Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Decreto traz novas medidas de flexibilização

Publicado

em

Em atividades que reúnam pessoas, a lotação passa a ser de 60% da capacidade máxima dos locais, de acordo com o que está previsto no Alvará́́ de proteção e prevenção contra incêndio ou documento similar. A alteração é uma decisão do Decreto Municipal nº 82, que dispõe sobre cultos, cinema, bares, comércio, funcionamento de diversos estabelecimentos e dá outras providências.

Está permitida a realização de formaturas, bailes, casamentos, aniversários e a contratação de bandas, DJ´s e demais artistas em casas de eventos. Nestas ocasiões, não está permitida a utilização de pistas de dança e o estabelecimento deverá respeitar a distância mínima de 2 metros entre as mesas. Ficam proibidas as interações físicas entre público e banda ou artista, assim como o compartilhamento de instrumentos musicais.

As instituições de ensino superior e de cursos técnicos ou profissionalizantes estão autorizadas a retomar suas atividades presenciais, com decisão que fica a cargo dos colegiados desses estabelecimentos. Devem ser observadas as medidas de segurança dos decretos municipais, protocolos do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão e Portaria nº 544 do Ministério da Educação.

De acordo com o secretário de governo, Eduardo Soares, a mudança considera a diminuição de casos do Novo Coronavírus, Covid-19, no município e também o aumento em 90% dos números de recuperados. “Ressaltamos que a prioridade da Prefeitura é a retomada das atividades econômicas, que geram renda para muitas famílias. A flexibilização é de ordem econômica, cultural e social”, explica.

Decreto permite ainda o funcionamento de parques aquáticos, balneários, clubes recreativos e piscinas públicas. O período de veraneio também está autorizado de 15 de agosto a 15 de setembro. Será obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais e pelo banhista ao se locomover na praia, sendo permitida a retirada apenas ao sentar-se à mesa ou durante o banho.

Importante ressaltar que os grupos de riscos e crianças menores de seis anos de idade não estão autorizados a frequentar a praia, assim como está proibido o acesso de animais de estimação ao local. “As flexibilizações são graduais e possuem como fator principal a retomada das atividades econômicas. Os empreendedores do lazer precisam retomar suas atividades de sustento”, completa o secretário.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Obras de pavimentação no bairro Mutirão começam nesta segunda, 10

Publicado

em

A cidade de Imperatriz está recebendo uma série de investimentos da gestão estadual em pavimentação, abrangendo vários bairros da cidade.

Nesta segunda feira (10), às 9h30, o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, juntamente com a equipe técnica da Sinfra, acompanha o início das obras do Programa Mais Asfalto na Av. Mutirão, no bairro Mutirão, em Imperatriz.

As ações de pavimentação e drenagem também acontecem simultaneamente em outros bairros da cidade.

SERVIÇO
O quê: Início das obras do Mais Asfalto no Bairro Mutirão, em Imperatriz.
Quando: Nesta segunda-feira (10), às 9h30.
Onde: Av. Mutirão, no trecho de esquina com a Rua Dona Floresta, no Bairro Mutirão, em Imperatriz.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Município tem 90 casos ativos de Covid-19 neste domingo, 9

Publicado

em

Devido alteração no Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão e as notificações de casos antigos no sistema, a Prefeitura de Imperatriz a partir de 05 de agosto, tem apresentado a data dos exames de casos incluídos pelas unidades testadoras na rede pública e privada, e aceitos pela Secretaria de Estado de Saúde, SES. As unidades que tinham exames acumulados não lançados na plataforma foram notificadas para o cumprimento do decreto, que obriga o lançamento de forma imediata e o encaminhamento de ficha epidemiológica ao Núcleo de Enfrentamento à Covid-19.

Considerando todos os documentos recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde até às 12h, hoje foram registrados 16 casos e 22 recuperados. Imperatriz atualiza para 90 casos ativos confirmados em laboratório. O número total (4.842) representa 3,73% do total de casos registrados no estado (129.700). Desses 7.941 casos continuam ativos em todo o estado, 1,13% estão na cidade.

Continue lendo

Maranhão

Maranhão passa de 130 mil casos de Covid-19

Publicado

em

O Maranhão ultrapassou neste domingo (9) chegou marca de 130.136 casos confirmados do novo coronavírus. Já a quantidade de óbitos pela doença subiu para 3.169, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e 119.004 já se recuperaram da doença.

Neste domingo foram registradas mais 15 mortes pela Covid-19 em 12 municípios maranhenses. Dos novos casos, 94 foram registrados na Grande Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), 1 em Imperatriz e 346 em outros municípios maranhenses.

Caiu para 7.527 o número de pacientes que seguem em tratamento contra o novo coronavírus. Deste número, 7.058 estão em isolamento domiciliar, 280 em enfermarias e 189 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 3.671 casos seguem investigados estado. Ainda segundo a SES, até este domingo, 285.371 testes (rede pública + privada) foram realizados para a Covid-19 no Maranhão, sendo que 152.555 casos foram descartados.

Continue lendo
publicidade