Connect with us

Bico do Papagaio

Governo capta recursos para beneficiar 12 municípios do Bico com aquisição de tratores

Publicado

em

Após empenho pessoal do governador Mauro Carlesse, recursos foram destinados para a compra de tratores com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas no campo. A proposta vai beneficiar 61 cidades do Tocantins, por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Carlos Henrique Gaguim.

Entre os beneficiados estão doze municípios biquenses: Araguatins, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Angico, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Xambioá.

Conforme informações do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, a captação desse recurso faz parte de uma atuação muito forte, tanto do Governo do Estado, quanto do parlamentar em prol dos produtores rurais, e visa atender ao projeto de reestruturação do setor agrícola desenvolvido pelo órgão, possibilitando a aquisição de 64 tratores. 

Importante parceria

Estudos revelam que o Tocantins possui metade do seu território com potencial para a agricultura, terras férteis, de valor competitivo no mercado e de topografia plana, o que favorece o processo de mecanização agrícola. Todavia, a maioria dos produtores não dispõe de recursos financeiros para aquisição de maquinários, sendo muito importante essa parceria para estruturar o setor agrícola.

“O governador Mauro Carlesse, como também o deputado Carlos Gaguim, sensíveis às demandas da classe produtora, são cientes de que os recursos federais são necessários para alavancar as atividades desenvolvidas no campo. E essa atuação conjunta em favor dos produtores rurais é muito importante, tornando possível a aquisição dos tratores, ferramentas essenciais para o setor agrícola”, disse o gestor.

Momento de agradecimento

O presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, agradece a destinação do recurso, avaliando ainda que a iniciativa vai fomentar o setor agropecuário, além de auxiliar os municípios no processo produtivo, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, o avanço econômico e social.

“O momento é de agradecimento, pelo trabalho do governador Mauro Carlesse, na captação desse recurso e ao deputado Carlos Gaguim, por assegurar o dinheiro para a aquisição dos tratores, que são os veículos mais utilizados nas tarefas da agricultura, como arar e cultivar a terra. Sem essa ferramenta o processo produtivo se torna muito mais lento e com poucos resultados efetivos. Só temos a agradecer pela destinação do recurso que chega para aliviar o trabalho dos produtores rurais”, ressaltou o gestor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze