Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Média de novos casos de Covid-19 cai 90% em dois meses

Publicado

em

Portal de entrada para a Amazônia e referência em Saúde para mais de 40 municípios do estados do Pará, Tocantins e Maranhão, a cidade de Imperatriz tem apresentado ultimamente dados que permitem mais otimismo sobre o controle da doença. Em outras palavras, há indícios fortes de que o pior já passou na principal metrópole da região tocantina — os dados devem ser comemorados com cautela, mas significam um primeiro e importante passo na longa e difícil luta contra a pandemia. O ritmo de casos novos de coronavírus na cidade teve queda acentuada nos últimos 90 dias na comparação com o período imediatamente anterior.

Entre 17 e 31 de maio de 2020, a cidade teve 1.182 ocorrências novas da doença na semana contra 110 no período dos últimos 15 dias, dados verificados entre 15 de julho e 30 de julho – o recuo de 90% é bem maior do que a retração de 12% registrada na primeira quinzena de junho e de 52%, de 15 a 30 de junho.

Considerando dados atualizados até às 12h, hoje foram registrados 21 casos e 18 recuperados. Imperatriz atualiza para 91 casos ativos confirmados em laboratório. O número total (4.592) representa 3,90% do total de casos registrados no estado (117.694). Desses 9.045 casos continuam ativos em todo o estado, o que representa 1,01% na cidade.

Óbitos

Desde o início da pandemia, a cidade registrou um total de 273 óbitos. Sendo nenhum óbito registrados nas últimas 24h. O novo óbito confirmado hoje trata-se de um homem de 71 anos, residente de Imperatriz, falecido em São Luís, em 09 de junho de 2020. 

Ocupação de leitos

Na ​​​​​​Rede Estatual era:

  • Leitos Clínicos: 50 ocupados – 61,73% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 3 ocupados – 57,41% de ocupação;

No Hospital Municipal de Campanha Covid-19:

  • Leitos Clínicos: 4 ocupados – 8,16% de ocupação;
  • Leitos de UTI:  5 ocupados – 50% de ocupação.

Na esfera privada, a ocupação de leitos no ​​​​​​Hospital Unimed é:

  • Leitos Clínicos: 13 ocupados – 59,09% de ocupação;
  • Leitos de UTI:  desativado.

No Hospital Santa Mônica:

  • Não disponibilizou.
publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

PORTO FRANCO: Famílias de baixa renda poderão receber descontos nas contas de energia

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Franco, município na região Tocantina, no estado do Maranhão e a concessionária de energia Equatorial Maranhão, vão instar o sistema SOMOS, que é uma ferramenta onde as pessoas serão cadastradas diretamente na plataforma da empresa e terão acesso ao benefício durante a pandemia com mais facilidade.

Uma reunião para acertar os detalhes, foi realizada na última sexta, dia 5.

Os digitadores do Cadastro Único do Polo de Porto Franco, já cadastrados pela Equatorial, incluirão o Número de Identificação Social (NIS) das famílias no SOMOS que, automaticamente, receberão descontos nas contas de energia elétrica.

Participaram também da reunião, a gestora do Cadastro Único/Bolsa Família, Vegna, e o diretor do SAAE, Nouredin Rocha, que se colocou à disposição para firmar parceria para o cadastro das famílias, por meio do sistema SOMOS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Fiscalização contra aglomerações continua

Publicado

em

Com objetivo de evitar qualquer tipo aglomeração, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos, Segov, realiza há mais de 40 dias fiscalizações ostensivas para conter a disseminação do coronavírus.

A força tarefa é composta pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Guarda Municipal, Polícia Militar, Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Segov, Defesa Civil, Sefazgo, Setran e Corpo de Bombeiros.

A ação de fiscalização percorre todo o centro comercial, bairros distantes, incluindo bancos e lotéricas, com operação diurna e noturna em bares e restaurantes.

De acordo com o secretário de governo, Eduardo Soares, as fiscalizações irão percorrer os quatro cantos da cidade, com medidas mais rígidas com relação ao distanciamento entre mesas, capacidade de pessoas independente do lugar, disponibilidade de álcool em gel e máscaras.

“Estamos vivenciando um momento difícil novamente no Brasil, no Maranhão e em Imperatriz, que infelizmente veio mais forte e com variantes perigosas, por isso pedimos encarecidamente que todos contribuem. Sabemos da situação, mas não paramos em nenhum momento, buscando alternativas do comércio continuar trabalhando, mas todos devem contribuir e fazer sua parte”, afirma Eduardo.

Os trabalhos de vistorias continuarão ostensivamente seguindo as normas sanitárias e decreto municipal. Em caso de aglomeração ou descumprimento das medidas preventivas, a Prefeitura disponibiliza o contato para o Disk Aglomeração pelo número (99) 98416-9344, com atendimento das 8h às 23h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cursos d’água no Parque Alvorada II recebem serviços para reduzir impactos das chuvas

Publicado

em

Medidas de prevenção a alagamentos continuam sendo realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra. Ações visam aumentar vazão d’água e reduzir os impactos das chuvas próximo a região da Praça da Voz, no Parque Alvorada II.

A Sinfra, em parceria com a Limpeza Urbana, utiliza máquina retroescavadeira hidráulica para executar trabalho de limpeza, desobstrução e aprofundamento de curso d’água no bairro. “É mais uma medida preventiva de combate a alagamentos determinada pelo prefeito Assis Ramos”, pontua.

Segundo ele, os cursos d’água ficam represados em alguns pontos em virtude do acúmulo de resíduos e da vegetação, mas que estão sendo todos limpos para facilitar o escoamento da água das chuvas.

“Várias ações foram de aprofundamento de calha de riachos e córregos foram realizadas pelo governo Assis Ramos com resultados positivos, evitando alagamentos e facilitando o escoamento do grande volume d’água”, frisa.

O secretário Zigomar Filho ressalta ainda que “a população tem papel importante, evitando o despejo de lixo, restos de materiais de construção e denunciando o lançamento irregular de esgoto”. “Esse trabalho terá continuidade durante a semana, pois é essencial à população”, concluiu.

Continue lendo
publicidade Bronze