Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Abertas nesta segunda, 28, inscrições para o Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica

Publicado

em

Iniciada nesta segunda-feira, 28 de junho, as inscrições para o processo seletivo interno do Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica, destinado aos técnicos de enfermagem efetivos do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII. A inscrição é gratuita e realizada na sala do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, localizada no 2º piso, do Socorrinho.

Sobre o curso, a secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que “é uma forma de aprimorar o serviço dos nossos técnicos, os qualificando de forma criteriosa para exercer a função de instrumentador, de modo que facilite sua participação ativa no trabalho em equipe”, ressalta.

O papel do instrumentador cirúrgico é de extrema relevância para equipe, pois contribui na redução do tempo da cirurgia, preparando a sala de operação e diminuindo os riscos de contaminação hospitalar e infecções pós-operatórias. O diretor do HMI, Vitor Pachelle, relata que o curso é inédito para os servidores. “A Prefeitura está ofertando o curso pela primeira vez em Imperatriz. Estamos imensamente felizes em poder contribuir com a formação dos nossos servidores. O curso alia a teoria e a prática para capacitar nossos servidores a conduzir situações cirúrgicas no cotidiano do hospital”.


O diretor do HMII, Alberto Clésio, destaca a importância de formar profissionais com habilidades para melhor exercer suas atividades, “fazendo uma práxis com conhecimentos sobre anatomia, fisiologia, microbiologia e atividades específicas sobre procedimentos cirúrgico e assim, adquirir habilidades mais responsáveis junto à equipe cirúrgica”.

Sobre as parcerias, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPS, Manoel Pereira, explica que “é uma forma de dar continuidade ao processo de educação permanente dos profissionais de saúde do hospital que acontecerá durante 8 meses”.

Para a coordenadora do bloco cirúrgico do HMI, Maria da Conceição Silva Pereira – Paraguaçu, o curso é uma forma de ampliar o quadro de profissionais da área. “Com o quadro reduzido de funcionários, o curso irá promover uma melhor qualificação dos nossos profissionais para suprir nossa demanda, com profissionais altamente capacitados e comprometidos com um atendimento profissional de qualidade, zelo e eficiência”, ressalta.

Edital completo AQUI

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Socorrão volta a atender ao público com duas recepções

Publicado

em

Porta de entrada em muitas organizações, as recepções são fundamentais para o bom funcionamento de um hospital. É lá que ocorre o primeiro contato dos pacientes com a instituição. “O acolhimento de forma especifica facilita o direcionamento dos pacientes e melhora qualidade do atendimento da chegada”, pontua o secretário Alcemir Costa.

Ele explica que com o retorno do atendimento ao público no Socorrão em duas recepções, a RECEPÇÃO 1 fica destinada às urgências da Clinica Medica – pacientes  que chegam com sintomas característicos de patologias tratadas por clínicos gerais e odontologistas. E a RECEPÇÃO 2 atenderá  às emergências da Clinica Cirúrgica e da Ortopedia –  pacientes vitimas de acidentes, arma branca, tiros, acidente de trabalho e traumas, entre outros.  

“Estes pacientes direcionados à cirúrgica geralmente chegam de ambulância, muito deles politraumatizados. Com acolhimento em recepção específica, ele vai conseguir dar entrada de forma muito mais rápida e sua identificação com preenchimento de fichas e guias de internações se torna mais prática” – observa o secretário Alcemir.

O diretor do hospital, Vitor Pachelle, acrescenta ainda que a reabertura da segunda recepção vai ajudar na agilidade, na organização, e no fluxo de atendimento em geral.

“É importante termos as duas opções, assim facilitamos a logística tanto para o paciente quanto para os servidores. Com a divisão, já temos a indicação que o paciente que dar entrada pela recepção 2 geralmente é um caso mais grave,  e isso torna a tomada de decisão da conduta a ser adotada mais rápida” – explicou o diretor.

Além disso, gestores, médicos e colaboradores contam com o trabalho da recepção em diversos processos. Lá são feitos os atendimentos a pacientes; abertura de fichas ambulatoriais; preenchimentos de guias de internação, direcionamento para consultórios e salas de exames. O funcionamento específico das recepções garante um fluxo de informações satisfatório.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico em boate é expulso da PM

Publicado

em

Adonias Sadda

A família do médico, Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, assassinado em julho, a tiros durante uma festa ocorrida em Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, antecipou que o policial militar, Adonias Sadda, responsável pelo disparo de arma de fogo que causou a morte, foi exonerado da Polícia Militar.

O Comando Geral da Polícia Militar deve publicar a decisão esta semana.

Sadda deve ser transferido para a penitenciaria de Pedrinhas, em São Luís.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: PROCON fiscaliza o cumprimento da gratuidade para jovem e idosos no transporte

Publicado

em

O PROCON de Açailândia realizou na quinta-feira, 20, campanha de fiscalização aos prestadores de serviços de transporte de passageiros no Terminal Rodoviário da Cidade, sobre a obrigatoriedade de isenção e concessão de descontos em passagens para viagens intermunicipais e interestaduais para idosos e jovens.

A fiscalização constatou que todas as empresas comprovaram o cumprimento do benefício legal. O PROCON está elaborando um relatório a respeito que será encaminhado para Promotoria do Consumo desta de Açailândia.

Toda reclamação sobre Direito do Consumidor também pode ser registrada diretamente na sede do PROCON, localizada na Rua São Francisco, nº. 1160, Centro, ou no E-mail institucional: [email protected] .

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze