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Pará

Governos do Pará e Mato Grosso trabalham para integrar a logística dos dois estados

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Os governos do Pará e do Mato Grosso deram um passo importante para realizar o sonho da integração logística Norte e Centro-Oeste a partir do eixo da BR-163, a rodovia Santarém-Cuiabá. O governador do Pará, Simão Jatene, foi encontrar-se neste domingo, 4 de setembro, com o governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, no distrito de Castelo de Sonhos, município de Altamira, que fica à margem da rodovia. O encontro faz parte da “Rota da Integração”, um movimento que une os governos dos dois Estados e que está levando um grupo de empresários chineses a percorrer a BR-163, com o objetivo de avaliar a possibilidade econômica de implantação de uma ferrovia acompanhando o traçado da rodovia. “O governo do Pará tem todo o interesse em ser parceiro neste investimento que vai possibilitar a criação de um novo caminho para o escoamento da produção brasileira, desafogando os portos já congestionados das regiões Sul e Sudeste, reduzindo custos logísticos e, principalmente, abrindo novas perspectivas econômicas para os municípios do Pará e do Mato Grosso localizados às margens do eixo da BR-163”, afirmou o governador Simão Jatene.

Em Castelo de Sonhos, os dois governadores participaram da abertura da terceira “Festa do Boi no Rolete”, promovida pela associação de produtores rurais do distrito. “A BR-163 é a espinha dorsal da logística nesta região e é fundamental para o escoamento da soja do Centro-Oeste pelo porto de Santarém. Temos um compromisso da presidente Dilma de que os recursos para a conclusão da rodovia já estão assegurados.  Agora, estamos prospectando junto com o governo do Pará esse grande projeto que é o da construção de uma ferrovia e a China já demonstrou interesse em participar do investimento junto conosco”, afirmou o governador Sinval Barbosa. O grupo interessado é o China Railway Engineering Corporation (CREC) responsável pela construção e administração de quase 45 mil quilômetros, dos 90 mil quilômetros de ferrovias existentes na China.

Para o governador Simão Jatene as populações que vivem à margem da BR-163 são exemplo bem sucedido de determinação. “É uma gente que se dispôs a enfrentar e superar desafios”, afirmou, acrescentando que o governo do Mato Grosso “é um grande parceiro e amigo. Vivemos hoje um momento histórico e não serão os limites territoriais, as diferenças de cor, raça ou credo ou as diferenças partidárias que nos servirão de empecilho para enfrentar com projetos consistentes a pobreza e a desigualdade que existem nos dois Estados”, disse Jatene.

O governador do Pará também fez questão de ressaltar que a conclusão do asfaltamento da BR163 é uma dívida do Brasil com o Pará e com o Mato Grosso. “O Brasil precisa nos ver com um novo olhar. É preciso que sejamos respeitados como membros dessa Federação. Nós, aqui na Amazônia, somos capazes de fazer desenvolvimento com sustentabilidade, sim, e o programa municípios Verdes desenvolvido pelo Pará é um exemplo disso. Nós sabemos como fazer”, disse Jatene.

O governador paraense aproveitou a passagem por Castelo de Sonhos para cumprir alguns compromissos assumidos durante a campanha, como a entrega de uma viatura para a Polícia Civil, que passará a contar com um delegado permanentemente no local, e outra para a Polícia Militar que atua no distrito. Jatene assinou convênio com a prefeitura de Altamira que permitirá a aquisição de um veículo com tração nas quatro rodas para ser adaptado como ambulância e utilizado pelo posto de saúde de Castelo dos Sonhos. O governador anunciou, ainda, a construção de um hospital e de uma unidade integrada de policiamento em Castelo de Sonhos. “Também vamos, da forma mais rápida possível, colaborar para que a prefeitura de Altamira possa contratar mais um médico e mais uma enfermeira para atuarem no posto de saúde que já existe no distrito”, afirmou Jatene.

Nesta segunda-feira, 5 de setembro, os dois governadores voltam a se encontrar no distrito de Miritituba, no município paraense de Itaituba. O governador Simão Jatene chegou no final da tarde de domingo em Itaituba e foi visitar duas áreas que poderão abrigar o Hospital que o governo do Estado quer implantar no município. Acompanham a comitiva do governador Simão Jatene o presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro, o deputado estadual José Megale, o deputado Federal Wandenkolk Gonçalves, e os secretários estaduais Luiz Fernandes (Segurança), Helio Franco (Saúde) e Sidney Rosa (Produção).

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Pará

MARABÁ: Bolsonaro faz entrega de títulos de terra

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O presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda nesta sexta, 18, na cidade de Marabá, região de Carajás, no Pará, onde participou da entrega de títulos de propriedade para famílias beneficiárias do Programa Nacional da Reforma Agrária.

Segundo o Governo Federal foram entregue entregou 50 mil títulos fundiários.

Bolsonaro estava acompanhado do senador Zequinha Marinho (PSC), de deputados ferais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Líderes religiosos como Silas Malafaia e Marcos Feliciano, também acompanharam a comitiva do presidente.

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Pará

MARABÁ: Motoristas de aplicativo já podem se regularizar

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Durante sessão da Câmara de vereadores desta quarta-feira (16), foi aprovada proposta do executivo municipal de alteração da Lei 17.949/19, onde ficou definido que todos os motoristas das empresas de operadora de tecnologias (EOPTs), as chamadas plataformas de transporte de passageiros por aplicativos, possam ser cadastrados no âmbito do município.

A partir da aprovação desta proposta, onde alterou o inciso segundo da Lei, ficou estabelecido que os motoristas por aplicativos das plataformas (EOPTs) que não mantém uma matriz ou filial em Marabá, já podem realizar o seu cadastramento no órgão de trânsito competente (DMTU) e exercer sua atividade amparado legalmente.

“Esse projeto é fruto de um consenso entre todas as categorias que trabalham com o transporte alternativo por aplicativo e gera uma democratização de atendimento para a regularização do trabalho em Marabá . Tínhamos uma legislação que travava isso, que obrigava que as plataformas se cadastrassem junto ao órgão de trânsito e agora a Lei altera isso e faz com que o próprio condutor procure o órgão de trânsito para fazer o registro. E a partir daí tenha a sua atividade regularizada”, destacou o vice prefeito de Marabá, Dr. Luciano Lopes Dias.

De acordo o vereador Pedro Corrêa, presidente da Câmara, essa alteração na Lei veio trazer mais alternativas para que os motoristas por aplicativos possam obter e decidir qual a melhor forma de atender a população com mais economia e tempo.

“É importante ressaltar que a Lei já havia sido aprovada em sessão na câmara. A Lei obrigava que as plataformas fizessem o cadastramento e algumas não realizaram esse cadastramento e houve a polêmica. Ontem aprovamos a alteração na Lei, uma proposta do executivo, para que todas as plataformas fossem contempladas e todos possam trabalhar”, informou o vereador.

O texto da alteração da Lei revogou o inciso II para a exclusão do texto legal da exigência de que as empresas de operadora de tecnologias (EOPTs) deveriam estabelecer matriz ou filial no município de Marabá, reconhecendo que as EOPTs são de caráter mundial.

Entre os profissionais há ainda uma divisão quando o assunto são as plataformas de aplicativos. Alguns concordam que apenas as empresas com sede no município continuem a operar e outros que no mercado deve haver mais opções, tanto para os usuários quanto para os profissionais.

“A nossa reivindicação foi atendida e essa proposta do executivo contempla os profissionais a partir do uso de todas as plataformas. Nós não defendemos a plataforma em si, defendemos o direito do motorista trabalhar onde ele quiser”, destacou Félix Fonseca, motorista por aplicativo. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)

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Pará

PARAUAPEBAS: Obra emergencial de construção da nova ponte na rua 11 está adiantada

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Iniciada dia 28 de abril, a obra de construção da nova ponte da rua 11 – que interliga os bairros Liberdade I e União, avança. De acordo com o engenheiro civil, Roginaldo Rocha, mais de 50% do cronograma já foi executado. A obra é realizada de forma emergencial e vai garantir a segurança do trânsito na ponte.

“Nós estamos trabalhando de domingo a domingo para que, o mais breve possível, volte à normalidade aqui para a população que transita no local”, afirma Roginaldo. A obra integra o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

A contratação emergencial do serviço e a respectiva antecipação da obra que estava prevista no cronograma do Prosap ocorreu em função de problemas estruturais decorrentes das fortes chuvas do início do ano. O contrato prevê um prazo de 120 dias para a conclusão da ponte, mas a meta da equipe é reduzir esse tempo e entregar a ponte na segunda quinzena de julho.

Estrutura da ponte

A nova ponte terá 45 metros de comprimento por 11 metros de largura, com calçada dos dois lados, corrimão e guarda-corpo. Dez pilares de concreto darão suporte às vigas que estão em construção.

“As vigas estão sendo concretadas em um espaço próximo da ponte e já estão praticamente todas prontas. Quando os pilares estiverem finalizados vamos conduzir essas estruturas utilizando um caminhão munck para levá-las até o local da obra e assim fazer o encaixe nos pilares”, detalha Roginaldo. (Karine Gomes / Fotos: Renato Resende)

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