Connect with us

Maranhão

Governo do Estado realizará 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão

Publicado

em

Será realizada no Ceprama, em São Luís, a 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro de 2013. A atividade encerra o Mês da Consciência Negra, oportunizando a criadores, produtores e empreendedores negros, expor e comercializar produtos e serviços, aprendizado e capacitação sobre empreendedorismo afrodescendente, e valorização da cultura e identidade afro-brasileira.

Inspirada na Feira Preta, considerada um dos maiores eventos da América Latina voltados para o desenvolvimento empresarial e socioeconômico do mercado de produção e consumo da população negra, a 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão tem como objetivo promover a cultura e estimular a geração de renda e o empreendedorismo afrodescendente maranhense.

Em sua primeira edição, a Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão, que tem como tema “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”, apresentará durante dois dias iniciativas na produção negra em vários setores, como agricultura familiar e extrativismo; alimentação e bebidas (gastronomia típica); artistas de todas as linguagens artísticas; artesanato; cerâmica; comércio em geral; consultoria; cosmético e beleza, cabeleireiros (as); construção em geral; entidades governamentais e públicas; hotelaria; calçados e vestuários; imprensa; mobiliário, móveis e decoração; publicidade, marketing e gráfica; segurança e serviços; setor de tecnologia de informação e telecomunicação e; trancistas e trançadeiras.

Além da exposição e comercialização de produtos, a feira realizará cursos, oficinas, workshops, exibição de vídeos, apresentações culturais e desfile de moda. No local do evento haverá também uma praça de alimentação dedicada a pratos típicos da cultura afro-brasileira. Os interessados em participar dos cursos e oficinas poderão realizar as inscrições no sábado (30), das 9h às 12h, no Ceprama.

Para realizar o evento, a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial/ Casa Civil, conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Entre os parceiros locais estão as secretarias de Estado da Cultura (Secma), Turismo (Setur), Comunicação Social (Secom) e Trabalho e Economia Solidária (Setres); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Fundação Municipal de Cultura; e Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama).

Anote na agenda e participe! 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão – “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”, dias 30 de novembro e 1° de dezembro, no Ceprama, São Luís-MA. Confira programação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

É proibido acesso a área de segurança da UHE de Estreito, informa CESTE

Publicado

em

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Sine Municipal já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2020

Publicado

em

No primeiro semestre, o Sine Municipal de Imperatriz registrou a marca de 67 mil atendimentos realizados na cidade. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, Covid – 19, os trabalhos do órgão foram mantidos para garantir o atendimento de toda população.

Esses atendimentos dizem respeito ao encaminhamento para vagas no mercado de trabalho, convocações e seleções, entre outros serviços. Só de trabalhadores cadastros no sistema do Sine, são 49.457. Vale ressaltar que o Sine Municipal também atende pessoas de outros municípios.

O horário de funcionamento é das 8h até às 12h, de segunda-feira à sexta-feira. Para a solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador deve ter em mãos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Requerimento do Seguro Desemprego (quem não possui, pode solicitar ao seu empregador).

O Sine Municipal está localizado na rua Coriolano Milhomem, sala anexa ao Estádio Frei Epifânio, no Centro.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Iluminação da nova Rua Cauamé no Parque Santa Lúcia recebe modernização

Publicado

em

Após receber obras de pavimentação em bloquetes, meios-fios e sarjetas, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, inicia trabalho de modernização do sistema de iluminação pública da Rua Cauamé, no Parque Santa Lúcia.

Objetivo é substituir antigas luminárias de vapor de sódio pelas econômicas e eficientes lâmpadas de LED que oferecem mais luminosidade e segurança aos moradores da Rua Cauamé. “Esse trabalho é essencial à população, pois gradualmente o município tem feito à modernização do sistema de iluminação pública de ruas e avenidas de Imperatriz”, garante o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Ele informou também que o município modernizou para LED a iluminação da movimentada Avenida das Constelações, via de acesso a faculdades, órgãos da justiça e a diversos outros bairros.

“Essa avenida foi recentemente ampliada e recapeada pela Prefeitura de Imperatriz. Além disso, recebeu nova sinalização viária com divisão de fluxo, instalação de tachões refletivos e placas de regulamentação realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran”, destacou.

A Prefeitura expandiu ainda a iluminação de LED para a Avenida Tapajós, interligando a Avenida Itaipu, no Parque Santa Lúcia. Obra beneficiada centenas de moradores com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio. 

Vila Independência

A Prefeitura de Imperatriz entregou ainda a obra de modernização do sistema de iluminação pública das ruas do Parque Independência, substituindo as antigas luminárias, passando a oferecer mais luminosidade e segurança à população. As ruas do bairro também receberam reforço da sinalização viária.

Continue lendo
publicidade Bronze