Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: II Concurso Gastronômico de Comida de Rua acontece entre dias 4 e 13 de setembro

Publicado

em

Os organizadores estimam que cerca de 135 mil pessoas passarão pelo local durante os 10 dias de evento. (Foto: Rafael Pestana)

Na manhã desta terça-feira, 01, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural, em parceria com a Academia Imperatrizense de Letras, AIL, realizou reunião com os cozinheiros que participarão do II Concurso Gastronômico de Comida de Rua. Na ocasião foram esclarecidas dúvidas sobre o evento, que contará com 12 participantes e será realizado durante a 17° edição do Salão do Livro de Imperatriz, Salimp, entre os 04 e 13 desse mês, das 11h às 23h.

Na ocasião, os participantes puderam analisar o local cedido para alocarem suas tendas, carrinhos ou foodtruckers. Também foi uma oportunidade para os cozinheiros socializarem, contando suas experiências e retirando as últimas dúvidas antes do evento. Entre elas, informações sobre a caracterização dos espaços, que além de identificação visual, devem conter banners com nome do chefe, do prato concorrente e um breve histórico do alimento vendido.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca, destaca que “a expectativa é que o evento supere os 2 mil votantes da edição anterior. A gestão Assis Ramos tem se empenhado em dar continuidade a esse projeto pela proporção e impacto que ele gera na ampliação do incentivo à culinária local. Realizando ações como essas, incentivamos também os grandes nomes da gastronomia imperatrizense”. De acordo com a organização, cerca de 135 mil pessoas devem passar pelo Salimp e pela praça de alimentações do concurso durante os 10 dias de evento.

O evento tem premiação total de dois mil reais para o prato mais votado, visando estimular a divulgação dos chefes de cozinha e potencializar o consumo de comidas tradicionais locais, trará pratos típicos da cidade, como a panelada, o bode no leite de coco, a galinhada e o cachorro-quente. Assim como novos alimentos, que estão se tornando populares em Imperatriz, hambúrgueres artesanais e a pipoca gourmet.

A dinâmica do concurso funcionará de maneira que todos os chefes culinários devem inscrever obrigatoriamente um prato principal, que concorrerá ao prêmio, e deve ser servido em todos os dias do evento, e uma segunda opção de alimento, que pode ser alternada durante todo o concurso gastronômico. Essa metodologia permite que cada cozinheiro tenha a possibilidade de garantir a exclusividade em relação ao seu prato, igualando assim a disputa entre todos.

Outra novidade é a mudança no sistema de avaliação. No último concurso, a votação popular era feita de acordo com a quantidade de alimentos vendidos, logo, alimentos que possuíam maior saída, levaram vantagem. Para garantir que todos os concorrentes sejam julgados de forma justa, esse ano a nota atribuída à cada prato será feita de acordo com a média das notas dadas pelo público consumidor. Desse modo, independentemente da quantidade de alimentos vendidos, as notas serão correspondentes à aprovação do prato e não à sua popularidade.

Também nessa edição, os organizadores fecharam parceria com a empresa Júpiter Telecomunicações para realizar a computação dos votos. “Cada vendedor ficará responsável por entregar aos consumidores fichas com seu nome e o nome do prato, e de posse dessa ficha, o público deve se dirigir ao totem de internet da Júpiter para que a pessoa encarregada efetue o registro do voto”, esclarece o coordenador de difusão cultural da FCI, Axel Britto. 

Além do voto popular, o concurso gastronômico contará com cinco críticos convidados pela organização do evento para realizar a degustação e avaliação dos pratos concorrentes. A nota dada pelos convidados levará em consideração quatro fatores: sabor, aroma, criatividade e apresentação do prato. (Rafael Pestana)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Bolsonaro visitará panelódromo nesta quinta, 29

Publicado

em

Está prevista para esta quinta-feira (29), no período da manhã, visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital maranhense, São Luís. Na oportunidade, ele participa de visita técnica às obras de restauração da BR-135, no quilômetro 37, trecho entre São Luís e Bacabeira.

Durante a tarde, Bolsonaro segue para o município de Imperatriz, na região tocantina. No local, a previsão é que ele participe de visita ao Panelódromo, na Praça Tiradentes, centro da cidade.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Avenida Brasil no Jardim América I recebe iluminação de LED

Publicado

em

A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada nessa segunda-feira, 26 de outubro, pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, na Avenida Brasil, na principal via de acesso ao Jardim América I.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Eronilson Machado, luminárias com lâmpadas vapor de sódio estão sendo substituídas pelas eficientes, modernas e econômicas luminárias de LED. Além disso, o novo dispositivo oferece mais luminosidade e melhora a segurança da população do bairro.

“Nossas equipes iniciaram ontem (segunda-feira) o trabalho de troca das luminárias antigas pelas modernas lâmpadas de LED, consideradas mais eficientes, resistentes e longa durabilidade”, pontua.

Ele também assinalou que estão sendo instaladas luminárias de LED nas ruas Bolívia e México.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, vistoriou ontem (segunda-feira, 26) o trabalho de instalação das novas luminárias de LED na Avenida Brasil, no Jardim América I. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o sistema de iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz”, garantiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 2º Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão está acontecendo

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o município de Imperatriz vai sediar o 2º Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Maranhão. O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, em frente à Praça União.

“Considerando que a cidade de Imperatriz conquistou o primeiro lugar em Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o município foi escolhido para sediar o segundo Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão, oportunidade em que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente passarão por um importante processo de capacitação”, informou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O seminário será promovido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, Consema, órgão superior da Política Estadual de Meio Ambiente, presidido pelo secretário de estado. O público-alvo são membros dos conselhos municipais de Meio Ambiente, servidores públicos dos órgãos municipais e membros de organizações sociais formalmente constituídas.

Evento tem objetivo de qualificar os conselhos para sua atuação como órgãos dos Sistemas de Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições estabelecer diretrizes e normas para a política ambiental, visando assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Continue lendo
publicidade Bronze