Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Conheça os serviços ofertados pela Vigilância em Zoonoses

Publicado

em

A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, vinculada à Secretaria de Saúde, Semus, oferece diversos serviços à população do município. Vacinação antirrábica canina e felina acontece durante campanhas pontuais e durante todo ano. Basta os tutores comparecerem ao centro, na rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Prevista para a segunda quinzena de outubro deste ano, a campanha de vacinação contra raiva tem objetivo de atingir todos os bairros da cidade e zona rural. “Apesar da imunização dos animais ser uma rotina no nosso trabalho na Zoonoses, é no dia D da campanha que intensificamos as ações, para atingir a meta de vacinar 23 mil cachorros e 14 mil gatos”, explica o médico veterinário Paulo Henrique, coordenador da Unidade.

O local também faz a apreensão de cavalos encontrados soltos em vias públicas. Uma média de 25 a 30 cavalos são resgatados por mês pela Zoonoses de Imperatriz. “O animal é resgatado, fica aqui na Unidade e se dentro de oito dias o responsável não comparecer para pagar a multa e liberar o cavalo, ele é doado. Qualquer pessoa pode receber o animal, basta criá-lo fora do perímetro urbano e ser responsável”, declara.

Outro serviço oferecido gratuitamente é o teste rápido para diagnóstico da leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar. O resultado fica pronto em 20 minutos e mediante um positivo, é feita a contraprova. São ofertadas consultas de rotinas para cães e gatos. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de ações para garantir o bem-estar dos animais, assim como de combate e prevenção a maus tratos. Para denúncias, disque 99133-0673.

A Zoonoses abastece as Unidades Básicas de Saúde, UBS, com vacina antirrábica humana, para os casos de mordidas em pessoas, o que representa um risco pós-exposição ao vírus da raiva. Também abastece o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, com soro antiofídico, que é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente.

Já nos casos de eutanásia, a unidade só realiza quando o animal já se encontra na fase final da doença calazar ou qualquer outra que implique em grande sofrimento e impossibilite uma boa vida para o cão e gato. O procedimento é feito apenas com autorização do responsável pelo pet.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Homem é assassinado enquanto espera atendimento em UPA

Publicado

em

No domingo (25), um homem, identificado como Carlos Eduardo Lopes, foi morto a tiros, dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia, na região Tocantina.

Carlos Eduardo Lopes, que trabalhava na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Açailândia, foi surpreendido pelos criminosos enquanto aguardava atendimento na unidade hospitalar.

Segundo os levantamentos da polícia, a vítima foi até a UPA, após sentir forte dor de cabeça. Enquanto esperava pelo atendimento médico, ele foi alvejado com dois tiros na cabeça.

De acordo com a polícia, Carlos Eduardo Lopes não teve chances de defesa e morreu no local. Os criminosos fugiram após o crime e ainda não foram localizados nem identificados.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O caso está sendo investigado.

Carlos Eduardo Lopes, que morava em São Francisco do Brejão, era casado e pai de seis filhos, um tem apenas 15 dias de nascido.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Estrutura metálica da ponte da Avenida Liberdade na Vila Ipiranga começa a ser instalada

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz começou nessa segunda-feira, 26 de outubro, a instalar a estrutura metálica da ponte sobre o riacho Capivara na Avenida Liberdade na Vila Ipiranga. Objetivo é aumentar a vazão d’água e reduzir pontos de alagamentos no bairro. Obra é executada com recursos do Tesouro Municipal.

Trabalho é acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra. Após a colocação da estrutura metálica, será feita a concretagem da rampa de acesso de veículos.

O aposentado Augusto Sousa Costa, que reside na Avenida Liberdade, observa que a construção da ponte substituiu pequenas e estreitas manilhas que não suportavam o grande volume d’água do riacho durante o rigoroso período chuvoso na Vila Ipiranga. “Essa situação causava o transbordamento da água que passava de um metro e meio de altura na avenida, pois acreditamos que isso não irá mais acontecer depois dessa grandiosa obra realizada pela Prefeitura”, prevê.

Segundo ele, a utilização de nova tecnologia de estrutura metálica e concreto armado agilizará a conclusão da obra prevista para ser entregue ainda em meados de novembro à comunidade da Vila Ipiranga. “Todo esforço está sendo feito pelo município para liberar, o mais breve possível, o tráfego de veículos na Avenida Liberdade”, pontou.

Durante vistoria realizada na manhã de hoje, o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, destacou a importância da construção da nova ponte, assim como fez na Rua 5, substituindo manilhas antigas por estrutura armada de concreto para aumentar a vazão d’água do riacho Capivara, na Vila Ipiranga.

“Além de aumentar a vazão d’água, essa ponte de concreto visa corrigir a drenagem na Avenida Liberdade, pois vamos continuar trabalhando para reduzir os impactos causados pelas chuvas no período chuvoso nos bairros de Imperatriz”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

É proibido acesso a área de segurança da UHE de Estreito, informa CESTE

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze