Connect with us

Bico do Papagaio

IBGE realiza no Bico reuniões de planejamento do Censo Demográfico 2020

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando nos meses de setembro e outubro em cada município do estado, as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPACs).

Através dessas reuniões é apresentada a operação do Censo Demográfico 2020 para autoridades e representantes de instituições municipais. Cada participante das reuniões se habilita para acompanhar a operação censitária colaborando e monitorando cada etapa, com vistas à garantia da qualidade da cobertura da operação.

O Censo Demográfico 2020 vai atualizar o retrato da população brasileira nos aspectos de características de composição da família, cor, escolaridade, trabalho e renda, além de levantar informações sobre as características do domicílio e do acesso os bens de consumo e tecnológicos.

Essas informações são essenciais para o planejamento público desde as políticas municipais às federais e servem de informação para orientar o investimento privado em todo o país.

Considerando, pois, a importância das informações censitárias para o planejamento em geral, é importantíssimo que as populações municipais abram as portas ao recenseador do IBGE e não omita qualquer informação que possa comprometer o conjunto de informações do município.

Cumpre assinalar que as informações coletadas pelo IBGE não são divulgadas individualmente e têm finalidade estritamente estatística.

A área censitária sediada em Araguatins inclui 21 municípios, desde Esperantina, ao norte, até Palmeiras do Tocantins, ao sul. Nesta área, estima-se, para o final da coleta, uma população de 195.029 habitantes, numa cobertura que envolverá visitas a aproximadamente 50.726 domicílios.

O quadro de pessoal para a realização da operação na área de jurisdição de Araguatins distribui-se em 03 coordenadores censitários de subárea (CCS), 150 recenseadores, 16 agentes censitários supervisores (ACS) e 16 agentes censitários municipais (ACM). (Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Negão do Cinda pede pagamento de gratificação à servidores da Saúde que atuam na pandemia

Publicado

em

O vereador de Axixá, Negão do Cinda (MDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal, no qual solicita ao prefeito municipal, Damião Castro Filho, e à secretária da Saúde, Laís Milhomem Casimiro, para que o Poder Executivo conceda o pagamento de gratificações a todos os servidores da saúde, incluindo enfermeiros, agentes de saúde, motoristas, entre outros profissionais que estão na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19 no município.

O vereador observa que são profissionais que estão colocando em risco a própria vida para salvar outras vidas, sendo que precisam ser valorizados em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade. “Trata-se de uma reivindicação mais que justa, sendo que outros municípios e outros estados já tomaram esta iniciativa”, considerou.

Negão do Cinda pede o apoio dos demais vereadores do município de Axixá na aprovação do requerimento. “Peço o apoio de todos os vereadores para juntos garantirmos esse benefício aos servidores da saúde”, considerou. (Márcia Alves Menezes)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Ho Che Min está com Covid-19

Publicado

em

A secretária municipal de Saúde, Claudilene Fortaleza, anunciou nesta sexta, 5, que o prefeito de Praia Norte, Ho Che Min Araújo, contraiu o vírus Sars-CoV-2 e está com Covid-19.

Segundo a secretária, Ho Che Min é assintomático, está em isolamento domiciliar, não apresenta agravo de saúde e está seguindo as recomendações médicas.

Praia Norte contabiliza 47 casos de Covid-19, com 8 já curados.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Araguatins e Sítio Novo tem novas mortes por Covid-19 confirmadas nesta sexta, 5

Publicado

em

O 82º Boletim Epidemiológico de Notificações da Covid-19, divulgado nesta sexta, 5, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa mais uma morte em Araguatins por Covid-19, elevando o número de óbitos para 13.

Segundo a SES, o paciente é do sexo masculino, tinha 67 anos e faleceu na terça-feira, dia 2.

Já a morte do paciente de Sítio Novo, foi confirmada na noite de quinta, 4, por meio do Boletim Municipal. A vítima estava internada na cidade de Imperatriz-MA e ainda não teve seu óbito acrescentado ao Boletim Estadual do Tocantins.

Continue lendo
publicidade