Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Humaniza SUS é retomado

Publicado

em

Capacitações foram retomadas na tarde desta quarta-feira, 26, iniciando com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde Vila Nova e Maria Aragão. Treinamento passará por toda rede de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e rede de Urgência e Emergência. Objetivo é humanizar o atendimento. 

Por etapas, o curso será levado a todas as unidades de saúde do Município. Essa capacitação iniciou em 2019, mas com a pandemia teve que ser suspensa temporariamente. “Com outra logística e organização, vamos levar a todos os setores de forma segmentada. Com isso, teremos um atendimento cada vez melhor tanto nos Postos de Saúde quanto nos hospitais” – afirmou a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Ela ressalta que “vamos treinar os servidores para que eles entendam a necessidade de tratar as pessoas de forma humanizada, com respeito. Eles precisam compreender a verdadeira essência do Sistema Único de Saúde, SUS, que é oferecer os serviços, mas acima de tudo, cuidar, dar o acolhimento devido, fazendo com que os usuários saiam satisfeitos das unidades” – ressaltou.

As capacitações levam palestras voltadas para a integração entre gestão e usuário, com abordagem de temas como: Acolhimento com Dinâmica, Horizontalidade do Cuidado e Gestão em Saúde, Relações Interpessoais, Conhecendo o Ambiente de Trabalho, Apresentação da Rede de Saúde, Processamento de Situações Problemas, Humanização nos Processos de Trabalho e Atendimento ao Usuário, Discrição e Sigilo no Atendimento com o Usuário do SUS, os servidores receberam informações de palestrantes renomados, sobre como gerenciar um atendimento humanizado e coletivo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze