Connect with us

Maranhão

Governo do Estado beneficia 219 famílias com entrega de títulos de terra

Publicado

em

Duzentas e dezenove famílias dos povoados de Tiririca, Bebedouro e Tabocas, no município de Barreirinhas, foram beneficiadas no último sábado (24) com a titulação de quase três mil hectares de terra. A entrega dos títulos é mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária, colocado em prática pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). A meta do governo é beneficiar 400 mil famílias até 2015.

A garantia da posse da terra aos trabalhadores se insere no Programa de Combate à Pobreza que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, que entende ser impossível melhorar a qualidade de vida das famílias maranhenses e promover o desenvolvimento do Maranhão, sem valorizar o produtor rural, o agricultor familiar.

A solenidade de entrega dos títulos, realizada na Quadra Poliesportiva Valdir Soares Santos, em Barreirinhas, foi presidida pelo secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, que estava acompanhado do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e do prefeito Albérico Filho.

Também presentes à solenidade, o diretor presidente do Iterma, Luis Alfredo; o presidente da Câmara Municipal; Charles Enoque; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Francisco Ferreira, presidentes de associações, secretários municipais e agricultores familiares.

 “A governadora reafirma aqui o seu compromisso com os agricultores familiares, garantindo a posse da terra para que eles possam produzir cada vez mais, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento do estado. Ao entregar, agora, títulos de regularização fundiária a 219 famílias, em parceria com a prefeitura de Barreirinhas, o governo está resgatando a dignidade dessas famílias e elevando sua autoestima. É assim que a gente caminha no sentido de combater a pobreza no estado”, afirmou Luis Fernando Silva.

Com o título de terra, as famílias passam a ter mais facilidade de acesso a políticas públicas, tanto estaduais como federais, proporcionando o desenvolvimento das comunidades. Durante seu pronunciamento o secretário Luis Fernando, falou sobre o Programa de Combate a Extrema Pobreza no Estado. Ele classificou o programa como de inclusão produtiva, destacando que o mesmo vai fazer com que agricultores familiares de todo o estado possam ter mais oportunidade de geração de renda, de trabalho e melhoria da qualidade de vida.

A ênfase do programa, segundo o secretário, é o combate à pobreza no campo. Para isso serão destinados recursos para a regularização fundiária, assistência técnica, extensão rural, apoio à comercialização, distribuição e mobilização de municípios para que a produção e a renda no campo possam aumentar de modo sustentável, garantindo qualidade de vida e inclusão produtiva das famílias. “O programa contempla também infraestrutura com a construção de estradas vicinais, diques, açudes e barragem para que a produção possa ser escoada para seu destino final”, destacou o secretário.

Compromisso

O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, afirmou que a entrega dos títulos aos trabalhadores demonstra a preocupação do governo com os trabalhadores rurais, possibilitando o crescimento das comunidades. “Esse momento representa muito para todas essas famílias beneficiadas”, disse.

Para o presidente da Associação dos Agricultores Rurais de Tabocas, Jailton Constantino Pereira, este é um momento muito importante para a comunidade. “A partir de agora acreditamos que virão mais benefícios, como habitação e projetos agrícolas visando o desenvolvimento da agricultura familiar”, observou Jailton.

Barreirinhas, segundo o presidente do Iterma, Luiz Alfredo, é um dos municípios com ações mais fortes do governo em termo de assentamento. “Aqui temos mais de 40 assentamentos e estamos agregando mais essas áreas, beneficiando 219 famílias, que terão acesso a políticas públicas do governo”, enfatizou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze