Connect with us

Bico do Papagaio

Governo Federal sanciona lei que permite alocação de cargos para que UFNT comece a funcionar

Publicado

em

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou uma nova lei complementar para permitir a alocação de pessoal para tornar possível o funcionamento da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).

A UFNT foi criada a partir da divisão da estrutura da atual Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2019. Desde então, estão sendo realizados procedimentos administrativos para separar as duas instituições. Um dos entraves era que a declaração de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19 suspende a alocação dos cargos e por isso a instituição ficou sem ter como realizar concursos para os profissionais de que precisa para funcionar de forma independente.

Além da UFNT, a situação afetava ainda as universidades de Catalão (GO), Jataí (GO), Rondonópolis (MT) e Delta do Parnaíba (PI), todas recém-criadas. Com a sanção da lei, elas também serão beneficiadas e poderão fazer as alocações.

O mesmo texto permite ainda concurso público para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Esta empresa pública é vinculada ao Ministério da Educação e presta serviços gratuitos de assistência médica, hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico nos hospitais das universidades federais. No Tocantins, o Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína, por exemplo, é administrado pela Ebserh.

A Secretaria-Geral da Presidência da República esclareceu que “a norma apenas excepciona, para situações muito específicas, dispositivos da Lei Complementar nº 173, de 2020. Permanecem as exigências de conformação com a LRF, a LDO, a LOA, a PEC do Teto e, até mesmo, de outros dispositivos da Lei Complementar que se está alterando”. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vice-prefeita Elizabete realiza homenagens e entrega presentes no Dia das Mães

Publicado

em

Em comemoração ao Dia das Mães a vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), realizou o sorteio de presentes para as mães araguatinenses.

A iniciativa levou alegria em um dia especial e festivo para aquelas que merecem todo carinho, respeito e admiração. Foram distribuídos prêmios como geladeira, televisão, kits de beleza, entre outros.

“Mãe é aquele que cuida, que ensina a falar, andar, que tem o melhor colo, amor puro, incondicional é inexplicável. Desejo a todas um feliz dia das mães” disse Professora Elizabete.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acusado de matar e ocultar cadáver na Santa Luzia é capturado

Publicado

em

Polícia Civil e Polícia Militar em operação conjunta, resultou na prisão temporária de um homem de 58 anos pela prática de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A prisão foi efetuada por agentes da 10ª e da 11ª Delegacias de Polícias de Araguatins, Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na manhã desta terça-feira, 11, na zona rural do município.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Thiago Bustorff, o homem é o principal suspeito de praticar homicídio qualificado e ocultar cadáver do sexo masculino que havia desaparecido em 23 de março de 2019, em Santa Luzia, no projeto de assentamento localizado na zona rural de Araguatins.

As buscas tiveram continuidade por quatro meses quando foi localizado um crânio humano, completamente esqueletizado. Os exames periciais comprovaram que o corpo seria da vítima do homicídio qualificado. As investigações apontaram que a motivação do crime seria, em tese, ciúmes de um relacionamento amoroso que a vítima tinha com a filha do suspeito.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Primeira morte por Covid-19 completa um ano

Publicado

em

Esta terça-feira, 11, completa 1 ano da primeira morte por Covid-19 em Araguatins, no Bico do Papagaio. A vítima foi Antônio da Cunha Reis, conhecido como Português, de 62 anos. Ele morreu no Hospital Regional de Araguaína.

Português foi sepultado no Cemitério Municipal de Araguatins.

Na época, Araguatins somava 19 casos confirmados de Covid-19. O Bico somava 117 casos com 6 mortes. De lá pra cá, muitas outras vidas foram ceifadas e chegam a 50 perdidas até esta terça-feira e 1.779 pessoas que contraíram a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas até o momento em Araguatins, 5.636 doses de vacina contra a Covid.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze