Connect with us

Maranhão

Imperatriz-MA vai receber evento de inovação e empreendedorismo na área de ciência e tecnologia

Publicado

em

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias inovadoras, pesquisa aplicada e empreendedorismo na área de ciência e tecnologia, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai realizar, de 5 a 8 de dezembro, a 3ª edição do Universo IFMA. O evento será realizado na sede do Instituto na cidade de Imperatriz e deve reunir cerca de 1500 pessoas. Durante o evento haverá apresentação de trabalhos científicos e de extensão, desafio de startups, exposição de robôs, mostra tecnológica, competição de games, além de palestras, oficinas, rodas de conversa e minicursos.

Segundo o coordenador dos Planetas Tecnológicos, Rafael Mendonça, o Universo IFMA funciona como um propulsor da ciência e da tecnologia no Estado do Maranhão. “O evento é o trampolim para que os projetos dos nossos pesquisadores não cumpram seu papel apenas em âmbito institucional, mas também efetivamente alcancem as empresas e os cidadãos maranhenses”, destacou.

Nessa 3ª edição, o Universo IFMA vai realizar a integração de vários espaços: o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC); os Planetas Tecnológicos, isto é, Bots (exposição e competição de robótica), Startup (apresentação e competição de startups com ideias inovadoras de negócios para estimular o empreendedorismo), Play (exposição e desenvolvimento de jogos) e Tech (propostas de produtos, protótipos, processos ou serviços de caráter tecnológico inovador); o Workshop com exposição de projetos de extensão do IFMA que já foram concluídos, além de um prêmio de curta-metragem na área de ciência e tecnologia.

Alguns nomes já foram confirmados para o evento: Carnelutti Jacome, mentor do Programa Lemonade (Pré-Aceleração de Startups) que está no Top 20 de pré-aceleradoras; Giuseppe Mele, da Universidade de Salento, em Lecce-Itália, e Ricardo di Lazzaro, empresário sócio-fundador da Genera (empresa que está crescendo no ramo de testes rápidos de DNA).

Até sete de dezembro qualquer pessoa pode se inscrever como ouvinte no III Universo IFMA e participar de palestras, oficinas e minicursos com grandes nomes da ciência, tecnologia e inovação do país. Os espaços dos Planetas Bots e Play também estarão abertos à participação do público em geral. Assim, para participar da competição de robótica, desenvolvimento de jogos e exposição de robôs e games é só se inscrever no site do evento até seis de novembro.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa a ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). (Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscara

Publicado

em

Conforme o novo decreto de nº 116, divulgado pela Prefeitura de Imperatriz nesta segunda-feira, 29, a medida sanitária de enfrentamento à Covid-19 retoma a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção em locais públicos e de uso coletivo, por todas as pessoas e em todas as atividades empresárias ou não. Os cuidados de higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão continuam, assim como a disponibilização de informações sobre a doença.

Entrada e permanência nas escolas, inclusive nas salas de aula, creches, conservatórios da rede pública municipal, acima de 4 anos, fica obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz, boca e ajustadas perfeitamente ao rosto.


As escolas e afins da rede privada poderão exigir o uso de máscara facial de proteção, conforme protocolo sanitário adotado, para entrada e permanência em suas dependências.

Decreto de nº 109/2021 permanece em vigor, não conflitantes com o atual decreto, disponíveis AQUI

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze