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Pará

Governo do PA injetou R$ 218 milhões em obras de infraestrutura em 2017

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Investimentos em logística, infraestrutura de transportes e desenvolvimento sustentável formam o tripé que norteou as ações da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) nos modais rodoviário, hidroviário e aeroviário do Pará, com investimentos que totalizaram cerca de R$ 218 milhões.

A malha viária estadual conta, atualmente, com 135 estradas, acessos e rodovias, totalizando 7.399 km sob a responsabilidade da Setran, que operacionaliza constante revisão do Sistema Rodoviário Estadual (SRE), facilitando, desta forma, o mapeamento e o controle das necessidades mais prementes relacionadas à infraestrutura e logística do Pará.

As operações de crédito por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa, intermediadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, que estão sendo efetivadas pela Setran, somam quase R$ 250 milhões voltados à construção de 14 pontes de concreto em substituição às pontes de madeira, além de pavimentação e/ou duplicação de cinco rodovias, totalizando 142 quilômetros.

Para a secretária adjunta de Recursos Especiais da Seplan, Ana Regina Bastos, estas são obras de infraestrutura de impacto para o estado do Pará, “porque atendem às áreas produtivas, permitindo escoamento em melhores condições, e, ainda, a ampliação do turismo, como a duplicação da PA-444, que dá acesso à praia do Atalaia, em Salinópolis”, lembrou.

Kleber Menezes, secretário de Estado de Transportes, comemora as conquistas alcançadas ao longo de 2017. “O Pará tem que se orgulhar de dizer que, diferentemente do Brasil, em que apenas 20% da malha viária é pavimentada, no Pará 61% das estradas são pavimentadas. De um total de 25 quilômetros de pontes, 18 quilômetros são em concreto. E a Setran está, atualmente, substituindo dois quilômetros de pontes por concreto, ficando apenas cinco quilômetros de pontes em madeira, ou seja, 75% da nossa malha de obra de arte especial, que são as pontes, são de concreto”, informou.

Distribuição democrática

Em 2017, todas as regiões do Pará foram beneficiadas por obras de pavimentação asfáltica de rodovias, sinalização horizontal e vertical, construção de pontes de concreto, trevos e acostamentos e drenagem de águas pluviais, em benefício de mais de 500 mil pessoas que habitam o sul, o sudeste e o nordeste do Pará, além das regiões do Tocantins, Baixo Amazonas e Marajó.

O maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta recebeu, pela primeira vez, asfaltamento e sinalização em 10 km de importante rodovia, a PA-154, com 53 quilômetros de extensão, que liga o porto de Camará e Salvaterra ao município de Cachoeira do Arari.

Prudêncio Paixão, de 43 anos, é um dos muitos moradores que serão beneficiados pela mobilidade proporcionada pela Rodovia PA-154, que também fomentará o turismo na região. “Nem o mais otimista dos marajoaras acreditava que nós teríamos, em tão pouco tempo, uma rodovia como essa que vemos hoje”, comemorou.

Região do Araguaia

Outro investimento muito aguardado pela população paraense, já que incentiva a economia do Estado, refere-se à recuperação total da PA-411, na Região do Araguaia, importante rodovia do sul do Pará, que liga o município de Santana do Araguaia ao distrito de Barreira do Campo, no trecho de ligação da BR-158 ao Porto Trajano, às margens do rio Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins.

As obras de revitalização trouxeram melhores condições para o escoamento da produção agrícola, especialmente de grãos, e também facilitaram o uso do modal hidroviário que atende a região.

Para a execução dos serviços – pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, drenagem de águas pluviais, construção do trevo que liga à rodovia BR-158, fixação de guard rail e construção de uma ponte em concreto próximo ao distrito de Barreira do Campo, foram investidos aproximadamente R$ 65 milhões, em resposta a um pleito da população local, estimada em mais de 68 mil habitantes.

O comerciante Maurício Barbosa, que precisa trafegar constantemente pela rodovia, elogiou o trabalho feito pelo Governo do Estado: “Essa obra foi extremamente bem vinda e vai ajudar bastante a todos dessa região. Agora já podemos ver trafegando pela rodovia veículos que antes não conseguiam passar por aqui”.

A sinalização e a segurança da PA-411 foram destacadas pelo pecuarista José do Nascimento. “Com a estrada recuperada conseguimos chegar mais rápido a qualquer lugar e sem os perigos que tínhamos de enfrentar antes, porque a estrada está bem sinalizada”.

Região Rio Capim

A PA-125, em Paragominas, na região do Rio Capim, recentemente inaugurada, se destaca pelo alto padrão de qualidade, com terraplenagem, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), drenagem superficial, sinalização e acostamento, além da construção de uma ponte em concreto sobre o Igarapé Vitória, com 12 metros de extensão, totalizando um investimento de R$ 17 milhões.

As funções econômica e social da rodovia estão bem definidas, pois seus benefícios não estão restritos aos mais de 100 mil habitantes do município, visto que é uma obra estratégica, que encurta distâncias e incrementa o projeto de integração do Pará, priorizando a mobilidade das pessoas, bem como a circulação de produtos, um verdadeiro estímulo à conexão entre os modais rodoviário, fluvial e, futuramente, ferroviário.

Para moradores de outros municípios que trabalham em Paragominas, a rodovia representa a possibilidade de chegar mais cedo em casa, valorizar a convivência com a família e economizar nos custos da viagem. Para os empreendedores, a reconstrução da estrada, paralela à linha de expansão do grande corredor de grãos estabelecido naquela área, também reduz custos e facilita o acesso ao Porto de Vila do Conde, uma das vias de exportação para mercados nacionais e estrangeiros.

Já a Região do Tocantins, onde estão localizados os municípios de Barcarena, Igarapé-Miri e Cametá, também foi beneficiada pela nova pavimentação asfáltica da PA-481, desde o entroncamento da PA-151 até Vila dos Cabanos, investimento próximo a R$ 4 milhões para 9,5 quilômetros de extensão, além das obras de conservação de 14 quilômetros da rodovia PA-467, da PA-151 até Curuçambaba.

Transporte Hidroviário

Quanto ao modal hidroviário, o Governo do Estado concluiu, em 2017, a obra de construção de duas rampas em concreto armado, localizadas no município de Santarém Novo, na região do Caeté, com investimento do tesouro estadual de R$ 585 mil.

No município de Soure, Ilha do Marajó, também foi concluída a obra de construção do muro de arrimo e rampa em concreto armado, na PA-154, localizada no município de Soure e praia do Pesqueiro, com investimento do tesouro estadual de R$ 508 mil.

Está sendo consolidada, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará, a construção de sete Terminais Hidroviários na Calha Norte, no Rio Amazonas, que permitirão uma mobilidade aos cidadãos com dignidade.

“Desta forma poderemos erradicar, de forma clara, aquele conceito de que o transporte fluvial é um transporte que tem que ser rudimentar. Queremos dar a garantia de que a responsabilidade do Governo do Estado para os rios, que são nossas ruas, tem que ser à semelhança do que damos às nossas estradas em terra firme”, concluiu o secretário.

Outras obras foram entregues pela Setran à população

* Conservação da Rodovia PA-432, trecho BR-010 até Conceição de Irituia, com extensão 5,41 Km, no município Irituia, na Região do Rio Caeté, com investimento de R$ 520 mil.

* Conservação da Rodovia PA-257, trecho do Km-52 (Curuá) até Km-87,7 (Tutuí), com extensão de 35,70 Km no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,7 milhão.

* Conservação da Rodovia PA-257, trecho Bom Jesus (Km-148) até o Aninduba (Km-170,40), com extensão 22,40 no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 2,1 milhões.

* Conservação da Rodovia PA-445, trecho Mojuí dos Campos até Água Branca, com extensão de 30 Km no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,5 milhão.

* Conservação da Rodovia PA-433, trecho BR-163 até Jatutí, com extensão de 36 Km no município de Mojuí dos Campos, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,2 milhão.

* Conservação com limpeza mecanizada nas Rodovias PA-475, PA-150, PA-263, nos municípios de Moju, Tailândia, Goianésia do Pará, Morada Nova, Breu Branco, com extensão de 438,30 Km, na Região do Tocantins, com investimento de R$ 876 mil.

* Conservação das Rodovias PA-327, PA-287 e PA-449, nos trechos PA-287/Santa Maria das Barreiras, BR-158/Cumaru do Norte e Conceição do Araguaia/Floresta do Araguaia, com extensão 290,40 Km nos municípios Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte e Floresta do Araguaia, na região do Araguaia, com investimento de R$ 3,3 milhões.

* Conservação da Rodovia PA-254, no trecho Cupim (Km 0,0) até Jutuarana (Km33), com extensão 33 Km no município Prainha, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,5 milhão. (Karlla Catete)

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Pará

400 quilos de grude ilegal provenientes de Oiapoque são apreendidos pela Adepará

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Mais de 400 kg de grude foram incinerados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado Pará (Adepará), na manhã desta segunda-feira (8), por estarem sendo transportados de forma irregular, nos limites territoriais do Pará. A apreensão da carga ocorreu após uma denúncia anônima, realizada por telefone, que resultou na autuação e apreensão do produto classificado como clandestino.

A destruição contou com o apoio de uma indústria localizada no município de Benevides. A carga, de 420 kg de grude provenientes do Oiapoque (AP), estava sendo transportada de maneira irregular na carroceria de uma caminhonete e, conforme a nota fiscal apresentada no momento da fiscalização, não seria recebida por empresa registrada para o processamento desse tipo de subproduto de origem animal. Após a denúncia, o veículo foi interceptado pelo Grupamento Fluvial da Polícia Militar, em um porto no último dia 5.

“A ação ocorreu a partir de denúncia e em parceria com a Polícia Militar, que informou sobre a carga à Agência de Defesa. Os 420 quilos de grude foram apreendidos porque estavam sendo transportados sem documentação sanitária adequada, sendo considerado um produto clandestino que provavelmente seria destinado à exportação. Por isso, a carga foi apreendida e incinerada pela Agência”, informou Adriele Cardoso, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará.

O grude é uma substância colante, feita de restos de materiais de peixes, que são utilizados de diversas formas, entre elas, para unir peças de madeira e até como alimento em alguns países. A bexiga natatória, obrigatoriamente, é um produto de origem animal que precisa ser processado em uma empresa sob a fiscalização do serviço de inspeção federal, conforme determina o decreto federal n° 9.013, de 29 de março de 2017.

Qualidade – As ações periódicas de fiscalização fixa e móvel da Adepará são relevantes para manter a regularização dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Esse trabalho é considerado essencial e continua sendo realizado mesmo durante a pandemia da Covid 19. É uma forma de garantir alimentos inócuos e de qualidade ao consumidor paraense. 

As ações de combate à atividade clandestina são desenvolvidas não somente através do recebimento de denúncias, mas também oriundas de promotorias estaduais e municipais; órgãos de saúde estaduais e municipais; entidades de defesa do consumidor; órgãos ambientais e Polícia Civil, Militar e Federal. Na maioria dos casos, as instituições atuam em parceria com a Adepará.

“A fiscalização de trânsito agropecuário ativa possui o intuito de desenvolver a economia e a manter a qualidade de todo o patrimônio sanitário agropecuário livre de doenças e de pragas, em todo território paraense. Esta ação é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e com apoio de órgãos governamentais, como a Companhia Fluvial da Policia Militar, que tem um papel fundamental na garantia da ordem e proteção”, informa o diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira.

As penalidades aplicadas são aplicação e auto de infração, apreensão e destruição de diversos tipos de produtos, desde matéria prima até produtos fabricados.

“Ressaltamos que, apesar de a Agência ser um órgão fiscalizador, a prioridade não é autuar, mas sim de prevenir e impedir a entrada de novas doenças e pragas; controlar ou erradicar as existentes; proteger o parque industrial agropecuário com produtos de origem animal com rastreabilidade; e combater a produção clandestina de produtos de origem animal. O setor industrial animal reconhece a importância destas ações, afinal a produção clandestina de produtos de origem animal promove agressão ao meio ambiente, não gera empregos, não gera divisas econômicas e põe em risco a saúde pública, principalmente neste momento de pandemia”, avalia o diretor.

A ação faz parte do trabalho de fiscalização e inspeção realizado periodicamente pela Agência de Defesa e reflete diretamente no crescimento agropecuário do estado do Pará e no interesse de grandes investidores quanto à produção de grãos, carnes, leite, ovos e pescado.

A Agência de Defesa tem se comprometido em alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e garantir a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelece o ODS 2.

Serviço: 

Todos podem contribuir com o trabalhado da Adepará. A Agência de Defesa Agropecuária está presente nos 144 municípios paraenses. No site da Agência – www.adepara.pa.gov.br – há os endereços e contatos dos escritórios em todos os municípios. Os telefones para contato são: (91) 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular o contato é o (91) 99392-4264.  (Manuela Viana)

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Pará

MARABÁ: Águia perde muitos gols, passa sufoco no final e empata com Tapajós

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Tapajós e Águia de Marabá se enfrentaram na manhã deste domingo, 7, no Mamazão pela segunda rodada do Parazão 2021. Jogando “em casa”, ou seja, sendo o mandante da partida, o Boto teve oportunidades de se sair melhor na partida, mas quem marcou o primeiro gol foi o Azulão. Aos 10 minutos do segundo tempo, Dé abriu o placar para o Águia, após várias investidas. O gol de empate saiu aos 24 minutos da etapa final. Antes disso, o Boto até tinha marcado outro gol, ainda no primeiro tempo, mas a jogada estava irregular. E parece que, realmente, o Tapajós não estava com muita sorte. Bacuriteua foi expulso do jogo após receber dois cartões amarelos, obrigando a equipe santarena a administrar o resultado com um a menos. Mesmo com o desfalque, o Tapajós conseguiu segurar o empate e levar um pontinho para casa. Já o Águia, está na liderança do grupo C, com 4 pontos.

Na terceira rodada o Águia enfrenta o Bragantino no domingo, dia 14 de março. O duelo será no Diogão às 15h30. O Tapajós enfrenta o Paragominas na Arena Verde também no domingo às 16h.

Já no grupo C, o Águia está na liderança com 4 pontos, mesma pontuação de Independente e Castanhal. Paragominas está na ultima colocação com 3 pontos.

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Pará

Confira os destaques do Conexão Rural deste fim de semana

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Nós conversamos com o empresário e pecuarista Wellington Rosa, o TA, de Xinguara, no sul do Pará, que fala sobre a agropecuária paraense e sobre a inauguração da nova loja da Casa da Roça naquela cidade. E pecuaristas paraenses, que participaram da cerimônia, destacam a importância da agropecuária do Pará.

Famílias de pequenos agricultores começam a ganhar renda extra com a produção de alface e coentro hidropônicos em Parauapebas;

A música fica por conta da dupla Simões e Santana, de Ribeirão Preto, em São Paulo.

O Conexão Rural vai ao ar todo sábado às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no domingo no mesmo horário, e pode ser visto ainda nos sites parceiros: O Progresso, de Imperatriz (MA); O Nortão, de Porto Velho (RO); Minuto Rural, de Piraí do Sul (PR); Norte Agropecuário, de Palmas, e Folha do Bico, de Araguatins, no Tocantins, além das redes sociais do jornalista Lima Rodrigues.

Também disponível no You Tube.

Agora o Conexão Rural é veiculado também pela TV Milagro Brasil, de São Paulo, canal focado ao mundo do agro, que fez sua estreia em fevereiro deste ano em rede nacional, via parabólica, frequência 3.665 mega-rertz.

Conexão Rural, há nove anos a voz do campo na TV
Produção e apresentação: Lima Rodrigues
Imagens: João Pezão Filho e canal oficial da dupla Simões e Santana
Edição: Pezão
Assistente de Produção: Ana Cláudia Aragão
Direção-geral da Rede TV de Parauapebas: Genésio Filho

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