Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Eleição para diretores de escolas municipais será realizada na próxima semana

Publicado

em

Em atendimento ao estabelecido no Plano Municipal de Educação, escolas da rede municipal passam por eleição de gestores em fevereiro. Escolha popular, através de votação direta da comunidade será realizada em três etapas. Ao todo, 142 inscritos registraram candidatura para o pleito de dois anos.

De acordo com o Conselho Municipal de Educação, CME, entidade responsável pela condução do processo eleitoral, o calendário de votação foi dividido por setor. Conforme edital publicado em 8 de dezembro de 2020, o cronograma será aberto com votação nas unidades situadas na zona rural em 23 de fevereiro. No dia 24, seguido pelas escolas da área I (bairros localizados a direita da BR 010, sentido Camaçari); e por último as escolas da área II (a esquerda da BR 010) no dia 25.

“Votação será realizada das 8h às 17h, em cada unidade de ensino, e deve ter a participação de professores, especialistas, servidores, alunos maiores de 15 anos, pais dos estudantes ou responsáveis legais”, detalha Francisco Silvestre Filho, presidente do CME.

Processo eleitoral seguirá o mesmo formato político, com voto secreto, comissão eleitoral, formada por mesário, secretário e presidente, junto com um coordenador indicado pela Secretaria Municipal de Educação, para acompanhar a contagem dos votos. Além disso, a apuração é pública e os candidatos devem estar presentes. “Todo o processo de escolha dos gestores é conduzido pelo CME, entidade que tem total autonomia para desempenhar suas funções. A Semed tem dado total apoio logístico para que a votação transcorra com tranquilidade e segurança, atendendo aos protocolos sanitários que o momento exige”, ressaltou José Antônio Pereira, secretário municipal de Educação.

O mandato do gestor de escola municipal são de dois anos. Estão aptos a concorrer à função de gestor, candidatos que comprovaram formação docente em curso de pedagogia ou licenciatura plena, acrescida de especialização em gestão escolar em instituições de ensino superior, devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, bem como disponibilidade para o trabalho em tempo integral.

Vale destacar que fica a cargo do poder executivo a escolha do gestor em casos de votação negativa aos candidatos. As eleições diretas das escolas municipais ocorrem desde 2001. A partir de 2018, as unidades municipalizadas também passaram pelo mesmo processo.

O prefeito Assis Ramos desejou sucesso aos candidatos e ressaltou que a votação é um ato democrático. “A escolha do gestor, pelo voto secreto, demonstra a confiança da comunidade escolar que elege quem acredita ter mais capacidade para garantir e elevar a qualidade no ensino. Além disso, o processo está ocorrendo de forma transparente e com lisura”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Prazo de pagamento do IPTU com desconto é estendido

Publicado

em

Nova portaria da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, disponível aqui, altera o prazo de vencimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, IPTU. O documento estende aos contribuintes de Imperatriz o limite de até o dia 31 de maio para a realização do pagamento em conta única, com 20% de desconto no valor do tributo.

A Sefazgo também amplia para a mesma data o vencimento da primeira parcela do IPTU, no caso dos pagamentos parcelados. Já as datas das demais parcelas do imposto seguem com a mesma data de recebimento, sem alteração. Para emitir a guia de recolhimento com desconto, é preciso solicitar na sede da secretaria, localizada na Rua Godofredo Viana, nº 750, Centro, entre as 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Porém, o boleto também pode ser solicitado por meio do WhatsApp do órgão, através do número (99) 99185-7126 ou no link direto AQUI.

O secretário da Sefazgo, Josafan Junior, explica que a medida de dar mais prazo aos cidadãos “leva em consideração o decreto municipal nº 034 do dia 05 de maio, que elenca determinações sobre o funcionamento das atividades econômicas em função da existência da pandemia de Covid-19”.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Comitiva de Açailândia visita obras do Shopping da Cidade

Publicado

em

Com objetivo de conhecer o projeto de construção do Shopping da Cidade, situado no antigo Camelódromo (Praça Tiradentes), no Centro, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho recebeu terça-feira, 04, a visita do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Claudenir Viera; do superintendente da Receita Tributária, José Francisco, e o representante da Sala do Empreendedor, Adevaldo Ferreira, da Prefeitura de Açailândia.

Na visita técnica, o secretário Zigomar Filho detalhou que o empreendimento, em construção através de parceria com o Governo Federal, disponibilizará 275 boxes, incluindo praça de alimentação; jardins, bancos, banheiros e rampa de acessibilidade. O Shopping da Cidade deverá impulsionar a economia dos vendedores ambulantes, além de organizar o mercado informal com local digno.

“Nós estamos contentes com esse empreendimento maravilhoso que é o Shopping da Cidade de Imperatriz, pois pretendemos copiar coisas boas desse projeto, o nosso será menor em Açailândia. E nada melhor que ver o que está sendo feito neste sentido de organizar os vendedores ambulantes”, observou o secretário de Indústria e Comércio, Claudenir Viegas.

Na ocasião, ele parabenizou a gestão do prefeito Assis Ramos que se empenhou em viabilizar a captação de recursos e parcerias para construção do empreendimento que brevemente será inaugurado, e disse está ficando muito bonito.

“Ficamos satisfeitos com essa visita técnica a esta obra, pois nossa intenção é dar melhor qualidade de trabalho aos ambulantes que estão expostos ao sol e chuva; em calçadas ou canteiros irregulares. Vamos também proporcionar um espaço para que possam vender suas mercadorias e produtos, gerando negócios para cidade de Açailândia”, pontou.

Adevaldo Ferreira, representante da Sala do Empreendedor de Açailândia, comentou que “essa iniciativa de Imperatriz em construir um espaço destinado para o comércio popular contribui na organização. “Vamos levar esse projeto para Açailândia, a gestão trabalha para resolver essa situação em nossa cidade também, pois com a economia abalada por causa da pandemia, muita gente aderiu ao comércio informal, ocupando espaços públicos”, ressaltou.

Segundo ele, a Prefeitura de Açailândia dispõe de uma área para desenvolver um projeto semelhante ao Shopping da Cidade de Imperatriz, construído pela Gestão Assis Ramos, para fazer a organização do comércio popular.

O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, que recepcionou a comitiva, agradeceu a visita técnica em nome do prefeito Assis Ramos, colocando o município à disposição para auxiliá-los com informações técnicas. “Temos a satisfação em recebê-los, pois sabemos que esse é um projeto que inspira outros gestores a construir também em seus municípios”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Atendimento para manutenção de iluminação pública passa a funcionar 24h

Publicado

em

O serviço de manutenção de iluminação pública para substituição de lâmpadas queimadas e/ou defeituosas prestado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, passa a funcionar 24 horas. É o que informa o superintendente de Iluminação Pública, Francisco Vaz.

Segundo ele, a medida adotada pelo município tem objetivo de atender a grande demanda da população que diariamente solicita pelo call center 0800 727 7173 melhoria do sistema de iluminação nos bairros e povoados de Imperatriz. “Em decorrência da expansão de rede, equipes que realizavam esse trabalho no horário diurno estavam sobrecarregadas com uma grande demanda para ser atendida”, explicou.

Francisco Vaz reiterou que foram disponibilizadas três equipes de manutenção com escalas de serviços das 6h às 15h; das 15h às 22h e das 22h às 06h, plantão 24 horas, para atender a demanda reprimida por manutenção de iluminação pública nos bairros e povoados do município de Imperatriz.

“Nós sabemos que a demanda é muito grande por esse serviço, porém acreditamos que com a expansão das equipes de atendimento de campo, em curto período de tempo essa situação estará sanada”, disse ele.

O superintendente prevê que o fluxo de atendimento de iluminação pública para chamados e solicitações de manutenção deverá cair consideravelmente nestas próximas semanas com o atendimento 24 horas. “Nós teremos ainda uma quarta equipe que ficará à disposição para reposição das folgas das novas escalas de serviço”, concluiu.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze