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Pará

Governo do PA injetou R$ 218 milhões em obras de infraestrutura em 2017

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Investimentos em logística, infraestrutura de transportes e desenvolvimento sustentável formam o tripé que norteou as ações da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) nos modais rodoviário, hidroviário e aeroviário do Pará, com investimentos que totalizaram cerca de R$ 218 milhões.

A malha viária estadual conta, atualmente, com 135 estradas, acessos e rodovias, totalizando 7.399 km sob a responsabilidade da Setran, que operacionaliza constante revisão do Sistema Rodoviário Estadual (SRE), facilitando, desta forma, o mapeamento e o controle das necessidades mais prementes relacionadas à infraestrutura e logística do Pará.

As operações de crédito por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa, intermediadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, que estão sendo efetivadas pela Setran, somam quase R$ 250 milhões voltados à construção de 14 pontes de concreto em substituição às pontes de madeira, além de pavimentação e/ou duplicação de cinco rodovias, totalizando 142 quilômetros.

Para a secretária adjunta de Recursos Especiais da Seplan, Ana Regina Bastos, estas são obras de infraestrutura de impacto para o estado do Pará, “porque atendem às áreas produtivas, permitindo escoamento em melhores condições, e, ainda, a ampliação do turismo, como a duplicação da PA-444, que dá acesso à praia do Atalaia, em Salinópolis”, lembrou.

Kleber Menezes, secretário de Estado de Transportes, comemora as conquistas alcançadas ao longo de 2017. “O Pará tem que se orgulhar de dizer que, diferentemente do Brasil, em que apenas 20% da malha viária é pavimentada, no Pará 61% das estradas são pavimentadas. De um total de 25 quilômetros de pontes, 18 quilômetros são em concreto. E a Setran está, atualmente, substituindo dois quilômetros de pontes por concreto, ficando apenas cinco quilômetros de pontes em madeira, ou seja, 75% da nossa malha de obra de arte especial, que são as pontes, são de concreto”, informou.

Distribuição democrática

Em 2017, todas as regiões do Pará foram beneficiadas por obras de pavimentação asfáltica de rodovias, sinalização horizontal e vertical, construção de pontes de concreto, trevos e acostamentos e drenagem de águas pluviais, em benefício de mais de 500 mil pessoas que habitam o sul, o sudeste e o nordeste do Pará, além das regiões do Tocantins, Baixo Amazonas e Marajó.

O maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta recebeu, pela primeira vez, asfaltamento e sinalização em 10 km de importante rodovia, a PA-154, com 53 quilômetros de extensão, que liga o porto de Camará e Salvaterra ao município de Cachoeira do Arari.

Prudêncio Paixão, de 43 anos, é um dos muitos moradores que serão beneficiados pela mobilidade proporcionada pela Rodovia PA-154, que também fomentará o turismo na região. “Nem o mais otimista dos marajoaras acreditava que nós teríamos, em tão pouco tempo, uma rodovia como essa que vemos hoje”, comemorou.

Região do Araguaia

Outro investimento muito aguardado pela população paraense, já que incentiva a economia do Estado, refere-se à recuperação total da PA-411, na Região do Araguaia, importante rodovia do sul do Pará, que liga o município de Santana do Araguaia ao distrito de Barreira do Campo, no trecho de ligação da BR-158 ao Porto Trajano, às margens do rio Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins.

As obras de revitalização trouxeram melhores condições para o escoamento da produção agrícola, especialmente de grãos, e também facilitaram o uso do modal hidroviário que atende a região.

Para a execução dos serviços – pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, drenagem de águas pluviais, construção do trevo que liga à rodovia BR-158, fixação de guard rail e construção de uma ponte em concreto próximo ao distrito de Barreira do Campo, foram investidos aproximadamente R$ 65 milhões, em resposta a um pleito da população local, estimada em mais de 68 mil habitantes.

O comerciante Maurício Barbosa, que precisa trafegar constantemente pela rodovia, elogiou o trabalho feito pelo Governo do Estado: “Essa obra foi extremamente bem vinda e vai ajudar bastante a todos dessa região. Agora já podemos ver trafegando pela rodovia veículos que antes não conseguiam passar por aqui”.

A sinalização e a segurança da PA-411 foram destacadas pelo pecuarista José do Nascimento. “Com a estrada recuperada conseguimos chegar mais rápido a qualquer lugar e sem os perigos que tínhamos de enfrentar antes, porque a estrada está bem sinalizada”.

Região Rio Capim

A PA-125, em Paragominas, na região do Rio Capim, recentemente inaugurada, se destaca pelo alto padrão de qualidade, com terraplenagem, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), drenagem superficial, sinalização e acostamento, além da construção de uma ponte em concreto sobre o Igarapé Vitória, com 12 metros de extensão, totalizando um investimento de R$ 17 milhões.

As funções econômica e social da rodovia estão bem definidas, pois seus benefícios não estão restritos aos mais de 100 mil habitantes do município, visto que é uma obra estratégica, que encurta distâncias e incrementa o projeto de integração do Pará, priorizando a mobilidade das pessoas, bem como a circulação de produtos, um verdadeiro estímulo à conexão entre os modais rodoviário, fluvial e, futuramente, ferroviário.

Para moradores de outros municípios que trabalham em Paragominas, a rodovia representa a possibilidade de chegar mais cedo em casa, valorizar a convivência com a família e economizar nos custos da viagem. Para os empreendedores, a reconstrução da estrada, paralela à linha de expansão do grande corredor de grãos estabelecido naquela área, também reduz custos e facilita o acesso ao Porto de Vila do Conde, uma das vias de exportação para mercados nacionais e estrangeiros.

Já a Região do Tocantins, onde estão localizados os municípios de Barcarena, Igarapé-Miri e Cametá, também foi beneficiada pela nova pavimentação asfáltica da PA-481, desde o entroncamento da PA-151 até Vila dos Cabanos, investimento próximo a R$ 4 milhões para 9,5 quilômetros de extensão, além das obras de conservação de 14 quilômetros da rodovia PA-467, da PA-151 até Curuçambaba.

Transporte Hidroviário

Quanto ao modal hidroviário, o Governo do Estado concluiu, em 2017, a obra de construção de duas rampas em concreto armado, localizadas no município de Santarém Novo, na região do Caeté, com investimento do tesouro estadual de R$ 585 mil.

No município de Soure, Ilha do Marajó, também foi concluída a obra de construção do muro de arrimo e rampa em concreto armado, na PA-154, localizada no município de Soure e praia do Pesqueiro, com investimento do tesouro estadual de R$ 508 mil.

Está sendo consolidada, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará, a construção de sete Terminais Hidroviários na Calha Norte, no Rio Amazonas, que permitirão uma mobilidade aos cidadãos com dignidade.

“Desta forma poderemos erradicar, de forma clara, aquele conceito de que o transporte fluvial é um transporte que tem que ser rudimentar. Queremos dar a garantia de que a responsabilidade do Governo do Estado para os rios, que são nossas ruas, tem que ser à semelhança do que damos às nossas estradas em terra firme”, concluiu o secretário.

Outras obras foram entregues pela Setran à população

* Conservação da Rodovia PA-432, trecho BR-010 até Conceição de Irituia, com extensão 5,41 Km, no município Irituia, na Região do Rio Caeté, com investimento de R$ 520 mil.

* Conservação da Rodovia PA-257, trecho do Km-52 (Curuá) até Km-87,7 (Tutuí), com extensão de 35,70 Km no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,7 milhão.

* Conservação da Rodovia PA-257, trecho Bom Jesus (Km-148) até o Aninduba (Km-170,40), com extensão 22,40 no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 2,1 milhões.

* Conservação da Rodovia PA-445, trecho Mojuí dos Campos até Água Branca, com extensão de 30 Km no município de Santarém, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,5 milhão.

* Conservação da Rodovia PA-433, trecho BR-163 até Jatutí, com extensão de 36 Km no município de Mojuí dos Campos, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,2 milhão.

* Conservação com limpeza mecanizada nas Rodovias PA-475, PA-150, PA-263, nos municípios de Moju, Tailândia, Goianésia do Pará, Morada Nova, Breu Branco, com extensão de 438,30 Km, na Região do Tocantins, com investimento de R$ 876 mil.

* Conservação das Rodovias PA-327, PA-287 e PA-449, nos trechos PA-287/Santa Maria das Barreiras, BR-158/Cumaru do Norte e Conceição do Araguaia/Floresta do Araguaia, com extensão 290,40 Km nos municípios Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte e Floresta do Araguaia, na região do Araguaia, com investimento de R$ 3,3 milhões.

* Conservação da Rodovia PA-254, no trecho Cupim (Km 0,0) até Jutuarana (Km33), com extensão 33 Km no município Prainha, na Região do Baixo Amazonas, com investimento de R$ 1,5 milhão. (Karlla Catete)

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Pará

MARABÁ: Homem tem a cabeça arrancada e colocada dentro de mochila

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Um crime bárbaro chocou moradores da Vila Espírito Santo, no município de Marabá, região de Carajás, estado do Pará, nesta quarta, 30. Francisco Silva dos Santos, o “Chico”, de 51 anos, foi degolado por um desafeto, ainda não capturado.

O criminoso colocou a cabeça de Chico dentro de uma mochila e abandonou na beira da estrada que liga a vila ao perímetro urbano de Marabá.

Duas testemunhas que estavam na chácara onde o crime aconteceu, disseram que o criminoso chegou armado com um facão e executou a ação. O fato aconteceu por volta das 18h.

Umas das testemunhas ainda relatou que estava sentado comendo, quando o criminoso se aproximou e disse que não queria nada com ele, que seu problema era apenas com Chico, que estava sentado e não se mexeu.

As testemunhas disseram também, que suspeitam que o crime tenha sido motivado por um desentendimento, na noite de terça, 29, em um terreiro onde acontecem rituais de religiões de matrizes africanas. (Foto: Evangelista Rocha)

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Pará

MARABÁ: Tempestade arranca árvores, telhados e provoca outros pontos de destruição

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Uma forte chuva atingiu o município de Marabá, na região de Carajás, estado do Pará, na tarde desta quarta-feira (30). Imagens feitas por moradores da cidade mostram que a tempestade arrancou árvores e telhados e provocou outros pontos de destruição.

Nas imagens é possível ver que que a força do vento arrancou telhados de um estacionamento, que fica no núcleo Marabá Pioneira.

Além disso, a tempestade impediu que pessoas que estavam em um supermercado pudessem deixar o local.

As rajadas de vento também destruíram as telhas de um espaço que abrigava viaturas do Exército Brasileiro.

Em outro registro, pessoas correm para se proteger da chuva. Logo depois, a estrutura do telhado de uma barraca desaba.

Segundo a prefeitura de Marabá, a chuva e o vendaval começaram por volta das 17h. A duração foi de pouco mais de uma hora e os prejuízos se espalharam por vários bairros.

Em nota, a Defesa Civil de Marabá informou que o temporal desta quarta (30) derrubou três árvores na avenida Antônio Maia, no núcleo Marabá Pioneira. O serviço de saneamento ambiental, responsável pela limpeza de bueiros informou também que não aconteceram alagamentos pela cidade. A Defesa Civil disse que continua de plantão durante a noite para qualquer ocorrência, caso volte a chover com maior intensidade.

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Pará

MP Eleitoral do Pará disponibiliza canal virtual de denúncias eleitorais

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O Ministério Público Eleitoral passa a receber denúncias eleitorais pelo site do Ministério Público do Estado. O sistema, criado pelo Departamento de Informática do MPPA em parceria com o Centro de Apoio Operacional Constitucional, convida o cidadão a se tornar um parceiro do Ministério Público Eleitoral na fiscalização das irregularidades verificadas durante a eleições 2020.

“Ao acessar o link de denúncia, o cidadão poderá noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica, entre outros. Com isso, o objetivo do MP Eleitoral é fortalecer os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito”, destacou o promotor Marco Aurélio Lima do Nascimento.

Para acessar o canal virtual de denúncia do MP Eleitoral o eleitor precisa entrar no site do Ministério Público do Pará (www.mppa.mp.br). No canto inferior direito da tela ele encontra o link “Atendimento ao Cidadão”, onde terá acesso a uma Ficha de Atendimento Eleitoral que irá preencher para registrar a denúncia. Ao preencher a ficha de atendimento, o denunciante tem a opção de fazer a denúncia de forma pública, sigilosa ou anônima.

O sistema também permite ao cidadão receber notificações em seu e-mail de toda a movimentação da denúncia feita por ele. Assim que a reclamação é registrada, a mesma é encaminhada automaticamente ao promotor eleitoral vinculado à Zona Eleitoral correspondente ao Município do denunciante. O prazo máximo de apuração do fato, previsto em lei, é de trinta dias.

No caso da capital e de alguns municípios com mais de uma zona eleitoral, haverá um procedimento de distribuição, de forma a respeitar o princípio do promotor natural e a equitatividade. Esse procedimento constitui uma distribuição que será realizada por servidores da instituição em sistema próprio que, na última sexta-feira (25), passaram por um treinamento para desenvolver o trabalho.

Clique aqui para acessar a página de Denúncia do MP Eleitoral

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