- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

GTA do Maranhão treina em Centro de referência em missões de resgate

Mais Lidas

A equipe técnica do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão realizou treinamento operacional em um dos melhores centros especializado em missões de resgate do Brasil, localizado no município de Terra Alta, no Pará. O Curso fez parte do Programa de Capacitação e Reciclagem que todo o efetivo da unidade maranhense participa anualmente. 

A equipe foi integrada por operadores táticos, pilotos de helicóptero e avião, tripulantes operacionais e mecânicos. Eles foram distribuídos em dois grupos de 20 integrantes cada, durante dois finais de semana, na segunda quinzena de março.

A atividade contou, também, com a participação de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Luís. É resultado de uma parceria com o GTA para operacionalizar os atendimentos de resgate de enfermos.

De acordo com o comandante Deucimar Oliveira, piloto do GTA, a capacitação anual é obrigatória para manter atualizados os conhecimentos em vários tipos de missão. “As ações fazem parte do programa de capacitação de 201. Este treinamento é de grande importante para que possamos nos manter treinados e aptos a atender toda a demanda do Grupo Tático Aéreo e garantir o sucesso das operações realizadas”, explicou.

Atividades 

Os trabalhos no Centro de Operações paraense foram realizados com os equipamentos da aeronave EC 145, e um Esquilo, ambos pertencentes ao Grupo Tático Aéreo do Maranhão e um Esquilo, do Grupamento Aéreo do Pará.

O treinamento englobou operações e exercícios realizados pelo GTA, entre os quais: pista de combate com técnica de rapelização, salvamento vertical, escalada, resgate em veículos, descida em fast hope (rápida), sobrevivência na selva, utilização do guincho para içamento de homens em macas para enfermos, descida em rapel e içamento de tripulantes, uso de gancho com puça (cesto de resgate), para salvamento de pessoas em mares/rios, treinamento da conduta da tripulação de médicos e enfermeiros, transporte de enfermos em condições adversas, além de várias palestras.

Grupo Tático Aéreo

O Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, ligado  a Secretaria de Segurança Pública, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias