O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Diretora de Atenção Primária, está realizando nos dias 11 e 12 de junho o Encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Tocantins. A ação acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Palmas e tem o objetivo de construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Primária nos territórios. Gestores e técnicos do Bico do Papagaio, bem como de todas as regiões de saúde do Estado do Tocantins estão participando da ação.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Laudecy Alves do Carmo, explicou que esta é uma ação nacional realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais. “É uma ação que está sendo realizada com encontros em todo Brasil. No ano passado foram realizados 17 encontros e nesse ano a previsão é da realização de mais 10”, disse.

A diretora ressaltou também a importância do encontro para os gestores estaduais e municipais. “Essa ação responde a um anseio do Estado, reunindo os gestores e coordenadores de atenção básica para estarmos discutindo a atenção primária. Temos a necessidade deste fortalecimento que melhora a resolubilidade da área. Isso é o que todos os três entes: Município, Estado e União desejam, a melhoria do cuidado para os usuários do SUS”, concluiu.

Caroline Martins José dos Santos, representante do secretário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde, afirmou que tornar a Atenção Primária mais resolutiva é uma das prioridades do Ministro Luiz Henrique Mandetta. A gestora participou da primeira exposição dialogada, abordando o tema A Política Nacional de Atenção Básica e a Estratégia de Saúde da Família para o Fortalecimento da Atenção Primária no Tocantins.

Também compuseram a mesa de abertura o secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini, a senhora Maria das Dores Abreu Farias, secretária Municipal de Saúde de Sítio Novo, representando o Conselho Municipal de Secretarias, o coordenador Geral do Núcelo Estadual do Ministério da Saúde do Tocantins, Relmivan Rodrigues Millhomem e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício. (Com informações de Fernanda Veloso e imagem de Nielcem Fernandes)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.