Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Governo realiza testes em barreiras sanitárias contra a Covid-19

Publicado

em

O Governo do Maranhão realizou, na última semana, mais de mil testes em barreiras sanitárias montadas nas principais entradas da capital e do município de Imperatriz. A ação visa conter a transmissão da Covid-19, bem como monitorar o cenário da pandemia no estado. As barreiras foram montadas de forma estratégica no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, no Terminal da Ponta da Espera e na Rodoviária, em São Luís; e no Aeroporto de Imperatriz.   

“A testagem é, sem dúvidas, uma estratégia que tem mostrado a sua relevância diante do cenário pandêmico. Ações como essa garantem o monitoramento dos casos no estado, identificando tanto os assintomáticos como os sintomáticos, dando respostas cada vez mais rápidas na assistência aos doentes, diminuindo a possibilidade de agravos e, consequentemente, de internações. O resultado disso é que temos salvado muitas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 


O método utilizado na testagem é o teste de antígeno. O resultado é possível em até 15 minutos, o que aumenta a capacidade de resposta rápida em caso de resultado positivo para a doença. A testagem acompanha a chegada de voos e é realizada de forma voluntária. Os pacientes que testam positivo para a Covid-19, de acordo com avaliação, podem ser encaminhados para a realização do teste RT-PCR e para assistência em unidade de referência para assistência a pacientes com a doença.     

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Carlos Vinícius Ribeiro, enfatiza que a ação faz parte das estratégias do Governo para monitorar os casos da doença no estado. “Trabalhamos com a testagem com um dos pilares de enfrentamento à pandemia no Maranhão. Desde antes do primeiro caso, temos investido em ações que ofereçam testes à população, especialmente aos que apresentam sintomas graves da Covid-19. Neste momento, as barreiras são fundamentais também para aumentar o nosso controle sobre a circulação das variantes da doença”, destacou. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze