Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Medidas restritivas são ampliadas. Comércio e igrejas deverão ter máximo 40% de ocupação

Publicado

em

O novo decreto do Município com mecanismos que restringem a circulação das pessoas, visando combater a disseminação da covid-19, sairá nesta quarta-feira 10, e terá validade até 5 de abril. Basicamente serão mantidas as limitações que vinham sendo impostas, com a diferença de que o comércio de uma forma geral, assim como bares, restaurantes, academias, parques aquáticos e shopping centers terão que obedecer lotação máxima de até 40% de suas capacidades, exceto farmácias e supermercados. Esses mesmos 40% se determinam para o limite da ocupação dos templos religiosos.

O secretário de Governo, Eduardo Soares, disse que a colaboração das pessoas, observada pela fiscalização diuturna que vem sendo executada por agentes da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, já faz com que o movimento seja consideravelmente menor nos últimos dez dias.

Ele observa que os bares e restaurantes já encerram suas atividades bem mais cedo, antes mesmo das 23h, por falta de fregueses. “São raras as constatações de estabelecimentos que ainda contrariam as normas vigentes, no centro ou nos bairros”, informou.

O comércio diurno, inclusive no Calçadão, registra diminuição de mais de 50% do movimento, em razão das medidas restritivas e do medo generalizado. “As pessoas, mesmo as que antes estavam mais desatentas, passam a perceber que o perigo é real. Já se vê a volta do desemprego em larga escala, casos de bares e restaurantes que já demitiram metade dos seus colaboradores. Isso nos preocupa muito, mas alguns ajustes ainda são necessários, e é o que faremos no novo decreto”, disse o secretário.

Eduardo Soares lembra que as pessoas devem se valer mais dos estabelecimentos que oferecem os formatos delivery e drive thru. Ele lembra que o índice de contaminação já se desacelera, mas que os leitos hospitalares estão muito próximos da saturação, principalmente em razão da pressão dos outros municípios da região, que encaminham todos os seus pacientes graves para Imperatriz.

Todas as demais restrições do decreto anterior permanecem, dentre elas, as pertinentes às festas, shows e eventos com pista de dança. Nas farmácias e supermercados, serão intensificadas fiscalizações quanto aos cuidados preventivos, em relação à aferição da temperatura corporal e disponibilização do álcool em gel, além do distanciamento nas filas (Foto: Edmara Silva)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze