Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Decreto trás nova flexibilização

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz publicou nesta quarta-feira (7), decreto nº 047, que determina novas diretrizes para o funcionamento das atividades econômicas, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos sanitários, no enfrentamento à disseminação da Covid-19. Documento também dispõe sobre o funcionamento da atividade pública, que ganha mais flexibilidade.

A retomada das atividades, as de aspecto coletivo, como as desenvolvidas por bares, casas de shows e demais eventos estão autorizadas do dia 6/07/21 a 27/07/21, desde que sejam cumpridos todos os protocolos de combate à Covid-19. Os espaços poderão ser preenchidos com até 80% da lotação ou 150 pessoas, com horário permitido até a 00h00.


Decreto é baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e governos federal e estadual, que estabeleceram regras sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, bem como as diretrizes sanitárias que são aplicadas para que a população possa estar protegida de um possível contágio. Mesmo com os índices de contaminação, óbitos e uso de UTI’s  em queda, devido ao avanço da vacinação, as medidas de prevenção continuam na cidade.

Nas igrejas também estão permitidos a lotação de 80% ou 150 pessoas, bem como a prática de esportes ao ar livre, inclusive corrida. Ficam também liberadas a realização de formaturas, casamentos entre outros, e aulas presenciais.

Esse novo decreto foi possível, tendo em vista que conforme estatísticas dos órgãos sanitários do município, houve uma redução no número de óbitos e ocupação de UTI’s. Dados podem ser observados aqui:  Com avanço da vacinação, mortes e ocupação de UTI’s têm queda em Imperatriz

Para saber mais detalhes sobre o decreto 047 de 07 de julho de 2021, acesse o documento aqui:  http://novo.imperatriz.ma.gov.br/media/site/uploads/2021/07/07/decreto47.pdf

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Unidades Básicas de Saúde retomam horário normal para marcação de exames

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 26, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devido à pandemia estavam com funcionamento reduzido em algumas áreas, retomam suas atividades normais. As unidades Milton Lopes e Sanharol, além de terem retornado a realização de todas as especialidade médicas ofertadas pelo município, também voltam a fazer regulação e marcação de exames nos dois turnos, de 8h às 12h, e de 14h às 17h. UBS Ouro Verde, que está em reforma, também retorna assim que concluídas as melhorias na unidade.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que o que ocasionou fila de espera na marcação de consultas e exames especializados na UBS São José foi a chamada demanda reprimida. “Muitos procedimentos estavam reduzidos em função da pandemia. As próprias pessoas estavam evitando consultas e exames com medo de contrair a Covid-19. O retorno das marcações em geral e inserção de novos procedimentos no sistema, atraiu mais gente do que o esperado”.

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Auditoria dos Três Poderes, implantará mais 4 pontos de regulação e marcação de exames e consultas na cidade. Para contribuir com o trabalho das três UBS’s, que já possuíam esses serviços, mas estavam servindo como referência para o tratamento e combate da Covid-19, as unidades do Sebastião Régis, Itamar Guará, Teotônio Vilela e Bom Sucesso também ofertarão os mesmos procedimentos para a população.

O coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho, explica que “os novos pontos de marcação e regulação de exames serão equipadas com computadores modernos e profissionais reguladores treinados pela auditoria. A curto prazo foi autorizado também pela Secretaria de Saúde o estudo de viabilização e implantação do 1º Call Center do SUS do Sul do Maranhão, onde uma equipe de profissionais manterá um contato permanente com os pacientes, informando sobre agendamento e execução de procedimentos ofertados pelo município”.

Ainda de acordo com o auditor, “essas ações buscam enfrentar a forte demanda que agora começar a surgir devido ao sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, onde grande parcela da nossa população já foi contemplada e que ganham confiança e passam a buscar demais atendimentos na área da saúde.

A secretária Mariana Jales informa ainda que “além de todas essas ações já mencionadas, buscaremos agora aumentar o quantitativo desses serviços, no intuito de melhorar ainda mais o atendimento, humanizando essa relação com nossos usuários”.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Em fase de conclusão, obra do Shopping da Cidade passa por nova vistoria

Publicado

em

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho; o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, e o assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura, Josué Moura, vistoriaram sexta-feira, 23, obras de conclusão do Shopping da Cidade, situado no antigo Camelódromo (Praça Tiradentes), no Centro. O empreendimento está sendo edificado numa área de 4.525,64 mil metros, com 275 espaços comerciais destinados aos vendedores ambulantes de Imperatriz.

A construção, que se encontra em fase adiantada de acabamentos, está prevista para ser entregue até o final do mês de agosto. É o maior espaço público destinado ao comércio popular da cidade.

Além disso, o empreendimento terá estacionamentos para carros, motos, bicicletas, vagas especiais e ponto de táxi para embarque e desembarque, pois o empreendimento fica anexo ao completo do terminal urbano de passageiros e do novo panelódromo de Imperatriz.


A construção do Shopping da Cidade está orçada em R$ 3 milhões, verba oriunda de indicação parlamentar do senador Roberto Rocha, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Prefeitura de Imperatriz.

Após a vistoria, o superintendente da Codevasf, Celso Dias destacou o avanço significativo da obra, onde etapas foram cumpridas e, agora, o empreendimento entra na fase final para entrega do Shopping do Cidade. “A gente sabe que acabamento não é fácil, é preciso deixar a obra bonita”, frisa.

Segundo ele, o cronograma repassado à construtora responsável pela obra foi cumprido, e começou a ser definida a pauta de inauguração dessa grande obra para Imperatriz. “Essa obra mexe com a economia do município, e acreditamos que a população vai gostar, pois o empreendimento está muito bem localizado”, disse.

O superintendente ressalta que “será mais um ponto positivo para os governos federal e municipal, que estão empenhados para entregar o mais breve possível esse grande empreendimento para Imperatriz”.

O secretário Zigomar Filho ressalta que o Shopping da Cidade fomentará a economia local, com a geração de 275 empregos diretos à população, sendo que, ao final do mês de agosto teremos todo espaço disponível, inclusive a Praça de Alimentação do Shopping da Cidade. “Esse espaço vem contemplar juntamente com o novo panelódromo, investimentos do governo federal através da Codevasf”, concluiu.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze