Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Ministério da Economia enquadra MUNICÍPIO como exportador de soja

Publicado

em

Dados do Ministério da Economia mostram que a cidade de Imperatriz passou a figurar como exportadora de soja, desde de 2020. De acordo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, que acompanha as informações junto ao Governo Federal, ainda não há conhecimento oficial sobre a quantidade de área plantada (hectares) e produção (toneladas), mas só em relação à exportação da soja, foram US$ 58,8 milhões no último ano.

Este valor também corresponde a 9,3% de tudo o que foi exportado pelo município, observa a Sedec. Os dados apurados também são bem animadores, quando se observa que até abril deste ano, já foi exportado US$ 29,2 milhões, o que representa 13% das exportações no município.

“Imperatriz começa um processo de diversificação de suas exportações que antes contava apenas com a celulose e carne e agora também começa a exportar um outro importante produto, a soja”, comenta o secretário Wilson Filho. 

Histórico

O Maranhão começa a figurar como um produtor de soja em 1978, produzindo 55 toneladas do produto. Desse período para os dias atuais houveram muitos avanços e, em 2019, o estado ocupava a nona posição como maior produtor de soja do Brasil, com uma produção de 2.850.084 toneladas, o que corresponde a 2,5% de toda a produção nacional. O estado líder na produção de soja para o mesmo período é Mato Grosso com uma produção de 32.242.463 toneladas, 28,3% de toda produção brasileira.

A cidade de Balsas, no Maranhão, foi a que iniciou a produção e soja na região, em 1980 e já produzia 96 toneladas do produto. Já em 2019 vários outros municípios do estado figuram como produtores. No entanto, Balsas segue como destaque, sendo o município do maranhense com maior produção, e em 2019 produziu 619.997 toneladas, o que corresponde a 21,7% de toda produção do Maranhão. (Regilson Borges / Foto: Patrícia Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

BARRA DO CORDA: Falsa médica estava trabalhando em UPA

Publicado

em

Uma mulher de 40 anos de idade foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta sexta-feira (24) , pelos crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e exercício ilegal da medicina, fatos ocorridos na cidade de Barra do Corda. O mandado de prisão foi executada por equipes da Polícia Civil de Dom Pedro e Presidente Dutra.

Segundo as investigações, a conduzida atuava como falsa médica utilizando-se de CRM pertencente a terceiro, em continuidade delitiva, além dos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade, todos cometidos no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Barra do Corda, nos meses de março e abril deste ano .

As investigações se deram no âmbito da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, unidade responsável pelo pedido de prisão da investigada. A conduzida foi encaminhada para a SEAP de Presidente Dutra onde ficará à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze