- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Governador em exercício lança programa de reabilitação para servidores do estado

Mais Lidas

Dos 104 mil servidores que integram a administração pública estadual, cerca de 10% estão afastados das suas atividades por causa de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho. Com o objetivo de resgatar a qualidade de vida desses profissionais e possibilitar a volta ao ambiente de trabalho, o governador em exercício, Helenilson Pontes, lançou nesta segunda-feira (10), no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), o Programa de Reabilitação Profissional dos Servidores Públicos do Estado do Pará.

Na ocasião, um Termo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Secretaria de Estado de Administração (Sead), responsável pela coordenação do programa, e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), que prestará assistência técnica, ofertando os serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. Os serviços serão ofertados na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Uepa (CCBS), no bairro do Marco.

Durante a apresentação do programa, Helenilson Pontes, que é titular da Secretaria Especial de Gestão, pasta a qual a Sead é vinculada, destacou os serviços de assistência que integram as ações do Programa de Valorização do Servidor Público Estadual. “A valorização do servidor público tem sido uma meta constante dessa gestão e o programa de reabilitação é mais uma medida neste sentido. Além disso, é mais um exemplo do que é possível ser feito na administração pública quando diferentes órgãos se juntam para promover ações coletivas em benefício da população”, frisou.

A Secretaria de Administração, através da Diretoria de Gestão de Saúde Ocupacional, acompanhará todo o processo de reabilitação. Alice Viana explica que para ter acesso ao programa, o servidor deverá procurar o departamento de recursos humanos do seu órgão de origem para emitir a Guia de Informações de Acidente de Trabalho (GIAT). “Através desse documento, será agendada uma perícia médica para que o servidor seja encaminhado para a unidade de reabilitação da Uepa. Lá, uma equipe multidisciplinar desenvolverá todo o trabalho de reabilitação necessário”, explica.

Na Universidade do Estado, todas as demandas dentro das áreas disponibilizadas serão atendidas por cerca de 100 profissionais. “Os nossos profissionais da Unidade de Terapia e também das outras áreas que compõem o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) estão à disposição para prestar essa assistência. São profissionais qualificados e que estão aptos a receber qualquer demanda. Nossa infraestrutura também é muito boa e, através desse programa, os servidores vão poder conhecer e ter acesso a ela”, destacou a reitora Marília  Xavier.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias