Connect with us

Maranhão

Gestores e técnicos participam do Encontro Estadual do Livro Didático

Publicado

em

Gestores escolares, supervisores, representantes das Unidades Regionais de Educação (UREs) e de prefeituras participam, em São Luís, do IV Encontro Estadual do Livro Didático, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No encontro, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação e da Supervisão de Bibliotecas Escolares (Sube) da Seduc prestam orientações e informações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As informações vão subsidiar as escolas estaduais para o bom desenvolvimento do Programa em todo o Maranhão.

No primeiro dia, os palestrantes mostraram todo o processo realizado para a concessão dos livros às escolas, desde a pré-análise feita por técnicos do FNDE e institutos especializados até a escolha dos títulos nas escolas e a logística de distribuição do material didático para todo o país. A distribuição é feita a cada ano para um dos três ciclos: dois no Ensino Fundamental (1º a 5º anos e do 6º ao 9º anos) e Ensino Médio. Os livros devem ser utilizados por três anos, sendo devolvidos à escola ao fim de cada ano letivo.

Além de mostrar como funciona o Programa Nacional do Livro Didático, técnicas do FNDE e da Seduc fizeram palestras sobre o processo de escolha do material, que é feito nas escolas, por coordenadores pedagógicos, supervisores e professores. Os 280 participantes do Encontro vão repassar essas informações nas Unidades Regionais de Educação. “É importante participar desse encontro, para informar nossos servidores que vão trabalhar na escolha dos livros em cada escola”, afirmou a coordenadora do Livro Didático de Pedreiras, Sandra Borges.

O programa também é recebido como uma ação fundamental para a melhoria dos índices de educação. “Nossos alunos são carentes, então os livros são de muita importância para melhorar a educação em nossas escolas”, disse o secretário municipal de Educação de Presidente Dutra, Carlos Alves. Essa é também uma das metas do PNLD, segundo a técnica da Coordenação de Apoio às Redes de Ensino do FNDE, Osvaldete Rocha. “A intenção é fazer o aluno ler, pesquisar e efetivamente aprender com os livros”, declarou ela, na abertura do Encontro.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze