Marcada por alegria e emoção, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) reuniu professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis na manhã desta segunda-feira (16). Com um público de mais de 10 mil pessoas, o Governo do Estado anunciou a data do primeiro repasse do maior programa de bonificação de servidores, o “Escola que Transforma”, a ser pago no dia 15 de outubro. O programa é um investimento do Estado no reconhecimento e valorização dos servidores da rede estadual de ensino, que, a depender do alcance das metas estabelecidas pela Seduc no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), receberão até 3,5 salários, um investimento total de R$ 373 milhões. Neste semestre o Pará teve um crescimento histórico no Ideb, saltando da 26ª para a 6ª posição no ranking nacional.
Além do tão aguardado anúncio do bônus do Ideb, no evento realizado no Mangueirinho, o Governo do Estado anunciou o adiantamento do pagamento do abono dos precatórios do Fundef para o dia 20 de setembro para o grupo 1 e até dia 25 para o grupo 2. Durante o evento, 2.769 estudantes dos municípios das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Santa Izabel do Pará e Castanhal receberam o cheque do programa Bora Estudar. Com a entrega, o Governo do Estado, por meio da Seduc, alcançou o número de 11.499 estudantes beneficiados, um total de R$ 114,9 milhões transferidos para as famílias.
Com o “Escola que Transforma”, os servidores da pasta vão ser beneficiados, entre integrantes do magistério e dos demais quadros em efetivo exercício nas escolas, Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e sede da Seduc. Além do quadro de outros órgãos do Estado, desde que regularmente lotados ou cedidos para exercício de suas funções nas DREs ou na sede da Secretaria em 2023. Ou seja, todos os cargos com vínculo temporário ou efetivo com a Seduc como professores, merendeiras, vigias, técnicos em educação, técnicos administrativos e operacionais.