Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Câncer de pele é o segundo tipo que mais afetou imperatizenses em 2020

Publicado

em

A incidência do câncer de pele (melanoma ou não melanoma) continua aumentando em todo o mundo. É o tipo mais comum no Brasil, com mais de 170 mil novos casos por ano. Em Imperatriz, este foi o segundo tipo de câncer que mais afetou a população em 2020. Foram 69 casos registrados em pacientes atendidos no Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes.

Para alertar a população sobre os fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, foi criada a campanha Junho Preto. Segundo especialistas, o câncer de pele ainda é subestimado pela população e muitas pessoas possuem “sinais” pelo corpo, mas não fazem acompanhamento das alterações. Outro fator de risco é a exposição solar intensa sem proteção, que ainda é muito comum em nossa região.

 
“Quando descoberto em fases iniciais, as chances de cura são altas. Mesmo em pacientes com doença avançada, as medicações atuais disponíveis podem postergar a evolução da doença melhorando a sobrevida e controlando os sintomas”, ressalta o cirurgião oncológico da Rede Oncoradium, Leoberth Araújo.

Ainda segundo o médico, o diagnóstico é realizado com base na clínica do paciente, na qual é avaliada a presença de alterações na pele e fatores de risco. O exame de dermatoscopia é realizado para análise mais detalhada. “A confirmação do diagnóstico é via realização de biópsia das lesões. E o tratamento é personalizado e multidisciplinar. Varia de acordo com o estadiamento e podemos fazer desde cirurgias até tratamentos sistêmicos com medicações (quimioterapia, imunoterapia e terapia alvo)”, afirma Dr. Leoberth Araújo.

Para prevenir o câncer de pele, o Dr. Leoberth Araújo destaca o uso do filtro solar com proteção UVA e UVB e fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Além do uso chapéu de abas largas, óculos escuros, evitar horários de pico de radiação solar (entre 10h e 16h) e vigilância da pele, isto é, ter o hábito de observar regularmente a pele à procura de manchas e pintas suspeitas.

Detecção precoce

A detecção precoce é fundamental para a cura. O sinal de alerta pode ser por meio da simples e eficaz regra ABCDE:

A – Assimetria da pinta (um lado é diferente do outro)

B – Bordas elevadas da pinta

C – Cores escuras variadas (preto, vermelho, azul).

D – Diâmetro maior que 6mm

E – Evolução conforme o tempo mudando de tamanho, forma e cor.

Dentre os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de pele melanoma ou não-melanoma, o cirurgião oncológico destaca:

– Exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência.

– Exposição à Câmara de Bronzeamento, especialmente com início em idade precoce.

– Pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros.

– Fumantes pelo efeito negativo ao sistema imune.

– Histórico familiar, chamada de Melanoma Familiar.

Contatos:

(Alan Milhomem)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze