Connect with us

Bico do Papagaio

Governador Mauro Carlesse inicia entrega de kits de alimentos na região do Bico

Publicado

em

Em agenda na região do Bico do Papagaio, o governador Mauro Carlesse, junto com a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, iniciou nesta segunda-feira, 21, a terceira etapa da entrega dos kits de alimentos para estudantes matriculados em unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguatins.

O governador Mauro Carlesse reforçou que a gestão tem trabalhado intensamente para auxiliar a população no período da pandemia. “Para os nossos estudantes, estamos entregando os kits de alimentos que são muito importantes nesse momento que estamos vivendo, sem as aulas presenciais. E temos outras frentes de trabalho para garantir que todos os tocantinenses tenham alimento na mesa”, ressaltou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou pontos importantes da distribuição de alimentos. “Para o desenvolvimento dessa ação, contamos com o total empenho do governador Mauro Carlesse, a intensa participação das equipes das unidades de ensino, que realizam a distribuição dos alimentos de forma muito articulada, e temos a preocupação, conjunta, de garantir o equilíbrio alimentar dos nossos estudantes”, frisou.

Beneficiados
A dona de casa Ana Maria dos Santos Fernandes, que tem uma filha matriculada na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, comentou sobre as mudanças provocadas pela pandemia. “Antes a minha filha ficava o tempo integral na escola, tinha alimentação escolar e a despesa em casa era menor. Então, esses kits ajudam muito na alimentação, nesse momento que ela está em casa”, pontuou.

Para a estudante Lídia Socorro Sampaio, da 3ª série do ensino médio, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, a ação demonstra sensibilidade do Governo do Tocantins. “É uma demonstração da preocupação do Governo com os estudantes, com a população. Estou muito feliz em receber o kit de alimento, é um auxílio importante para toda a nossa comunidade”, comemorou.

Quem também comemorou o recebimento dos kits foi a dona de casa Eva Maria de Almeida. “Nesse tempo eu não estou trabalhando, pois cuido dos meus pais que estão doentes. Vir aqui no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza buscar o kit do meu filho é motivo de muita alegria. Só posso agradecer”, declarou.

Entregas
A terceira etapa de distribuição dos alimentos começou pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Crixás do Tocantins e Formoso do Araguaia. Depois foram estendidas para Araguaçu, Dueré, Figueirópolis, Sucupira e Talismã. Na sexta-feira, 18, o Governo do Tocantins iniciou a distribuição em unidades de ensino da Diretoria Regional de Palmas: no distrito de Taquaruçu e Buritirana, e nos municípios de Novo Acordo e Lagoa do Tocantins, somando 7.049 kits já disponíveis para as famílias de estudantes da rede estadual.

A partir desta segunda-feira, 21, os kits começam a ser disponibilizados em municípios da região do Bico do Papagaio, na DRE de Araguatins. Serão distribuídos mais 10.639 kits, nos seguintes municípios: Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Praia Norte, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins. Ao todo, nas escolas estaduais da Regional de Araguatins, serão entregues 13.893 kits de alimentos nesta terceira etapa. (Cláudio Paixão / Foto: Marcio Vieira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: “Hoje, poder realizar esse projeto é motivo de muita emoção”, diz Carlesse durante lançamento do curso de Medicina

Publicado

em

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, agora é uma realidade. Depois de aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o funcionamento do curso foi autorizado nesta quinta-feira, 5, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), ao mesmo tempo em que foi lançado o primeiro vestibular para o curso na cidade.

A solenidade foi realizada no câmpus da instituição e foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; pelo prefeito local, Antônio do Bar; deputados estaduais, líderes políticos e autoridades de toda a região do Bico do Papagaio.

Ao todo, a instituição está ofertando 40 vagas, sendo que 50% destas vagas são destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino, como preconiza a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 6, e poderão ser feitas até o dia 16, pelo portal http://www.unitins.br. Já as provas estão marcadas para o dia 29 de agosto, em Augustinópolis e Palmas. As aulas terão início no dia 13 de setembro. 


Estrutura

O curso de Medicina da Unitins em Augustinópolis vai iniciar suas atividades disponibilizando, aos alunos, laboratórios altamente tecnológicos e equipamentos de última geração, bem como, um corpo docente devidamente qualificado, como explicou o reitor da instituição, Augusto Rezende. O reitor cita o curso como um divisor de águas para a cidade e para toda a região do Bico do Papagaio. “Vai movimentar o comércio local, inclusive o setor imobiliário, além de atrair mais profissionais para trabalhar no curso, mais investimentos para a área da saúde, o que beneficiará as estruturas, as unidades e as especialidades médicas de toda a região. Já vimos isso começar com a retomada da reforma e a ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis, que já foram autorizadas”, ressaltou Augusto Rezende, ao destacar o empenho do governador Mauro Carlesse para viabilizar esse projeto, que, de acordo com ele, constitui mais um compromisso de campanha. 


Mauro Carlesse falou da alegria de poder cumprir mais esse compromisso assumido, ainda durante a campanha, e também de tornar realidade o sonho de muitos estudantes menos favorecidos de poder cursar Medicina em uma faculdade totalmente gratuita. “Pegar o Estado em dificuldades, ter a audácia de dizer que vai implantar um curso de Medicina e, hoje, poder realizar esse projeto é motivo de muita emoção. É pensar que muitos pais, que não têm condições de pagar os altos custos de uma faculdade para o filho, estão tendo essa oportunidade. O curso é o sonho de muitas crianças e jovens”, frisou.

Asfalto 

Na oportunidade, o governador Mauro Carlesse determinou, à secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Juliana Passarin, que tome as providências necessárias para pavimentar o trecho da rua em frente à faculdade. (Com informações de Jarbas Coutinho)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Inscrições para Vestibular de Medicina da UNITINS começam nesta sexta, 6

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), lançou Edital para realização do Vestibular 2021, do curso de Medicina, no campus de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. As inscrições começam nesta sexta, dia 6 e segue até dia 16 de agosto.

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas. A taxa de inscrição do processo seletivo será de R$ 120,00 (cento e vinte reais).

A prova será no dia 29 de agosto. Clique AQUI e veja as informações completas.

 

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Acusado de render moradores de chácara e praticar roubou é capturado

Publicado

em

Um homem de 24 anos, suspeito de praticar um crime de roubo no mês de abril de 2021, na zona rural de Xambioá, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), em ação conjunta realizada por policiais civis da 23ª Delegacia de Xambioá e da Delegacia de Repressão a Roubos de Araguaína (DRR), na manhã desta quarta-feira, 4. Os policiais efetuaram a prisão mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz da Comarca local.

A ação foi comandada pelo delegado-chefe da 23ª DP, Márcio Lopes da Silva, e realizada quando os policiais civis, das duas unidades, localizaram o paradeiro do indivíduo em uma residência no município. Segundo a autoridade policial, o capturado foi investigado e indiciado pela equipe da 23ª delegacia, em razão de ter praticado em coautoria com um indivíduo de 25 anos, um roubo em uma chácara na zona rural de Xambioá. Na ocasião, os dois suspeitos renderam os proprietários do local e subtraíram vários objetos das pessoas que estavam no imóvel rural.


O delegado Márcio Lopes ressaltou que o indivíduo já havia sido preso por outro crime, no dia 15 de julho de 2021, e se trata de uma pessoa de alta periculosidade. Após a realização das providências legais cabíveis, o homem foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações terão continuidade a fim de que a Polícia Civil possa localizar o paradeiro do segundo envolvido no crime. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze