Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: 168 anos do Município é comemorado com homenagens

Publicado

em

Os títulos atribuídos à Imperatriz ao longo dos seus 168 anos de existência dão conta de parte da história que se desenrolou por esses cantos. Seja a cidade reconhecida por Princesa do Tocantins, Portal da Amazônia, Capital Brasileira da Energia ou Metrópole da Integração Nacional, são inúmeros os acontecimentos que fazem parte de sua biografia e contribuíram para seu crescimento.

Por conta da distância geográfica da capital São Luís, Imperatriz também já foi conhecida como a Sibéria Maranhense. Até a década de 50, a cidade tinha um lento crescimento econômico e populacional. Tudo mudou com o início da construção da rodovia Belém Brasília. Logo, o município passou a ter um surto de desenvolvimento a partir dos anos 1960 e assim recebendo na década seguinte um grande fluxo migratório.

Já passou por diferentes ciclos econômicos: ciclo do arroz (1950-1980), ciclo da madeira (1970-1981) e ciclo do ouro (1980-1990). Por conta do atual bom funcionamento dos setores da agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz é o segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Estado. Sendo o principal da região que liga o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará.

Imperatriz comemora mais um ano da sua fundação nesta quinta, 16. Em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19, não será possível realizar a tradicional programação de aniversário da cidade, devido ao potencial de aglomeração dos eventos. Diante disso, a Prefeitura realiza a celebração por meio de live no Facebook e Instagram oficiais do Município nesta quarta-feira, 15 de julho, às 18h.

No lugar do famoso corte do bolo feito todos os anos nas primeiras horas do dia 16 em frente à Prefeitura, serão distribuídos 168 pedaços entre os participantes da live e também entregues em casas abrigo dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social. Também para marcar as festividades, a Fundação Cultural de Imperatriz realiza o Corredor Cultural, que conta com a exposição das obras de 10 artistas plásticos locais, entre os dias 15 e 17 deste mês no Calçadão, no Centro.

Em 2020, as tradicionais solenidades em alusão ao aniversário da cidade dão lugar às homenagens da Prefeitura aos 259 cidadãos que infelizmente perderam suas vidas por conta da doença. Dessa maneira, a entrega da honraria Eterna Gratidão à 13 personalidades pretende reconhecer o serviço prestados no enfrentamento da Covid-19 e ainda condecora os profissionais da saúde vitimados.

O gestor Assis Ramos comenta que em decorrência de todas as dificuldades que a doença trouxe para a cidade, este não será o mais festivo dos aniversários de Imperatriz. “Embora tenhamos muitos avanços a comemorar na saúde, educação e segurança, ficamos reflexivos com o estrago provocado pela pandemia em nossas vidas. Nesta data em especial, prestamos as nossas mais sinceras homenagens a todos que perderam suas vidas”, declara.

Como parte do evento comemorativo, a Secretaria de Regularização Fundiária deu início à entrega gradativa de 700 títulos definitivos de moradia aos cidadãos imperatrizenses. 40 titulações por vez são entregues na sede da secretaria, com convocações e avisos prévios aos requerentes.

Além do pronunciamento do prefeito Assis Ramos, a programação da live tem a transmissão de produções audiovisuais para rememorar aqueles que vieram a óbito e prestar os devidos agradecimentos aos que combatem a Covid-19 na linha de frente. “Honramos nossos profissionais da saúde, que se expuseram e tivemos alguns tristemente levados de nós. Outros que permanecem aqui, na mesma batalha, porque a guerra ainda não acabou. Também congratulamos todos que se dispuseram a ajudar de todas as formas’, completa o prefeito. (Ariel Rocha/Foto: Imadronebr)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

No Maranhão, corpo de bebê é encontrado dentro de caixa de papelão com rosto desfigurado

Publicado

em

Em São Bernardo, no interior do Maranhão, o corpo de um bebê foi achado na manhã de terça, 22, por populares dentro de uma caixa de papelão em uma localidade conhecida como “Morro da Capota”.

Parte do rosto do recém-nascido estava desfigurado.

O corpo foi removido para o hospital do município para realização de exames.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Dr. Benjamim cumpre agenda no Distrito do Pequiá e apresenta alternativas para a geração de emprego

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito do partido Democratas, Dr. Benjamim, iniciou a agenda da semana no Distrito do Pequiá, região que concentra a maior parte das atividades do setor industrial em Açailândia.

No encontro com 200 trabalhadores de uma indústria de aços longos, realizado na segunda-feira, 21, Benjamim e seu companheiro de chapa, Claudio Queiroz, apresentaram algumas das alternativas planejadas para melhorar a economia local. “Um dos principais pilares do nosso plano de governo é o de garantir oportunidades mediante qualificação profissional e atração de novos investimentos. Buscar parcerias para reestruturar a cidade”, ressaltou Benjamim.

Para pôr em prática seu projeto de gestão, na pauta trabalhista, Benjamim afirmou que a parceria com o e ex-diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Fiema, Claudio Queiroz, é fundamental para a criação de oportunidades à população economicamente ativa.

“Minha atuação como médico sempre me proporcionou estar junto da comunidade. E, a cada consulta, exame, cirurgia, fui fazendo amizades e convivendo com a realidade econômica da nossa cidade, por isso cheguei até aqui, porque tenho convicção que posso fazer mais por Açailândia. E o Claudio tem uma vida inteira de atuação institucional, sempre lutando por oportunidades e condições dignas à classe trabalhadora. Ele melhor que ninguém conhece todas as demandas que a classe trabalhadora reivindica”, concluiu.

Além da visita ao Pequiá, o cronograma de atividades da semana incluiu visita aos comerciantes da Vila Capelosa, visita à Associação de Cadeirantes de Açailândia, reunião com moradores da Vila Ildemar e encontro com blogueiros da cidade. (Da Assessoria)

Continue lendo

Maranhão

Maranhão isenta taxa para insumos hospitalares e abertura de novas empresas

Publicado

em

O governador do Maranhão, Flávio Dino, fez o anúncio de duas novas medidas fiscais com o objetivo de aquecer a economia do estado. Uma delas é a isenção de taxas para abertura de novas empresas até o dia 19 de novembro. A segunda é a isenção de ICMS para insumos hospitalares e medicamentos utilizados no combate ao novo coronavírus.

Segundo Dino, desde o início da pandemia, o estado atuou nessa linha, já que houve isenções, parcelamentos e adiantamentos de impostos, além de investimentos em obras, serviços e editais, por exemplo. 

Por meio das MPs 326 e 327, o estado pretende isentar o ICMS para doação de equipamentos de proteção individuais, como máscaras e álcool em gel. Esse material deve ser utilizado durante as eleições. Além disso, há a isenção em outros 111 produtos hospitalares, como medicamentos, até o dia 31 de dezembro deste ano.

Já para a abertura de novas empresas, por 60 dias, a Junta Comercial não cobrará taxas. A medida passou a valer nesta segunda-feira (21) e abrange os segmentos de Empresário Individual (EI), Empresa Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Cooperativa. (Brasil 61)

Continue lendo
publicidade Bronze