Connect with us

Tocantins

Governo promete pagar retroativo dos 25% atrasados este mês

Publicado

em

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) disse que o retorno do pagamento do retroativo dos 25% está previsto para este mês. O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (SISEPE) protocolou, na última segunda-feira, na SEFAZ e na Secretária Estadual de Administração (SECAD) a notificação extrajudicial nº 1, na qual pede resposta sobre o atraso do pagamento do retroativo.

O prazo para a SEFAZ responder a notificação terminou ontem e segundo o presidente do SISEPE, Cleiton Pinheiro, não tinha recebido resposta até o fim da tarde de ontem. Após questionamento sobre o cumprimento do prazo, a assessoria de comunicação da SEFAZ enviou nota, mas sem resposta sobre a notificação.

Pinheiro destacou que têm servidores com até quatro parcelas atrasadas e que o governo deveria ter pago todas as parcelas até novembro do ano passado. A SEFAZ, por meio de nota, confirmou que existem atrasos, mas que o início dos pagamentos depende da “abertura do Orçamento do Estado de 2014”.

Justiça

O SISEPE, na notificação, destaca, que caso não receba esclarecimentos no prazo sobre o pagamento dos 25%, informará a Justiça sobre o descumprimento do acordo judicial firmado no mandado de segurança nº 3.713 de 2008.

O sindicato também afirma que procurará o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Histórico

No final do ano de 2007, o governador do Estado na época, Marcelo Miranda (PMDB), concedeu reajuste de 25% para os servidores efetivos. Mas, dias depois, baseado na Lei nº 1.866/2007, revogou o aumento. O SISEPE recorreu à Justiça para garantir o benefício concedido. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Tocantins

“Brevemente estaremos de volta”, diz Carlesse sobre afastamento

Publicado

em

Em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira, 23, o governador afastado, Mauro Carlesse (PSL), disse que “brevemente estará de volta”. Ele também afirmou que ainda não tomou conhecimento das acusações. Veja o pronunciamento, no vídeo acima.

Continue lendo

Tocantins

Palestra aborda os relatos de pesquisas com educação escolar indígena

Publicado

em

Ministrada pelo professor Francisco Edviges, como parte da programação do III Simpósio de Linguística, Literatura e Artes, promovido pelo curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, a palestra “Relatos de pesquisas com Educação Escolar Indígena”, trouxe os desafios e soluções para educação comunitária esses povos, na quinta-feira, 21. O evento ocorreu durante a 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi.

Estiveram presentes, o professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus Araguaína, Dr Francisco Edviges. Ele abordou a sua experiência como pesquisador de povos indígenas dos estados do Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. O encontro foi mediado pela professora do curso de Letras da UnirG, Drª Marcilene de Assis.

O palestrante atua como pesquisador na área de educação indígena tocantinense. Durante sua apresentação contou sobre as experiências em campo, e também chamou atenção para a valorização da cultura desse povo, no compartilhamento de saberes. “Precisamos levar em consideração não só o aspecto regional, mas a cultura deles, a linguagem. E assim levar educação e integração para as comunidades indígenas”.

A abordagem ressaltou ainda as novas formulações das propostas educacionais que levem em consideração os aspectos linguísticos, históricos e culturais, fazendo com que assim, sempre se tenha a participação dos professores indígenas, não-indígenas, comunidade e instituições públicas de ensino. As ações apoiam o desenvolvimento de projetos que propiciem e resultem qualquer tipo de produção de material pedagógico para o uso da escola indígena.

A professora e doutora Marcilene enfatizou a importância em levar de forma consciente e adaptada a educação para esses povos. “A proposta de uma educação escolar indígena, surge como uma educação diferenciada, possibilitando que o ensino trabalhado em cada escola preserve os universos socioculturais específicos de cada povo”, frisou.

Sicteg ON
 “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, é o tema da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG), que acontece entre os dias 20 a 22 de outubro de 2021. A SICTEG é uma ação alinhada à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI.  O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

Durante a Sicteg On são realizadas palestras, workshops, minicursos, mesas-redondas, desafio de games, campeonatos de LOL e Minecraft, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Coronel Gerson Ornelas é novo chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na tarde desta sexta-feira, 22, o ato de nomeação do coronel Gerson Queiroz de Ornelas para o cargo de chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO). A posse aconteceu no Palácio Araguaia.

O governador Wanderlei lembrou o trabalho realizado pelo coronel na corporação. “O coronel Gerson Ornelas tem uma longa ficha de trabalhos prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e reúne todas as qualidades para a nova função”, frisou.


O novo chefe do Estado Maior do CBMTO afirmou que está pronto para ajudar no crescimento da corporação. “Vamos ajudar o nosso comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Farias, e o nosso governador Wanderlei Barbosa a atender a sociedade tocantinense da melhor forma possível”, ressaltou o coronel Gerson Ornelas.

O ato contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Carlos Farias. (Jarbas Coutinho / Esequias Araújo)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze