- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 19 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Governador do Tocantins Siqueira Campos realiza palestra em Parauapebas-PA

Mais Lidas

“Redivisão Territorial do Brasil”. Este é o tema da palestra que o governador Siqueira Campos realizará na manhã deste sábado, 26, às 9h, em Parauapebas, no Sul do Pará. O evento será no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas e tem como público alvo estudantes, políticos e população em geral.

O governador vai a convite do presidente da Comissão Pró-Emancipação do Estado do Carajás, idealizador  e um dos fundadores do movimento, José Soares de Moura e Silva e pelo seu amigo constituinte, o ex-deputado federal Raimundo Cabeludo. Siqueira Campos, segundo os organizadores do evento, foi escolhido palestrante, por sua experiência e pelas dificuldades que enfrentou – e venceu – na luta pela criação do Tocantins.

O evento será transmitido ao vivo pelo Grupo Nativa de Comunicação, do Sul do Maranhão, para toda a região do Bico do Papagaio, no Tocantins e pela Rádio Arara Azul, para todo o Estado do Pará.

O movimento pelo desmembramento do Pará busca o desenvolvimento social da região sul do estado, com o aumento da presença das instituições governamentais. Segundo o governador Siqueira Campos, “há a necessidade de uma ocupação ordenada e sustentável das regiões desassistidas pelo poder público, pela melhoria da segurança e pela afirmação da soberania do país, entre outros aspectos”, destaca.

Estado do Carajás

Se aprovado, o Estado do Carajás contará com 39 municípios, uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes, um território de 289.799km² e terá a cidade de Marabá como sua capital. Marabá tem hoje 233 mil habitantes e seu PIB corresponde a 28% do PIB do Pará, que é de R$ 14,4 bilhões.

Os municípios que farão parte do Estado do Carajás são: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapú, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumarú do Norte, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias