Connect with us

Destaques

Gaguim reforça importância de diálogo durante o VII Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Publicado

em

O governador Carlos Henrique Gaguim reforçou a importância das discussões entre governadores durante sua participação no VII Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Carlos Gaguim também agradeceu ao apoio do Governo Federal na regularização de quase 10 mil títulos de terras tocantinenses. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, no Tribunal de Contas do estado de Rondônia. Participaram ministros, governadores e representantes dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal.

“Estive em Copenhague e lá vi a luta do presidente Lula e da ministra Dilma Roussef em prol da sustentabilidade ambiental”, disse Carlos Gaguim, completando que esse é o caminho buscado no Tocantins: a preservação ambiental associada à geração de renda. As palavras do governador fizeram parte do contexto das discussões sobre a regularização fundiária – um dos temas mais discutidos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, falou sobre os avanços do programa Terra Legal que foi amplamente discutido nos últimos fóruns. “É bom voltar ao fórum pra tratar sobre regularização fundiária, pois aqui o programa Terra Legal ganhou força”, afirmou. Segundo técnico do MDA, o programa é um grande avanço no modelo de regularização fundiária para todo o Brasil, pois utiliza ferramentas inovadoras na aceleração desse processo, como o georeferenciamento. Foi citada a assinatura de convênios entre os Estados da Amazônia Legal, entre eles o Tocantins.

Durante o debate entre os governadores e representantes dos estados presentes, vários assuntos foram discutidos, como a criação de mecanismos na legislação brasileira tributária, para que sejam dados incentivos para que os estados possam valorizar seus produtos locais.

O ministro de Estado Chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, disse que o PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento – já está sendo formatado e “vem muita coisa para a região da amazônia, principalmente obras de infraestrtutura logística”. O ministro disse ao governador Carlos Gaguim que a Ferrovia Norte-Sul terá uma atenção especial. “Muitos projetos são fruto das discussões do Fórum”, concluiu Padilha.

Carta de Porto Velho

Ao final das discussões foi realizada leitura e aprovação da Carta de Porto Velho. Contendo dez itens, o documento passou pelo crivo dos representantes dos Estados da Amazônia Legal na noite desta quinta-feira, 10, e destaca a importância do desenvolvimento dos Estados integrantes.

Entre os itens citados se destacam: o macrozoneamento da região, o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), o incentivo e a potencialização do desenvolvimento econômico regional, implantação do programam “Minha casa, Minha Vida”, com um custo mais baixo e ainda a inclusão do Programa de Estradas Vicinais da Amazônia no orçamento do PAC.

A carta foi assinada pelos governadores do Mato Grosso, Blairo Maggi; do Maranhão, Roseana Sarney; do Pará, Ana Júlia Carepa; do vice-governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho; do Amazonas, Eduardo Braga; de Roraima, José de Anchieta Júnior; do Acre, Binho Marques e de Rondônia, Ivo Cassol. Logo em seguida foi realizada a 8º Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam. Um almoço nesta sexta-feira com a presença dos chefes dos executivos estaduais e demais autoridades marcou o encerramento do evento. (Samuel Daltan e Alaídes Cardoso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Destaques

COMUNICADO: Site fora do ar

Publicado

em

Desde o último sábado, 6, o webjornal Folha do Bico vem enfrentando problemas em seu servidor alugado junto a empresa Umbler Provedor Internet LTDA, levando a indisponibilidade dos serviços.

O monitoramento da empresa apontou uma falha no hardware de um dos nosso storages. O storage é um equipamento desenvolvido especificamente para armazenamento de dados e possui diversos mecanismos internos de redundância e de acesso aos dados para reduzir ao máximo o risco de perda de dados em caso de falha em um dos vários HDs que esses equipamentos possuem.

O fato é que três HDs de um dos storages pararam de funcionar de uma vez, e outros quatro estão parcialmente funcionais (o que absolutamente improvável de acontecer). Quando isso aconteceu, o acesso aos dados desse equipamento ficou sobrecarregado e acarretou na indisponibilidade total do cluster de servidores ligados a esse storage.

Desde então a empresa trabalha em conjunto com os técnicos do fornecedor (Dell) para restabelecer o acesso aos dados minimizando ao máximo a possibilidade de perda deles. Já tentados diversas abordagens diferentes, algumas delas já deram resultado e por isso muitos dados já estão a salvo e os serviços funcionando perfeitamente. No entanto, existe uma parcela ainda que não conseguimos concluir pois recebemos a orientação dos técnicos de que não deveríamos acessar aqueles dados a fim de minimizar o risco de que algo fosse perdido.

Continuamos trabalhando para normalizar o acesso.

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: Pretinho deve anunciar desistência em fevereiro

Publicado

em

Empresário e pré-candidato tucano à Prefeitura de Araguatins, Pretinho do Supermercado, bem que tentou, mas vai mesmo desistir da disputa. Lançado pelo conselheiro do Tribunal de Contas, dono de pousada e líder político, Vagner Praxedes, Pretinho está só. (mais…)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Fez empréstimo no “Nossa Oportunidade” e não recebeu dinheiro, apenas cobraças

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 28, uma ouvinte do programa Rádio Alternativo, apresentado pelo jornalista, Arimatéia Junior, na rádio Nativa FM, denunciou irregularidades no programa de micro crédito Nossa Oportunidade, do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) e a faraônica Secretaria das Oportunidades. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze