- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 11 / novembro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ideb 2023: Veja resultado dos municípios no Bico do Papagaio

Mais Lidas

Os números na educação municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, relativo aos municípios do Bico do Papagaio, mostram que as redes de ensino municipal no que diz respeito ao ensino básico, em seus anos iniciais (1º ao 5º ano), apresentaram crescimento em 23, dos 27 municípios que compõem a região. Está pendente, apenas, os resultados gerais de São Bento, que o Ministério da Educação, por meio o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda não disponibilizaram.

Apenas três municípios, caíram as notas, que foram: Carrasco Bonito, Praia Norte e Esperantina, este último, apresentou um declínio absurdo, submergindo para apenas 3.6, um dos piores do país.

Veja as notas:

O que é o Ideb?

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criaram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade do ensino básico e médio no país.

O que compõe o Ideb?

Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação de Português e Matemática, que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar. O indicador reúne também o fluxo escolar.

O que a pontuação significa?

O índice dá uma ideia geral do desempenho das escolas, municípios, estado e país na educação, se estão avançando, piorando, e serve como um alerta para os gestores educacionais e para a sociedade.

As notas ajudam a entender o nível de domínio de conteúdo de alunos em áreas da educação. A escala que vai de 1 a 10 ajuda a entender, por exemplo, se alunos dos primeiros anos do ensino fundamental sabem multiplicar números naturais, calcular a área de uma figura geométrica, ou entender o assunto de uma reportagem ou tirinha.

Como o Ideb é calculado?

O cálculo do Ideb leva em consideração as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep, que são padronizados em uma escala de 0 a 10. A média das duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das redes de ensino avaliadas.

Quando o Ideb é calculado?

O cálculo do índice é feito a cada dois anos. A próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias