Connect with us

Tocantins

IML do Tocantins desenvolve software que auxilia na identificação de cadáveres por meio do confronto de dados

Publicado

em

Uma aplicação web que foi desenvolvida pela Polícia Científica do Tocantins em parceria com equipe de tecnologia da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins entrou em operação essa semana. A ferramenta tecnológica Idforense é inédita no Tocantins, irá inserir dados antropológicos e forenses colhidos por peritos durante as análises cadavéricas de pessoas não identificadas, com as informações  serão gerados marcadores característicos para cada indivíduo o que facilitará a resposta durante a busca de desaparecidos por familiares.

Com o software será possível restringir o universo de suposições  direcionando as investigações de pessoas desaparecidas versus cadáveres não identificados no IML. Segundo a Superintendente da Polícia Científica Dunya  Wieczorek Spricigo, a aplicação web vai dar agilidade nas identificações de cadáveres e ao mesmo tempo possibilitar a busca por pessoas desaparecidas. “Os  dados de pessoas desaparecidas serão confrontados com exames realizados em cadáveres não identificados pelos peritos do IML, esse procedimento que era feito de forma manual agora está sendo realizado de maneira totalmente informatizada”, explica.

O primeiro cadáver identificado após iniciar a busca no programa Idforense  foi   o de Wisledy Rodrigues da Silva, de 32 anos, que se encontrava desaparecido desde o dia 25 de maio deste ano. Com o programa foi verificado que um desaparecido possuia as mesmas características biotipológicas de um cadáver examinado (sexo, idade, ancestralidade e estatura), além de marcas e sinais particulares como tatuagens. 

Após essa informação, a equipe do Núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal,  responsável pela operacionalidade do programa,  procurou a suposta família para obtenção de prontuários odontológicos da vítima. Segundo a família, a vítima  foi atendida no Centro de Especialidades Odontológicas de Palmas (CEO) para tratamento. Com esses prontuários, os  peritos odontolegistas puderam então realizar o exame comparativo entre as informações contidas na ficha de atendimento clínico com o exame realizado do cadáver.

Para facilitar esse procedimento, o Diretor do IML Luciano Fleury, explica que é importante a atualização e preenchimento completo do prontuário de saúde do paciente. “Os profissionais de Saúde precisam  nos auxiliar nesse processo mantendo completo o prontuário do paciente nos consultórios, já que muitas vezes a análise antropológica e da arcada dentária é o único material passível de análise imediata e os registros  contribuem para a rápida solução do caso”, explicou.

Idforense

Segundo a perita oficial odontolegista, Georgiana Ferreira Ramos, idealizadora e coordenadora do projeto, há dois anos essa aplicação web Idforense está em desenvolvimento para atendimento das demandas do Núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal do IML (TO). “O software irá facilitar a identificação de pessoas desaparecidas as quais familiares  buscam constantemente informações, e também será muito útil nas investigações sobre os cadáveres não identificados e desaparecidos”, destacou.

De acordo com o analista de sistemas da SSP, Paulo de Souza  Lima, responsável pela criação do Idforense,  o software  banco de dados escolhido foi o MySQL por ser um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Este banco de dados é conhecido por sua facilidade de uso, e também sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais. “A nossa pretensão foi criar algo simples, de fácil utilização e que pudesse dar respostas rápidas aos familiares de pessoas. (Geórgia Milhomem)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Janad Valcari destina emenda para compra de equipamentos e insumos para Saúde

Publicado

em

Emendas sim, mas com o destino certo, a saúde. Este é o jeito com que a presidente da Câmara de Palmas, vereadora e professora, Janad Valcari (PODE), escolheu aplicar os recursos oriundos de emendas impositivas do orçamento de 2022.

Ainda no mês de dezembro de 2021, Valcari apresentou um pedido onde solicita que o destino de parte das suas emendas seja direcionado para a aquisição de equipamentos e bens permanentes que serão entregues às unidades básicas de saúde do município de Palmas.

Além dos recursos para a aquisição dos equipamentos, a presidente da Casa, também destinou verbas para a compra de insumos e medicamentos, que serão disponibilizados pelas unidades básicas de saúde.

De acordo com a parlamentar, os recursos foram destinados após a necessidade permanente de uma maior oferta de insumos e medicamentos pelas unidades, além de um melhor atendimento oferecido pelas unidades com os novos equipamentos.

Continue lendo

Tocantins

Permissionários do transporte rodoviário de passageiros no Tocantins terão concessão de dez anos

Publicado

em

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), se reuniu na terça-feira, 25, com permissionários do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Reunião teve como pauta o anúncio de novos benefícios visando melhorias para os usuários do transporte.

Uma das novidades é o novo prazo de concessão/autorização, o Governo do Tocantins, por meio da ATR, estende para dez anos. A concessão dá o direito de uso de determinada linha a uma empresa ou permissionário.

Também foi anunciado o projeto de parcelamento de multas onde o permissionário que estiver com dívidas poderá parcelar em 36 vezes, sem juros, os débitos que estão em aberto e/ou atraso, tendo em vista que os prejuízos foram altos por conta da pandemia. 

Continue lendo

Tocantins

Servidores públicos do Tocantins recebem salários nesta sexta, 28

Publicado

em

Os servidores públicos estaduais, ativos e pensionistas, do Governo do Tocantins recebem nesta sexta-feira, 28, o pagamento do salário referente ao mês de janeiro, que estará disponível para saque ao longo do dia. 

O pagamento adiantado possibilitará que mais de R$ 192,7 milhões sejam injetados na economia tocantinense. 

“Mais uma vez o Governo do Tocantins honra com sua palavra e faz o pagamento dos salários dos servidores de forma adiantada para que eles também possam honrar seus compromissos financeiros e movimentar a nossa economia”, ressalta o governador em exercício do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze