- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gestores do Bico debatem impactos da crise do coronavírus na economia da região

Mais Lidas

Para apresentar as medidas adotadas no âmbito do governo federal e estadual que visam reduzir os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus, a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou na tarde desta quinta-feira,16, uma videoconferência com os representantes responsáveis pelo desenvolvimento local da região do Bico do Papagaio.

A videoconferência foi conduzida pelo gestor da pasta, Tom Lyra, acompanhada pelo Superintendente Márcio Ferreira e diretora da Indústria, Comércio  e Serviços, Geanny Pinheiro.

Ao abrir a videoconferência, o secretário Tom Lyra destacou aos gestores municipais o esforço do governador Mauro Carlesse com as medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo Coronavírus e sua preocupação com os impactos da pandemia na questão econômica.

Questionado sobre a abertura ou não do comércio, o secretário Tom Lyra explicou sobre o Decreto nº 6.083 de 13 de abril de 2020, no qual o Governo do Estado traz uma recomendação do comitê de crise da COVID -19 de   analisar os dados da realidade local em relação à propagação do novo Coronavírus para a retomada gradativa das atividades comerciais.

Tom Lyra apresentou ainda as linhas de crédito oferecidas pelo governo, através  da  Agência de Fomento destinadas às  micro e pequenas empresas ( Limites de até 30 mil reais, taxas de juros especiais e carência de três meses) que contempla também o ramo do turismo, através do  Fungetur. Neste caso são disponibilizados mais de R$ 10 mil para investimentos e capital de Giro. O gestor reforçou a importância destas informações chegar até a ponta.

Lyra destacou ainda a linha de crédito especial com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) que está disponibilizando R$ 2 bilhões de reais às empresas, a taxas de juros de 2.5% ao ano. Citou ainda o auxílio emergencial pago pelo governo federal, benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados .

“O Governador Mauro Carlesse vem trabalhando para que possamos passar por esta tempestade de forma equilibrada e contamos com a ajuda dos gestores no retorno gradativo das atividades não essenciais”, completou o secretário.

Realidade local

Foram convidados para participar da videoconferência 25 gestores municipais. Cada um fez uma explanação da realidade econômica em seus municípios e tirou dúvidas em relação às medidas que estão sendo tomadas.  “Foi muito bom, inesquecível, porque tivemos a oportunidade de levar nossa reivindicação ao secretário Tom Lyra de uma forma mais rápida, sem custo para debater e apresentar  nossa ideias  com os demais gestores municipais”, afirmou o agente de Desenvolvimento do município Sítio Novo do Tocantins.

Por mais de duas horas, o secretário Tom Lyra esclareceu dúvidas, trocou informações e respondeu os questionamentos dos gestores. Ao final, apresentou um balanço da situação financeira do estado com a segregação da receita devido a suspensão da atividade econômica. “Precisamos tomar as medidas certas neste momento para evitar um colapso maior lá na frente”, ressaltou, acrescentando que este é o primeiro passo para uma união e integração entre os colegas secretários.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias