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Tocantins

Igeprev inicia agendamento para atendimento previdenciário, pelo Aplicativo Meu RPPS

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Agora, os segurados, aposentados e pensionistas podem agendar o atendimento presencial no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), de forma rápida e segura. O Igeprev comunica, aos seus mais de 16,9 mil beneficiários, que já está realizando o agendamento, para atendimento previdenciário de forma presencial, pelo aplicativo Meu RPPS.

A finalidade da implantação desse novo serviço é para que o Instituto continue atendendo seus beneficiários de maneira eficiente, de qualquer lugar, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.

No Aplicativo Meu RPPS

Solicitações de Aposentadoria; abono de permanência; pensão por morte; revisão em geral; certidão de tempo de contribuição; auxílio funeral; coleta de informações para posse; inclusão ou exclusão de curador; isenção de Imposto de Renda/contribuição previdenciária; juntada de documentos; reconsideração de indeferimento; recurso; inclusão de dependente previdenciário ou para dedução do Imposto de Renda; reversão de aposentadoria e desentranhamento de documentos são os serviços disponibilizados na modalidade por agendamento, no App Meu RPPS.


Para agendar qualquer de um dos serviços, é muito simples, basta instalar o Aplicativo Meu RPPS no celular. Após o primeiro acesso, clicar em Agendar Atendimento, escolher o serviço que deseja solicitar o atendimento presencial e prosseguir com as etapas seguintes. Pronto, o agendamento para o atendimento de forma presencial gera, no final, um protocolo com todas as informações necessárias como data e horário, para o beneficiário comparecer ao Igeprev. É bom lembrar que, no dia agendado, é indispensável apresentação do protocolo.

Para os que não possuem vínculo previdenciário com o Instituto, o agendamento para atendimento presencial na sede do Igeprev em Palmas, continua sendo realizado, das 8 às 12 horas, por meio dos números (63) 3218-3209 ou (63) 3218-7289.

Em caso de desistência do agendamento, o segurado terá 24 horas para comunicar, ao Instituto, o motivo da desistência, também por meio dos números (63) 3218-3209 ou (63) 3218-7289. Lembrando que os atendimentos presenciais são realizados das 8 às 13 horas.

Atendimento presencial

“O tempo de tolerância para início do atendimento presencial é de 15 minutos. Não comparecendo até o tempo de tolerância estabelecido, o interessado não poderá ser atendido, devendo reagendar um novo horário. É bom lembrar que a apresentação dos documentos exigidos em checklist para a solicitação do serviço desejado é essencial, para que seja possível realizar o protocolo das solicitações,” ressalta a servidora da Diretoria de Previdência, Rayane Charla.

No atendimento presencial, permanece sendo permitido apenas um acompanhante por beneficiário, para evitar a aglomeração de pessoas no Instituto, assim como é exigido o uso da máscara de proteção e álcool em gel. Também é importante destacar que não será realizado o atendimento presencial sem o agendamento prévio do beneficiário.

Solicitações pelo App Meu RPPS ou e-mail

Já as solicitações de adiantamento do 13°; alteração de dados bancários; alteração de dados cadastrais e funcionais; atualização de média salarial; certidão negativa/positiva de averbação e vinculação previdenciária; contribuição facultativa; cópia de processo/documento; comprovante de rendimento (servidor falecido); inclusão, exclusão ou revisão de Pensão Alimentícia; prorrogação de Pensão por Morte – Universitário (Lei n° 72/89); relatório de dependentes inscritos; simulação de tempo de contribuição; paralisação/sobrestamento de processo e parcelamento de débito, estas podem ser enviadas pelo e-mail: [email protected], devidamente assinadas conforme documento de identificação e digitalizadas, conforme orientações contidas no item SERVIÇOS AO SEGURADO, localizado na aba direita do site do Instituto, em MENU, devendo ser observados todos os documentos exigidos em checklist; serão dispensados da autenticação em cartório.

Desse modo, o Igeprev responderá o e-mail do solicitante, no prazo de até CINCO dias úteis, encaminhando em seguida o número de protocolo. No caso em que a solicitação não atender o indicado em checklist, o Igeprev informará o motivo pelo qual o pedido não foi protocolado. Vale recomendar que em FORMULÁRIOS, no site do Igeprev, o segurado encontra a checklist de todos os serviços oferecidos pelo Instituto.

Orientações por Telefone

Por telefone, o beneficiário pode ainda solicitar orientações ou serviços como: Criar/Alterar senha do Portal do Segurado ou do App Meu RPPS; Acompanhamento de processos, entre outras informações.

Consignados

Já para resetar a senha do sistema de gestão de consignados, a orientação é entrar em contato direto com a empresa da Fênix, em um dos números: (63) 99295-3887; (63) 99293-5594; (63) 99224-3520 ou o (63) 3026-5727.

“Com a implementação do novo serviço de agendamento, para realização do atendimento de forma presencial, pelo aplicativo Meu RPPS, na comodidade de ser realizado de qualquer lugar, há a garantia da eficácia dos serviços prestados pelo Instituto, de maneira segura e eficiente, assim como o respeito aos direitos previdenciários de cada segurado,” destaca o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Atendimento por agendamento nas unidades do É Prá Já

Nas unidades do É Pra Já em Araguaína e Gurupi, o horário de atendimento ao público segue as orientações da Secretaria de Estado da Administração (Secad), também por meio de agendamento.

Mais informações no 0800-647-0747 ou ainda no site do Igeprev, pelo endereço eletrônico: http://to.gov.br/igeprev.  (Morgana Taíse)

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Tocantins

PALMAS: IFTO oferece 450 vagas para cursos gratuitos

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A unidade de Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), oferece 450 vagas para cursos gratuitos no Vestibular Unificado 2021/2. 

São ofertadas 240 vagas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e 210 para cursos de graduação. São eles: Agrimensura, Edificações, Eletrotécnica, Secretariado e Segurança do Trabalho (Cursos Técnicos); Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Gestão Pública e Sistemas para a Internet (Cursos de Graduação). O quadro de distribuição das vagas consta no Anexo XII, do edital


Neste certame, não haverá realização de provas, em razão da necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a seleção será feita via análise curricular. Deste modo, o candidato deverá ficar atento às exigências do edital, que variam conforme o curso desejado.

Inscrições

As inscrições estão abertas e seguem até 7 de julho, e poderão ser feitas através da página https://seja.ifto.edu.br/ Todos os candidatos inscritos deverão anexar, através de arquivo único em PDF, no ato da inscrição, seu histórico escolar ou declaração da escola na qual estuda, contendo:

a) notas da 2º e da 3º séries do ensino médio para os candidatos aos cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio;

As vagas são ofertas por ampla concorrência, reserva de vagas e ações afirmativas, conforme descrições e documentação específica no edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para cursos de graduação e de R$ 15,00 para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes ao ensino médio. 

Isenção da taxa de inscrição

Conforme a Lei nº 12.799/13, pode solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o certame o candidato que comprovar: renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo; ser egresso integralmente de escola pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada; e estar inscrito no vestibular por meio do cartão de inscrição. A solicitação deve ser feita no período de 11 a 16 de junho, via o e-mail:  [email protected]

Todos os detalhes, formulários, modelos de declarações, lista de documentação, cronograma e demais procedimentos estão disponíveis na página do Vestibular Unificado: clique aqui! (Mayana Matos)

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Tocantins

Campanha do Sebrae Tocantins ajuda empreendedores a reinventarem seus negócios

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Consultorias gerenciais e tecnológicas, cursos EAD e orientações de acesso ao crédito, renegociações de dívidas e limpa nome estão entre as oportunidades que a campanha “Pra Frente com o Sebrae” oferece aos empreendedores que precisam reinventar os seus negócios.

No site da campanha http://www.prafrentecomosebrae.com.br/  o empresário encontra  mais de 10 modalidades de consultorias, mais de 250 cursos EAD e  orientações dos especialistas do Sebrae relacionados às finanças da empresa. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente e o empresário pode ser atendido de forma remota ou presencial. As empresas poderão deixar seus contatos no site, solicitando informações, orientações ou até mesmo uma visita ao seu estabelecimento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, comenta que os impactos causados na economia, pela Covid-19, exigem reinvenção. “O empresário terá que ter jogo de cintura para administrar as finanças, olhar apurado na gestão do quadro de colaboradores e, principalmente, na expansão da carteira de clientes e das vendas”, explicou.

“É preciso que os empresários passem por este processo de reinvenção para sobreviver em um mercado dinâmico e muito mais digital. A transformação digital veio para ficar e isso exige muitas mudanças na operação das empresas”, pontuou Moisés Gomes, superintendente do Sebrae.

A diretora técnica, Eliana Castro, orienta que o conhecimento técnico é fundamental neste momento de reinvenção, por isso é importante que o dono do pequeno negócio, especialmente, os microempreendedores individuais, busquem o apoio do Sebrae. 

Parceiros da Campanha:

Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob Tocantins), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet) e Salas do Empreendedor.

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Tocantins

COLINAS: Confira o cronograma das obras da BRK Ambiental para a semana de 14 a 19 de junho

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A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, realiza obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário em Colinas do Tocantins, munícipio localizado no norte do estado.

Na semana de 14 a 19 de junho, as equipes continuam com os trabalhos nos bairros Santo Antônio e Vila São João. Mais de 14 mil metros de novas redes serão construídas, beneficiando mais de 1.700 habitantes com coleta e tratamento de esgoto.

Para as obras, algumas ruas e avenidas precisam ser interditadas para a segurança das equipes e dos pedestres. Recomenda-se que motoristas optem por transitar em vias alternativas. As ruas e avenidas podem ser fechadas entre às 07h e 18h.

Confira o cronograma:

Segunda-feira (14)
Rua 05 entre as ruas Isabel Cardoso e Marinete Costa Marinho no Setor Santo Antônio
Rua São Sebastião entre as ruas Silvânia e 32 no Setor Vila São João

Terça-feira (15)
Ruas 05 e Osório de Castro no Setor Santo Antônio
Rua 32 entre as ruas 21 e 23 no Setor Vila São João

Quarta-feira (16)
Rua Taguatinga entre as ruas São Sebastião e Arraias no Setor Vila São João
Rua 23 entre as ruas Lizarda e São Sebastião no Setor Vila São João

Quinta-feira (17)
Rua Taguatinga entre as ruas São Sebastião e Arraias no Setor Vila São João
Rua 21 entre as ruas Lizarda e São Sebastião no Setor Vila São João

Sexta-feira (18)
Rua Palmeirópolis entre as ruas São Sebastião e Arraias no Setor Vila São João
Rua Lizarda entre as ruas 23 e Silvânia no Setor Vila São João

Sábado (19)
Rua Palmeirópolis entre as ruas São Sebastião e Arraias no Setor Vila São João
Rua 23 entre as ruas Lizarda e Cristalândia no Setor Vila São João

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