Connect with us

Maranhão

IIMPERATRIZ: Mariana Jales presta contas da Execução Orçamentária do ano de 2020 na Saúde

Publicado

em

Nesta terça-feira, 17, o plenário da Câmara Municipal de Imperatriz realizou Audiência Pública para apresentar os relatórios detalhados da execução orçamentária do Fundo Municipal da Saúde, referente ao 2º e 3º quadrimestres de 2020. A audiência foi solicitada pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social e está amparada pelo Art. 77, inciso VI do Regimento Interno da Casa Legislativa. 

A Secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, iniciou explicando que devido a Pandemia da Covid-19, principalmente a 2ª onda que atingiu Imperatriz, não foi possível realizar a prestação de contas anteriormente, pois as equipes estavam empenhadas e debruçadas para atender “a população de Imperatriz e região, além do fato de que as demandas da situação também influenciaram no orçamento municipal e o relatório precisa apresentar os dados completos”.  

Diversos programas foram acometidos devido ao isolamento social, que limitou os atendimentos e priorizou os casos relacionados com a Covid-19, as campanhas não foram deixadas de serem feitas, mas sim, adaptadas para o momento, sem aglomeração e com limitação de participantes. 


“O atendimento bucal, por exemplo, como é possível ver caiu bastante, mas isso é devido ao fato de seguirmos as recomendações dos órgãos nacionais de saúde que determinaram apenas o atendimento de urgência e emergência devido ao fato do alto risco de contágio”, explicou Mariana. 

Adhemar Freitas Jr. (SDD) em parte, lamentou a demora em ocorrer a prestação de contas e reforçou o objetivo desta ser feita, por meio de Audiência Pública, em dia pelo fato “da prestação ser para o público poder acompanhar e tirar dúvidas”. 

“A demora é prejudicial para que possamos pontuar aqui às questões referentes ao ano passado, fica difícil de retomar os assuntos daquele ano”, explicou o vereador que também questionou a secretária sobre como é realizado o pagamento dos prestadores de serviço da secretaria. 

“Somos muito questionados sobre o atraso do pagamento das empresas que prestam serviços para a saúde e, precisamos entender como é realizado o processo, se o pagamento é feito pela saúde ou pela Secretaria de Fazenda”, indagou Adhemar. 

Em resposta, a secretária afirmou que todo o processo é feito pela própria SEMUS e efetivado pela própria secretária, ordenadora da despesa. O parlamentar reforçou a necessidade de quitar os pagamentos com os prestadores como exemplo, os laboratórios, que são fundamentais para dar o apoio necessário para a saúde do município. 

O vereador Bebe Taxista (AVANTE) também solicitou esclarecimentos referente a economia no orçamento 2020 após a suspensão de tantos serviços e programas que foram impossibilitados de serem realizados por causa da pandemia. 

“Foi apresentado aqui a suspensão de diversos programas e ações da secretaria em 2020 e seria interessante sabermos o quanto foi possível economizar no caixa, já que para a pandemia veio recurso específico”, cobrou o vereador. 

Flamarion Amaral (PCdoB) também participou do debate e informou aos colegas que deu entrada na Casa Legislativa de um pedido para a realização de uma Audiência Pública com diversos representantes da saúde do município para uma discussão do que se pode fazer para melhorar a qualidade da assistência à saúde do município. 

“Podemos mudar de Audiência Pública para uma mesa redonda, mas o importante é estarmos todos reunidos, Prefeito, diretores dos nossos hospitais, promotoria da saúde, o Fórum e todos nós representantes públicos, para buscarmos melhorar as condições da saúde de Imperatriz”, explicou o parlamentar. 

O presidente da Casa, o vereador Alberto Sousa (PDT), também salientou a necessidade de serem realizadas dentro do prazo as prestações de contas do município para a sociedade, uma obrigação que é cobrada pela população. 

“Toda a sociedade, via imprensa e entidades representativas precisam acompanhar e tirar dúvidas quanto às despesas das secretarias e, quando necessário, buscar esclarecimentos sobre o orçamento”, reforçou Alberto. 

Uma nova data em setembro já está sendo providenciada para a realização da prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021 da Secretaria Municipal de Saúde. Também participaram do debate os vereadores, Fábio Hernandez (PP), Alex Silva (PL) e Therezinha Soares (PRB). (Karol Tragante / Fotos Fábio Barbosa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

BARRA DO CORDA: Salva médica estava trabalhando em UPA

Publicado

em

Uma mulher de 40 anos de idade foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta sexta-feira (24) , pelos crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e exercício ilegal da medicina, fatos ocorridos na cidade de Barra do Corda. O mandado de prisão foi executada por equipes da Polícia Civil de Dom Pedro e Presidente Dutra.

Segundo as investigações, a conduzida atuava como falsa médica utilizando-se de CRM pertencente a terceiro, em continuidade delitiva, além dos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade, todos cometidos no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Barra do Corda, nos meses de março e abril deste ano .

As investigações se deram no âmbito da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, unidade responsável pelo pedido de prisão da investigada. A conduzida foi encaminhada para a SEAP de Presidente Dutra onde ficará à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze