Connect with us

Bastidores

Fux toma posse hoje como presidente do Supremo Tribunal Federal

Publicado

em

Ministro Luiz Fux/Foto: Marcelo Camargo

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), toma posse hoje (10) como presidente da Corte por um mandato de dois anos, durante o qual desempenhará o papel de chefe do Poder Judiciário. A ministra Rosa Weber assumirá a vice-presidência.

A solenidade de posse está marcada para as 16h, na sede do Supremo, em Brasília. Está previsto o comparecimento do presidente Jair Bolsonaro e dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outras autoridades. O ato será transmitido ao vivo pela TV Justiça.

Devido à pandemia de covid-19, a cerimônia no plenário será restrita a poucos convidados. Apenas 50 cadeiras estarão disponíveis para utilização. Além de autoridades, poucos familiares de Fux e Weber devem estar presentes no local. Todos devem ter a temperatura aferida na entrada e o uso de máscaras será obrigatório.

Outras medidas de precaução foram tomadas, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com o STF. Divisórias de acrílico foram instaladas na bancada de ministros e na mesa de honra, de modo a criar células individuais, por exemplo.

Fux e Weber foram eleitos em junho pelos demais ministros do Supremo. A votação seguiu a tradição de eleger como presidente sempre o integrante mais antigo da Corte que ainda não tenha assumido o comando do tribunal.

Ao assumir a presidência, Fux deixa a Primeira Turma do Supremo. A vaga no colegiado, em que são julgadas ações penais contra parlamentares, por exemplo, será ocupada por Dias Toffoli, que encerra nesta quinta-feira (10) seu biênio como presidente do Supremo.

Perfil

Nascido em 1953 no Rio de Janeiro, Fux formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1976. Dois anos depois, passou a atuar como promotor de Justiça. Em 1983, ele ingressou na magistratura ao passar em primeiro lugar no concurso para juiz estadual.

Fux atuou também como juiz eleitoral, antes de ser nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em 1997. Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2001, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

le assumiu uma das 11 cadeiras no Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2011, após ser indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff na vaga deixada por Eros Grau, que se aposentara. 

Ao longo da carreira, sobretudo nos 10 anos em que esteve no STJ, Fux notabilizou-se pela especialização em direito civil, tendo coordenado o grupo de trabalho do Congresso que resultou na reforma do Código de Processo Civil (CPC), sancionada em 2015. Na área penal, em julgamentos da Lava Jato, Fux costuma votar mais alinhado às posições do Ministério Público. (Felipe Pontes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Bolsonaro faz passeio de moto em homenagem ao Dia das Mães

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro realizou um passeio de moto de aproximadamente 1 hora em homenagem ao Dia das Mães na manhã deste domingo (9) passando pelas ruas de Brasília. 

Ele foi acompanhado por centenas de motociclistas, inclusive o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), que postou em suas redes sociais o trajeto percorrido pelo presidente e pelos demais motociclistas.

O passeio foi anunciado por Bolsonato durante sua live de quinta-feira (6). Na ocasião, o presidente falou que esperava cerca que 1 mil motociclistas o acompanhassem no passeio em homenagem ao Dia das Mães.

Continue lendo

Bastidores

Carlesse toma primeira dose da vacina contra Covid-19

Publicado

em

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta sexta-feira, 7, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar (QCG/PM), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mauro Carlesse se enquadra no grupo prioritário de pessoas com 60 anos ou mais. A aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca está marcada para o dia 7 de agosto.

Confessando sentir ansiedade para que chegasse sua vez de ser imunizado, o chefe do Executivo Estadual comemorou a primeira dose e orientou que toda a população espere a sua vez e busque a vacinação. “Estou muito feliz por ter chegado minha vez e estava muito ansioso. Agora, imunizado com a primeira dose, vou continuar fazendo meu trabalho com mais segurança. Peço que não deixem esta oportunidade passar! Temos indígenas e algumas outras pessoas que não estão querendo receber a vacinação, que acham que não há necessidade, mas só com a vacina a gente vai poder conseguir voltar as coisas à rotina. Se todos se vacinarem, mais rápido conseguiremos voltar às atividades com mais segurança e saúde”, reforçou.

O Governador destacou ainda a importância do respeito aos profissionais capacitados e ao que diz a ciência. “Existem muitas notícias falsas, mas a gente não pode ir contra o que diz a ciência. Temos que acreditar e respeitar. Este vírus não está de brincadeira! Aproveito para pedir, mais uma vez, que não façam aglomerações, que usem máscara e continuem a tomar todas as medidas de prevenção”, solicitou. (Com informações de Sara Cardoso / Foto: Antônio Gonçalves)

Continue lendo

Bastidores

Carlesse e Cinthia buscam alinhar ações na Capital

Publicado

em

Estreitar parcerias e alinhar investimentos e projetos para uma alavancada da economia pós-pandemia, visando ao desenvolvimento do Estado e da Capital a curto, médio e longo prazos, foram a tônica da reunião entre o governador do Tocantins, Mauro Carlesse; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e secretários de diversas pastas das gestões estadual e municipal.

Durante a reunião, realizada no Paço Municipal, na tarde desta quarta-feira, 5, o governador apresentou obras e projetos voltados para as áreas de infraestrutura urbana, desenvolvimento tecnológico, saúde, educação e habitação da Capital. (Com informações de Vania Machado / Foto: Esequias Araújo)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze