Connect with us

Bico do Papagaio

Governo capta recursos para beneficiar 12 municípios do Bico com aquisição de tratores

Publicado

em

Após empenho pessoal do governador Mauro Carlesse, recursos foram destinados para a compra de tratores com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas no campo. A proposta vai beneficiar 61 cidades do Tocantins, por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Carlos Henrique Gaguim.

Entre os beneficiados estão doze municípios biquenses: Araguatins, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Angico, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Xambioá.

Conforme informações do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, a captação desse recurso faz parte de uma atuação muito forte, tanto do Governo do Estado, quanto do parlamentar em prol dos produtores rurais, e visa atender ao projeto de reestruturação do setor agrícola desenvolvido pelo órgão, possibilitando a aquisição de 64 tratores. 

Importante parceria

Estudos revelam que o Tocantins possui metade do seu território com potencial para a agricultura, terras férteis, de valor competitivo no mercado e de topografia plana, o que favorece o processo de mecanização agrícola. Todavia, a maioria dos produtores não dispõe de recursos financeiros para aquisição de maquinários, sendo muito importante essa parceria para estruturar o setor agrícola.

“O governador Mauro Carlesse, como também o deputado Carlos Gaguim, sensíveis às demandas da classe produtora, são cientes de que os recursos federais são necessários para alavancar as atividades desenvolvidas no campo. E essa atuação conjunta em favor dos produtores rurais é muito importante, tornando possível a aquisição dos tratores, ferramentas essenciais para o setor agrícola”, disse o gestor.

Momento de agradecimento

O presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, agradece a destinação do recurso, avaliando ainda que a iniciativa vai fomentar o setor agropecuário, além de auxiliar os municípios no processo produtivo, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, o avanço econômico e social.

“O momento é de agradecimento, pelo trabalho do governador Mauro Carlesse, na captação desse recurso e ao deputado Carlos Gaguim, por assegurar o dinheiro para a aquisição dos tratores, que são os veículos mais utilizados nas tarefas da agricultura, como arar e cultivar a terra. Sem essa ferramenta o processo produtivo se torna muito mais lento e com poucos resultados efetivos. Só temos a agradecer pela destinação do recurso que chega para aliviar o trabalho dos produtores rurais”, ressaltou o gestor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta quarta, 28

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta quarta, 28. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Às 18h visita a Feira Ecosol e a partir das 19h reuniões de vereadores em bairros da cidade

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Não divulgou agenda.

IAN CAVALCANTE (PL): Faz visitas no bairro Vila Cidinha durante todo o dia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Não divulgou agenda.

Continue lendo
publicidade Bronze