Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Ações de assistência religiosa são realizadas no Socorrão e Socorrinho

Publicado

em

Com objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar de pacientes, acompanhantes e servidores, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, implementa serviços de humanização com a capelania voluntária.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, explica que “esta é uma forma de humanização, em que o capelão promove cuidado, discernindo e respeitando a diversidade cultural, espiritual e religiosa de pacientes, familiares e servidores. Objetivo é prestar assistência para pessoas em situação de sofrimento e estresse”.

Para o diretor do HMI, Vitor Pachelle, o acolhimento, a valorização do trabalho e do trabalhador é uma das diretrizes do Plano Nacional de Humanização, que foram implantadas no HMI por meio da capelania religiosa. As ações realizadas no hospital levam amor, conforto e esperança para pacientes, familiares e para nossos servidores”, conclui.

Os serviços de capelania religiosa funcionam todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Na quarta-feira há uma abordagem voltada diretamente aos servidores da instituição, juntamente com a direção do hospital.

A coordenadora da capelania do HMI e HMII, Valquelene Carvalho Milhomem, destaca a importância do auxílio no atual cenário de pandemia. “Levando em consideração o panorama da Covid-19, onde muitos de nós atuam na linha de frente, promovemos momentos de espiritualidade e conforto para pessoas sobrecarregadas e cansadas. Assim, podem doar um pouco do seu tempo para fazer um louvor ou oração em um momento de sofrimento, o que leva conforta para o coração e a alma. Muitos se sensibilizam e alguns emocionados até choram”.

A coordenadora relata que todos são favorecidos com a assistência religiosa. “A oração de quarta-feira contemplou todos os setores do Socorrão, onde cada posto hospitalar foi visitado. Quando é voltada para pacientes e acompanhantes, os capelães visitam cada leito de enfermaria fazendo evangelismo”.  

Como participar 

Equipe é composta por voluntários de igrejas treinados para fazerem parte da assistência religiosa. Os que querem participar do quadro de capelania do HMI e HMII precisam assinar um Termo de Adesão Voluntária para a prestação de assistência religiosa com a seguinte documentação: CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação atualizada, comprovante de condição de membro de instituição (igreja) há pelo menos seis meses, carteira de condição de capelão atualizada.

Interessados em cooperar podem ligar no (99)99201-1073.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze