Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Ibope realiza terceira etapa de pesquisa sobre a Covid-19

Publicado

em

Estudo EPICOVID19-BR, da Universidade Federal de Pelotas e Ibope, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, Semus, já tem data prevista para a realização de mais uma etapa. A terceira fase dos testes rápidos será aplicada em Imperatriz e mais 132 cidades de todos os estados do país nos dias 21, 22 e 23 de junho com cerca de 250 moradores.

Com objetivo de estudar a evolução e a velocidade de casos da doença no Brasil, cerca de 2, 6 mil pesquisadores do Ibope, vão às ruas para visitar residências e posteriormente mostrar cada fase do estudo comparando com o testes feitos anteriormente, para verificar a variação, andamento ou desaceleramento da pandemia no Brasil e em cada estado. 

Na última pesquisa realizada em Imperatriz, 250 pessoas foram entrevistadas e 45 testaram positivo para o coronavírus, tendo uma proporção de 16,5 % com anticorpos da doença. Já em São Luís, a pequisa foi aplicada em 232 pessoas, destes 13 pessoas foram testadas com o coronavírus. 

O enfermeiro e coordenador da equipe em Imperatriz, Leonardo Marinho, explica que apenas um morador de cada domicílio será testado, e só caso este morador seja diagnosticado com o coronavírus, os demais residentes receberão os testes. Os pesquisadores irão disponibilizar informativos sobre a doença, além de repassar o contato para acompanhamento médico em caso de confirmação da doença. 

“A Prefeitura juntamente com os órgãos responsáveis, estão se mobilizando para que tenhamos dados que possam contribuir na elaboração de estratégias para combater a pandemia da Covid-19. Ou seja, é necessário que todos contribuam para que essa pesquisa, assim como vem ocorrendo e isso nos possibilite uma comparação e realização medidas preventivas diante dos dados coletados”, afirma Leonardo. 

Vale ressaltar que testes rápidos e medicação por prescrição médica estão sendo realizados em quatro Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz. Os ambulatórios exclusivos para combate ao novo coronavírus em Imperatriz estão localizados nas UBS Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira, com horário de atendimento das 8h às 20h. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

Casal no Maranhão é preso acusado de assassinar e esquartejar homem por dívida de jogatina

Publicado

em

Um casal foi preso pela Polícia Militar por suspeita de assassinar e esquartejar um homem identificado como Alan Vieira. O crime foi registrado na segunda-feira (28), em Coroatá, município localizado a 260 km de São Luís.

De acordo com a PM, a vítima foi brutalmente assassinada por conta de uma dívida de jogo de aproximadamente R$ 1,5 mil, no qual devia ao suspeito. Após a prisão, ele confessou o crime.

Alan Vieira havia dado como desaparecido há alguns dias por familiares. O corpo dele foi encontrado em uma sacola plástica por moradores do município em uma área de matagal. As investigações então apontaram que a vítima teria sido vista pela última vez na companhia do suspeito.

Após buscas na região, o homem foi localizado e o seu celular foi apreendido. Em depoimento, ele confirmou novamente a autoria do crime a participação da esposa, uma adolescente de 16 anos, que ajudou na ocultação do cadáver.

Em seguida, o casal foi apresentado na Delegacia de Coroatá. Os dois foram levados para o Sistema Penitenciário do Maranhão, onde vão permanecer à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

Homem suspeito de ameaçar divulgar fotos íntimas de adolescente no Maranhão é preso

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (29), um homem suspeito de ameaçar divulgar fotos íntimas de um adolescente em São Luís. A identidade de ambos não foi divulgada pela polícia.

A tentativa de extorsão aconteceu na segunda-feira (28). De acordo com a polícia, o suspeito estava tentando extorquir a vítima e ameaçando divulgar as imagens. A quantia que foi pedida não foi divulgada pela polícia.

O caso foi denunciado pelos responsáveis do adolescente à Delegacia Especial da Cidade Operária. A polícia então montou um cerco e o menor marcou um lugar para entregar a quantia ao suspeito. No local, após a entrega do dinheiro, policiais prenderam o homem.

O suspeito prestou depoimento à polícia e em seguida, foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde deve permanecer à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Conheça os serviços ofertados pela Vigilância em Zoonoses

Publicado

em

A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, vinculada à Secretaria de Saúde, Semus, oferece diversos serviços à população do município. Vacinação antirrábica canina e felina acontece durante campanhas pontuais e durante todo ano. Basta os tutores comparecerem ao centro, na rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Prevista para a segunda quinzena de outubro deste ano, a campanha de vacinação contra raiva tem objetivo de atingir todos os bairros da cidade e zona rural. “Apesar da imunização dos animais ser uma rotina no nosso trabalho na Zoonoses, é no dia D da campanha que intensificamos as ações, para atingir a meta de vacinar 23 mil cachorros e 14 mil gatos”, explica o médico veterinário Paulo Henrique, coordenador da Unidade.

O local também faz a apreensão de cavalos encontrados soltos em vias públicas. Uma média de 25 a 30 cavalos são resgatados por mês pela Zoonoses de Imperatriz. “O animal é resgatado, fica aqui na Unidade e se dentro de oito dias o responsável não comparecer para pagar a multa e liberar o cavalo, ele é doado. Qualquer pessoa pode receber o animal, basta criá-lo fora do perímetro urbano e ser responsável”, declara.

Outro serviço oferecido gratuitamente é o teste rápido para diagnóstico da leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar. O resultado fica pronto em 20 minutos e mediante um positivo, é feita a contraprova. São ofertadas consultas de rotinas para cães e gatos. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de ações para garantir o bem-estar dos animais, assim como de combate e prevenção a maus tratos. Para denúncias, disque 99133-0673.

A Zoonoses abastece as Unidades Básicas de Saúde, UBS, com vacina antirrábica humana, para os casos de mordidas em pessoas, o que representa um risco pós-exposição ao vírus da raiva. Também abastece o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, com soro antiofídico, que é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente.

Já nos casos de eutanásia, a unidade só realiza quando o animal já se encontra na fase final da doença calazar ou qualquer outra que implique em grande sofrimento e impossibilite uma boa vida para o cão e gato. O procedimento é feito apenas com autorização do responsável pelo pet.

Continue lendo
publicidade Bronze