Connect with us

Maranhão

Governo lança o Pronatec Cultura Maranhão

Publicado

em

Formar profissionais nas áreas de Organização de Eventos, Fotografia, Operação de Áudio e Edição Gráfica, com habilidades de criação, planejamento e execução, esse é o objetivo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), ao lançar oficialmente, com aula inaugural, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, voltado para o setor cultural: o Pronatec Cultura Maranhão, que tem como parceiro o Ministério da Cultura.

Os cursos são gratuitos, com material didático, e cada aluno receberá a quantia de R$ 180,00 de auxílio para alimentação e transporte. A Secretaria da Cultura é o órgão organizador e executor do evento no Maranhão e conta com o apoio técnico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Nesta quarta-feira (9), às 10h, aconteceu a aula inaugural dos Cursos de Fotografia e Operador de Áudio, no auditório do IFMA (Praia Grande). A implantação do Pronatec Cultura Maranhão teve uma explanação sobre o primeiro curso (Organização de Eventos), que começou na quarta-feira (2). O evento contou com a presença da secretária da Cultura, Olga Simão, do coordenador-adjunto Pronatec, Marcus Costa de Vinícius Mendonça, do diretor geral do IFMA – Campus Centro Histórico, Carlos Alexandre Amaral, do superintendente do Programa Mais Cultura, Francisco Barros, alunos e convidados.

“O Pronatec Cultura é um projeto destinado a ampliar a oferta de formação profissional na área cultural, a fim de incentivar a qualificação e o acesso do maranhense ao emprego e renda. Desta forma quero agradecer as parcerias e desejar a todos os alunos muito sucesso”, afirmou a secretária da Cultura, Olga Simão.

Nesta primeira etapa os cursos em andamento são: organizador de eventos (80 alunos – 160 horas), fotógrafo (40 alunos – 160 horas); operador de áudio (160 horas – 40 alunos); e de editor gráfico (24 alunos – 240 horas). “Ao final do curso, o aluno egresso recebe o certificado. E a partir daí este profissional será capaz de criar, planejar e coordenar eventos nas suas mais diversas tipologias”, disse o coordenado-adjunto do Pronatec, Marcus Mendonça, durante a aula inaugural do curso de Organização de Eventos.

Para a estudante Thayrine Almeida, de 21 anos, moradora do bairro do Desterro, a curso oferecido pelo Pronatec Cultura Maranhão ajudará na sua formação profissional, sendo um incentivo a mais na busca de um trabalho que lhe garanta melhor futuro na vida. “Quanto mais cursos e especializações melhor será meu currículo. Ou seja, mais chances de entrar no mercado de trabalho”, falou.

A Secretaria da Cultura e o IFMA, através do Pronatec Cultura Maranhão, pretendem formar profissionais de nível técnico e de suporte altamente qualificados, capazes de desempenhar funções no mercado cultural. Para 2014 está prevista a expansão do Pronatec Cultura Maranhão para 23 municípios, com oferta de cinco mil vagas em diversas especializações.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Homem sem uma perna é preso suspeito de furtar loja

Publicado

em

Imagens de segurança mostram um homem com deficiência física soltando as muletas e escalando apenas com uma perna um poste para entrar em um estabelecimento comercial de Imperatriz nessa sexta-feira (22).

De acordo com informações da polícia, o homem teria quebrado o forro de uma loja localizada no Centro da cidade e furtado dinheiro. Os agentes policiais conseguiram identificar o suspeito, que foi apresentado no Plantão Central de Imperatriz.

Ainda segundo a polícia, o homem é apontado como autor de dois furtos que aconteceram na semana passada. Após a prisão, ele foi ouvido e liberado por estar fora do flagrante.

Continue lendo

Maranhão

Saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber da AstraZeneca

Publicado

em

O Governo do Maranhão recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Clique AQUI e saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber neste primeiro lote.

Continue lendo

Maranhão

Governo do Maranhão recebe primeiro lote da vacina de AstraZeneca com 48.500 doses

Publicado

em

O Governo do Maranhão recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Com a chegada do novo lote de vacinas, o governador Flávio Dino anunciou que será acrescentada uma nova diretriz ao Plano Estadual de Vacinação do Maranhão. “Além dos profissionais de saúde, estamos orientando aos municípios que, com a chegada da nova remessa de vacinas, haja disponibilização também para os pacientes que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia e hemodiálise, mediante apresentação de laudo e autorização médica, pois são pacientes que podem ter um caso mais grave da Covid-19 e estão submetidos compulsoriamente a uma rotina hospitalar”, afirmou o governador.

O envio de novos lotes de vacinas aos municípios será condicionado ao lançamento no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, de pelo menos 70% das vacinas aplicadas na etapa anterior, ou de apresentação de justificativa para eventual não cumprimento da meta. Até o momento, 27 municípios maranhenses atingiram a meta de 70% de aplicação da Coronavac.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a medida é uma orientação do Ministério da Saúde. “A ideia é que não haja duas vacinas no mesmo local, ninguém terá opção de escolher a vacina e as pessoas simplesmente serão vacinadas. E diferente da CoronaVac, não iremos fazer a reserva das vacinas da AstraZeneca, como a aplicação dela é só daqui a 120 dias vamos usar todas as doses já nesta primeira etapa, então, as 48.500 doses irão imunizar 48.500 pessoas”, destacou o secretário Carlos Lula.

Mais doses

A Anvisa aprovou, na última sexta-feira (22), a distribuição de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, porém, o Butantan dispõe de apenas 900 mil doses prontas. Dessa forma, o Maranhão deve receber aproximadamente mais 10 mil doses nos próximos dias do Ministério da Saúde. A chegada das novas doses trará mais celeridade ao processo de imunização contra a Covid-19 no Maranhão. (Foto: Julyane Galvão)

Continue lendo
publicidade Bronze