Connect with us

Tocantins

Governador e ministro do Desenvolvimento Social visitam Aldeia Brejo Comprido em Tocantínia-TO

Publicado

em

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, recebeu na manhã desta segunda-feira, 16, o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, em Palmas. A vinda do ministro ao Estado fez parte de uma visita domiciliar à Aldeia Brejo Comprido, no município de Tocantínia, que integra o Programa Criança Feliz.

O objetivo foi observar a aplicabilidade do programa, além de conhecer a realidade local com um propósito maior: traçar e promover ações que auxiliem no desenvolvimento das crianças da gestação aos seis anos de idade. A vice-governadora Claudia Lelis e uma comitiva chinesa também acompanharam o ministro durante a visita.

Na aldeia, a comitiva visitou residências indígenas e acompanhou atividades lúdicas desenvolvidas por técnicos do programa com as crianças. Também foram realizadas apresentações da cultura indígena local.

O governador ressaltou que a visita do ministro abre a possibilidade de novos projetos dessa natureza. “É um programa abrangente, que envolve não só as crianças, mas também as famílias”, disse, destacando a visita dos representantes do governo chinês como exemplo do alcance social da iniciativa.

O ministro Osmar Terra ressaltou que o governador Marcelo Miranda faz uma administração para marcar época. “O Tocantins é pioneiro no desenvolvimento desse programa, que foca a primeira infância, porque toda a inteligência do ser humano se desenvolve até os primeiros dois anos de vida. Uma criança bem estimulada vai ter mais facilidade ao chegar à escola e, automaticamente, um maior desenvolvimento intelectual”, explicou.

A técnica do Programa em Tocantínia, Elisabete Silva Xerente, disse que o  trabalho consiste em ouvir primeiramente as mães, que são orientadas em como estimular os filhos. “Esse trabalho lúdico é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças e vem sendo bem aceito nas aldeias. É um programa muito bom, que pode mudar a realidade do nosso povo”.

“Não podemos deixar de reconhecer tudo o que o governador Marcelo Miranda tem feito pelos povos indígenas, principalmente para nós da nação Xerente”, disse Ercivaldo  Xerente, liderança e diretor de Escola. Ele justificou seu agradecimento citando a atenção que a aldeia tem recebido nos setores da Educação e Social, bem como pelas oportunidades de acesso ao ensino superior.  “Passei a admirar e, hoje, sou seu fã”, disse ele referindo-se ao governador. Ercivaldo completou seu pensamento, externando: “geralmente somos vistos como marginais, preguiçosos, mas na verdade nosso mundo, nossa cultura é diferente. Queremos crescer, queremos uma vida melhor. Esse programa é uma oportunidade. Por isso, agradeço também o ministro aqui presente”.

O coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Eduardo Batalha Macedo, também destacou a importância da iniciativa. “Um brilhante programa que vai impactar diretamente todas as famílias dessas aldeias beneficiadas. Entendemos que esse estímulo que as crianças estão recebendo será fundamental para o futuro dos indígenas”.

O Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de oferecer apoio abrangente para toda família, desde a gestação. O principal objetivo é assegurar as condições para que elas desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.

A visita domiciliar ocupa o eixo principal do Criança Feliz. Por meio dela, as equipes conhecem a realidade do público e oferecem apoio e orientações que os auxiliem no desenvolvimento das crianças da gestação aos seis anos. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado e tenham mais chances de vencer a pobreza. Como a criança tem o dobro de conexões cerebrais que um adulto, é nesse momento que os principais vínculos afetivos são estabelecidos.

Comitiva chinesa

A comitiva do governo chinês é formada pelo vice-presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da China, Luanda Maia; pelo Gerente de Operações, Gab Guoqing; e os diretores do Centro de Desenvolvimento Infantil, Mary Yong,  Cao Yang,  Wu Zhiping, Liang Bojiao e Shi Lijia.

Pioneira

A aldeia Porteira, no município de Tocantínia, foi a primeira comunidade indígena no País a receber as visitas domiciliares previstas pelo programa. Lá, a escolha da equipe de trabalho buscou levar em conta o conhecimento e a proximidade dos entrevistadores com a cultura Xerente.

A escolha da equipe é uma responsabilidade do município e o Governo do Estado capacita esses trabalhadores. As equipes receberam uma capacitação de 40 horas e tiveram aulas práticas.

O Tocantins aderiu ao programa em 2016. Em todo o Estado, 43 municípios já participam e, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), outros 37 municípios estão aptos a solicitar adesão. A expectativa é atender, no Tocantins, até 2018, 4.500 crianças. (Jarbas Coutinho/Fotos: Frederick Borges)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Empresários tocantinenses participam de missão técnica em Santa Catarina

Publicado

em

Presidentes de Associações Comerciais do Tocantins participaram de visita técnica ao Projeto Empreender em Santa Catarina. A intenção é conhecer as boas práticas no sul do país, trocar experiências e implementar modelos aplicáveis às iniciativas no estado. No total, 15 empreendedores de Colinas, Gurupi, Araguaína, Palmas, Guaraí e Paraíso embarcaram para a viagem, no domingo, e retornaram ontem (30).

O presidente da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Fabiano do Vale, falou de sua satisfação em participar da missão empresarial em Florianópolis. “Aprendemos muito e conhecemos iniciativas que podemos aplicar na nossa região. Aqui é um berço de cultura, aprendizado e ações que podem fortalecer nossas associações, gerando mais emprego e renda com o desenvolvimento dos empreendedores. Estou muito satisfeito”, pontuou.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, acompanhou a missão empresarial e ressalta a importância de conhecer outras realidades. “É uma oportunidade única presenciar este momento em que nossos empreendedores saem um pouco de suas localidades e podem observar exemplos que deram certo. É uma forma de incentivar novas ideias e quem sabe, ele inovarem nas ações nos seus municípios”, enfatizou.


O Sebrae apoiou com subsídio 50% nos custeios e organização da viagem em parceria com o Sebrae de Santa Catarina. “Essa missão do Sebrae nos levou a um estado  em que o associativismo já faz parte da cultura empresarial e todos sabem os benefícios que proporciona. Nos deu a oportunidade de conhecer os projetos praticados pelas associações locais, em que estamos trocando ideias e planejando ações e futuros benefícios aos nossos associados”, contou Jair Sakai, presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG).

Denilson da Silva, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), ressaltou que foi uma experiência incrível. “Conhecer o berço do associativismo é uma forma de enxergar muitas possibilidades e identificar os modelos de gestão que podemos levar para as nossas associações. Vimos projetos maravilhosos, fizemos network e tudo isso, resultará em muitos benefícios para nossa cidade”, contou.

Os empresários tocantinenses visitaram a Associação da Cooperativa de Crédito, Associação Catarinense de Tecnologia, Casa do Empreendedor e Associação Empresarial de Florianópolis, entre outros espaços.

Programa Empreender

O Empreender Tocantins é uma oportunidade para os empresários buscarem soluções conjuntas para problemas que são comuns. O empresário que adere ao programa recebe consultorias, capacitação dos empresários e dos seus colaboradores, acesso a estudo de mercado, presença nas mídias digitais, entre outras atividades, que podem ser de forma remota ou presencial.

O Programa é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Prefeituras, Sebrae, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet) e Associações Comerciais. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Superintendente do SEBRAE Tocantins se reúne com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços

Publicado

em

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, recebeu o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, na sede do Sebrae em Palmas, na última quarta-feira (24). A reunião pautou estratégias e alinhamentos de parcerias para promover o desenvolvimento empresarial no estado.

Moisés Gomes destacou a importância de integrar o Sistema S com o Governo do Tocantins, para executar ações que fortaleçam o setor. “O plano de indústria para o Estado interessa a todo mundo e uma indústria não nasce do nada, mas sim de uma política de governo acertada. Nasce da disponibilidade da matéria-prima, capital interessado em investir, mas, principalmente, nasce da disponibilidade de recursos humanos e é aí que o Sistema S entra. Tanto o Sebrae incentivando o empreendedorismo de micro e pequenas empresas, que são cerca de 99% das empresas do estado, como também da mão de obra bem treinada para atender essa demanda da industrialização do Tocantins”, afirmou o superintendente.

O gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, destacou a disponibilidade e interesse do Governo do Tocantins em estabelecer condições propícias para o crescimento do setor empresarial, para que o estado possa receber novos empreendimentos. 

“A Sics, seguindo o direcionamento do Governador em exercício Wanderlei Barbosa, atua em prol do crescimento mercadológico do Tocantins. Estabelecemos uma relação de proximidade com esse setor, que nos permite entender suas necessidades e elaborar estratégias que garantam amplificação e otimização das empresas de pequeno, médio e grande porte aqui no estado. Acreditamos que a parceria com o Sebrae possibilita que as demandas de capacitação engrandecimento do empreendedor sejam realizadas de forma célere e efetiva”, afirmou o secretário.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, reforçou que o secretário está preparado para realizar esse desafio, já está com um plano bem desenhado e exercendo um diálogo constante com o governador. “Acredito que para o Tocantins será maravilhoso essa reaproximação do Sistema S com o Sebrae. Quando todo mundo olha para o mesmo lugar e para o mesmo objetivo, os projetos saem da gaveta. E esses projetos precisam de mão de obra, de pessoas preparadas. E assim teremos mais geração de empregos, não apenas na indústria, especificamente, mas em toda a cadeia que se cria em torno dela”, concluiu. (Com informações da Ascom/Sics)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Moradores recebem infraestrutura completa no Setor Tocantins

Publicado

em

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, entregou mais uma infraestrutura completa nessa sexta-feira, 26, no Setor Tocantins, localizado na região leste do município. O evento faz parte das comemorações aos 63 anos da cidade, que continua na próxima semana com a soltura de alevinos do Projeto Lago Vivo e entrega das melhorias na Via Lago e de certificados de cursos profissionalizantes gratuitos.

A cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito Wagner Rodrigues, vereadores, secretários municipais, do deputado federal Tiago Dimas e de moradores da região. “Além desta infraestrutura que vocês já estão vendo, vamos colocar no canteiro central a grama, os bancos, a academia, o pergolado e outros itens. Isso aqui é de vocês, que precisam ajudar a Prefeitura a zelar. Se alguém jogar lixo no canteiro, denuncie”, ressaltou o prefeito.

Moradora da Vila Ribeiro, Sara Alves Abud, atravessa todos os dias o Setor Tocantins, que é o caminho entre sua casa e a Avenida Filadélfia. “Era um local sujo, com muito barro e perigoso. Eu estou hiper feliz pela melhoria”. O comerciante Guttemberg Martins, contou que a infraestrutura aumentou a autoestima dos moradores. “Está todo mundo muito feliz e vai ser muito bom para conveniência quando tiver a praça aqui na frente”. 
A obra
No Setor Tocantins, foram construídos 4,8 km de asfalto, 2,1 km de drenagem superficial e profunda e ainda 3,6 km de calçadas, além da implantação de sinalização vertical e horizontal. Umas das vias beneficiadas foi a Avenida das Malvas, sendo duplicada do cruzamento com a Avenida Filadélfia até seu final, na Rua Araranguá.

As obras são realizadas por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF (Corporação Andina de Fomento) e convênios com o Governo Federal. O contrato para o Setor Tocantins foi realizado junto com o Setor Vitória, totalizando 8.6 km de asfalto, 4.5 km de drenagem e 8,8 km de calçadas

Lago Vivo
O Lago Azul de Araguaína chegará a 51.500 novos peixes reintroduzidos nesta segunda-feira, 29, às 9 horas, com a soltura de mais 10 mil alevinos. A ação faz parte do Projeto Lago Vivo, realizado pela Prefeitura em parceria com a Rede de Supermercados Campelo, que está devolvendo ao Rio Lontra 200 mil alevinos de espécies nativas da bacia amazônica extintas no local há 50 anos, com a construção da Central Hidrelétrica (PCH) do Corujão.

Trabalhadores capacitados
O Programa Capacita Araguaína está ampliando a formação técnica de moradores na zona rural e em alguns bairros, além de oferecer palestras e oficinas sobre empreendedorismo e cooperativismo. No dia 30 de novembro, os certificados para os cursos de barbearia, cabeleireiro, design de sobrancelha, pintura em tecido e outro serão entregues para mais de 120 novos profissionais de setores como Raizal, Maracanã e Vila Norte.

Programação 63 anos de Araguaína
Dia 29 (segunda-feira)
9h – Soltura de 10 mil alevinos do Projeto Lago Vivo e melhorias na Via Lago (Praia da Via Lago).

Dia 30 (terça-feira)
16h – Entrega de certificados de cursos do Programa Capacita Araguaína (Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha).

Dia 3/12 (sexta-feira)
19h – Lançamento Natal Araguaína Iluminada e melhorias na Via Lago.

Dia 7/12 (terça-feira)
17h – Implantação oficial da Guarda Municipal (Sede da unidade, Setor Tecnorte).

Dia 9/12 (quinta-feira)
17h – Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Ana Maria;
18h – Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Morada do Sol e decoração do Natal Araguaína Iluminada no Pé de Pequi.

Dia 11/12 (sábado)
17h – Marcha para Jesus (saída da Avenida Filadélfia, em frente à Conab);
19h – Shows com Midian Lima, Davi Sacer, Jesse Aguiar, Claudiel Santos, Edivan Silva e Banda Fé-meninas (Via Lago).

Dia 14/12 (terça-feira)
17h – Entrega das obras de asfalto dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Itaipu, Palmas, Vila Bragantina e Jardim Paulista.

Dia 15 (quarta-feira)
9h – Entre de 100 títulos do Programa Casa Legal.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze