Connect with us

Bico do Papagaio

Gestores do Bico são orientados sobre Censo SUAS 2019

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), alerta os gestores municipais do Bico, para as datas do Censo SUAS, e para que preencham os questionários no sistema, que podem ser acessados no site do Ministério da Cidadania.

Censo Suas

É um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera da ação do SUAS.  

O preenchimento do formulário do Censo Suas é obrigatório, de acordo com a assistente social da gerência do SUAS da Setas, Aurora Moraes dos Santos Silva. “O não preenchimento do Censo SUAS pelo município produz sanções administrativas que podem levar à suspensão de recursos. É necessário que o gestor fique atento às datas e evite deixar o preenchimento para a última hora”, alerta.

A assistente social também orienta os gestores para que façam a leitura dos manuais que explicam sobre como preencher os formulários.  “Recomenda-se que os questionários sempre sejam preenchidos primeiramente em papel, de forma que o preenchimento possa ser iniciado antes mesmo da abertura do sistema eletrônico”, informa. Os manuais também estão disponíveis clicando AQUI.  

Caso o município tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo SUAS, deverá entrar em contato com a Setas pelos telefones 3218-1902, 1906, 1907. 

Calendário Censo SUAS 2019

Os censos CRAS e Centros de Convivência estão disponíveis no período de 9 de setembro a 8 de novembro.

Os censos CREAS (Municipal e Regional), Centro POP, Centro DIA e similares, no período de 23 de setembro a 15 de novembro.

Os censos Unidades de Acolhimento e Família Acolhedora, de primeiro de outubro a 22 de novembro.

Os censos Conselhos (Municipal e Estadual) e Gestão (Municipal e Estadual), no período de 7 de outubro a 29 de novembro.

Os censos Fundos de Assistência, 7 de outubro  a  29 de novembro.

As retificações dos questionários podem ser feitas do dia 2 a 6 de dezembro.

Legenda: Os censos CRAS e Centros de Convivência já estão disponíveis

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Auri tem registro de candidatura indeferido

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de Axixá, Dr. Auri (PTB), teve o pedido de registro indeferido pelo juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da 11ª Zona Eleitoral. A decisão foi publicada nesta terça, 20.

O magistrado apontou os fatos de reprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara de Vereadores, relativa as contas da gestão de Auri à frente da Prefeitura no exercício financeiro de 2015.

A medida cabe recurso. Leia AQUI a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze