente da Fundação Cultural, Sérgio Augusto Pereira Lorentino, da deputada federal Nilmar Ruiz, demais autoridades e convidados.

O objetivo do projeto é, através da capacitação e aperfeiçoamento profissional, viabilizar a autonomia econômica e financeira de cerca de 600 mulheres por meio do trabalho artesanal, contribuindo para a geração de emprego e renda das comunidades tocantinenses, integrando ainda o desenvolvimento do turismo local. Além da capacitação, o projeto contemplará as comunidades atendidas com a entrega de maquinário.

O “Trabalho, artesanato, turismo e autonomia das Mulheres” contará com uma ação conjunta entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação Cultural, com atuação nas regiões do Jalapão, onde situam as mulheres artesãs do capim dourado, e a região do Bico do Papagaio, onde estão as mulheres artesãs do coco babaçu e buriti. A parte executiva do Plano de Trabalho ficará a cargo do Sebrae, instituição contratada pela FCT, levando em conta a experiência e a tradição da entidade na prestação de serviços desta natureza.

Os recursos do projeto são oriundos de emenda parlamentar de autoria da deputada federal Nilmar Ruiz. (Caroline Spricigo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Vacinação Covid para 30 anos começa nesta segunda, 26

Publicado

em

Começou nesta segunda, 26, a vacinação Covid para o público geral, a partir dos 30 anos, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

O horário de vacinação é até às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante levar o cartão SUS, cartão de vacinação e CPF.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gestores têm novas orientações para gastos dos recursos da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou notas técnicas de orientação aos gestores das cidades para solicitação de recursos aos estados da Lei Aldir Blanc. 

Os municípios terão até o dia 31 de dezembro para investirem os recursos da Lei Aldir Blanc previstos para este ano. Além disso, os Estados foram autorizados a repassarem os recursos aos municípios que não solicitaram verbas da Lei Aldir Blanc para 2020 e o prazo para prestação de contas foi estendido até 2022. 


A Lei Aldir Blanc cria o auxílio financeiro ao setor cultural e apoia profissionais do setor cultural. Ao todo, mais de R$ 3 bilhões foram destinados aos estados e municípios e, a princípio, deveriam ser gastos até julho de 2021. 

As notas técnicas de orientação para uso e prestação de contas dos recursos da Lei Aldir Blanc está no site da CNM. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze