Connect with us

Bico do Papagaio

Governo do Estado inaugura agroindústria de beneficiamento de coco babaçu em São Miguel

Publicado

em

Durante ações do programa de governo Caravana Acelera Tocantins, o governador Carlos Henrique Gaguim, juntamente com o coordenador nacional da Secretaria de Programas Regionais, Marcos José Rodrigues Miranda, do Ministério da Integração Nacional – MIN, inauguram neste sábado, 21, uma agroindústria de beneficiamento do coco babaçu na cidade de São Miguel. O evento acontecerá às 8 h, na comunidade Sete Barracas, distante 7 km de São Miguel, sentido Imperatriz do Maranhão. Estarão presentes, além do governador do Tocantins e do representante do MIN, deputados federais e estaduais, secretários, presidentes de autarquias, prefeitos, extensionistas rurais e quebradeiras de coco da região.

A agroindústria foi construída com recursos do governo federal, via MIN e estadual, totalizando R$ 451,7, que beneficiará mais de 200 pessoas. Entre os equipamentos doados à comunidade estão: computadores, móveis, caminhão, máquinas para fabricação dos subprodutos do babaçu e outros equipamentos. Os produtos a serem fabricados são sabão, sabonetes, óleo, torta e farinha do mesocarpo do babaçu.

De acordo com o supervisor regional do Ruraltins de Araguatins, Felismino Coelho Alves Filho, o órgão visa sempre a inclusão da mulher no processo produtivo e para que a inclusão aconteça é necessário que se faça um planejamento participativo, envolvendo todos em um só objetivo. “Entre as muitas missões do Ruraltins, destaca-se a importância da mulher no contexto social e produtivo. Nós, como extensionistas rurais, temos um compromisso em promover essa inclusão”, comenta Filho, acrescentando que outras ações estão previstas para acontecerem e que a assistência técnica e extensão rural ao grupo das quebradeiras de coco da comunidade Sete Barracas é tida como uma das prioridades, devido sua organização social.

Para a líder da comunidade Raimunda Gomes da Silva, este é mais um resultado da luta das quebradeiras de coco, que beneficia diretamente a comunidade “Mais um sonho está sendo realizado. Nós quebradeiras de coco ficaremos mais fortalecidas e viveremos com mais dignidade. Esta é mais uma conquista e significa que estamos unidas como companheiras e juntas conseguiremos alcançar bons resultados”, diz Dona Raimunda, acrescentando que todos terão um papel importante em todo o processo que vai desde a organização à comercialização.

Com a aprovação da lei do babaçu livre em 2009, as quebradeiras de coco conquistaram mais espaço e poderão aproveitar melhor a matéria prima que precisam para tornar a agroindústria mais uma fonte de geração de renda e novos postos de trabalho.

O coco babaçu, planta nativa encontrada em abundância no Tocantins, principalmente nos 25 municípios que compõem o território da cidadania da região norte, conhecida como Bico do Papagaio, garante o sustento de muitas famílias. Do babaçu é possível produzir ainda, carvão, azeite, álcool, cachaça, “paú” um tipo de adubo para plantas, entre outros. (Iranilde Gonçalves)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água continua em diversos bairros. Problema dura mais de uma semana

Publicado

em

Equipe do SEMUSA entrou a noite desta quinta trabalhando para tentar reestabelecer o sistema

Moradores de Araguatins, no Bico do Papagaio, já estão há mais de uma semana sem abastecimento de água. O problema começou a acontecer na quinta, dia 29. Nesse período a cidade chegou a ficar totalmente desabastecida.

O fornecimento chegou a ser retomado em alguns bairros, porém de maneira inconstante. A maiorias dos setores permanecem sem água.

Também foi registrado desabastecimento em distritos no município.


O problema, segundo o Serviço Municipal de Saneamento (SEMUSA), autarquia responsável pelo tratamento de fornecimento de água, teria sido provocado por bombas queimadas.

Em Nota divulgada na manhã desta sexta, 7, o SEMUSA informou que foi instalada uma bomba que deve dar conta de atender toda demanda de abastecimento de água na cidade. Também disse providenciou uma bomba reserva revisada e pronta pra ser utilizada assim que necessário. Ainda comentou que efetuou a compra de uma nova bomba e aguarda a chegada.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água: Galdioso responde Rafael. “Deixou queimar a bomba por irresponsabilidade”

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta sexta, 7

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze