Uma das principais atribuições da Defesa Civil é realizar vistorias preventivas. Diante disso, na manhã desta terça-feira, 22, a Prefeitura por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou vistoria em prédios antigos da cidade a fim de prevenir riscos de desastres, e monitorar os setores competentes em casos de irregularidade.

O objetivo principal da ação foi informar os síndicos e donos dos prédios sobre a inspeção predial e a importância de prevenir qualquer problema de ordem da construção civil, com ênfase para prédios residenciais, com prioridades nas mais antigas estruturas, Projeto de combate a incêndios, PCI, e elétrica. 

“Essa vistoria é mais uma forma de educar sobre os cuidados e observações que devem ser feitos em caso de alguma rachadura ou irregularidade dentro do prédio. Vimos agora o que aconteceu em Fortaleza, algo que poderia ter sido evitado, então a nossa equipe está trabalhando mais nisso, na prevenção”, explica Felipe Jorge, diretor de departamento do Setor de Engenharia da Defesa Civil.

Felipe ainda ressalta que os prédios vistoriados são analisados e caso tenha algum problema detectado que possa acarretar algum rompimento da estrutura, a Defesa Civil encaminha para o responsável do imóvel a inspeção, para que ele solicite um engenheiro para avaliação do respectivo prédio.

“A Defesa Civil recomenda que as empresas contratem profissionais com experiência na área. Muitas pessoas por desconhecimento ou por questões financeiras acabam não dando importância para coisas mínimas que podem gerar um grande problema futuramente ou até se tornar uma tragédia, portanto é aconselhável  que se busque sempre prevenir”.

Vale lembrar que uma das principais atribuições da Defesa Civil é a realização de vistorias preventivas. “Partido do princípio de gestão preventiva de riscos de desastres, nós realizamos monitoramento nas áreas de riscos, assim como vistorias hídricas, drenagem, rios, córregos, entre outras ações de cunho preventivo”, afirma Felipe. (Islene Lima)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.