Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Município adere ao consórcio para compra de vacinas contra Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz agora pode integrar o consórcio de municípios que pretendem comprar vacinas contra a Covid – 19. O projeto de Lei de iniciativa do chefe do executivo  municipal, prefeito Assis Ramos, foi aprovado pela Câmara de vereadores, nesta quarta-feira, 17. A medida prevê que a Prefeitura, junto com outras cidades, possa comprar insumos, medicamentos e equipamentos da área da saúde.

Participação de Imperatriz na Frente Nacional de Prefeitos, FNP, é uma das inúmeras formas que a cidade está buscando para enfrentar a crise sanitária pela qual passa. Além de ambulatórios e Hospital de Campanha, disponíveis para a população, a participação no FNP soma força junto a outras cidades do Brasil a fora.

O prefeito Assis Ramos está acompanhando o desenvolvimento dos casos, e ficou satisfeito com a aprovação do projeto que insere Imperatriz no consórcio de prefeitos, principalmente, para realizar a compra de vacinas assim que possível.

“Não podemos mais esperar, nossa gente está sucumbindo diante desse vírus, por isso tomamos a iniciativa de buscar essa alternativa para adquirirmos de forma direta essas vacinas. E o caminho mais fácil é aderirmos a esse Consórcio. Quanto mais rápido entrarmos na fila, melhor”,    disse Assis Ramos.                                                                                                         

Para a Procuradora Geral de Imperatriz, Alessandra Belfort, a aprovação acontece em boa hora, e mostra que a cidade está empenhada na imunização da população, uma vez que os índices de contágio do novo coronavírus estão aumentando em todo país.

“E o município de Imperatriz, preocupado com a vacinação, aderiu ao consócio com a Frente Nacional dos Prefeitos, com o objetivo de adquirir vacinas. Mas, para que essa adesão fosse válida, era necessário uma autorização legislativa, que aconteceu com aprovação desse projeto de lei pela Câmara”, comenta a procuradora.

Para que as cidade façam parte do consórcio, elas precisam que as câmaras municipais autorizem, como ocorreu hoje em Imperatriz. Posteriormente, o prefeito envia o projeto de lei já aprovado para a entidade. O consórcio irá projetar o maior número de compra de vacinas possíveis, já aprovadas pela Anvisa.

A distribuição das vacinas também deve ser de forma proporcional, caso os recursos sejam federais, internacionais ou privados. Se o FNP fizer a compra com recursos próprios das cidades, cada uma recebe aquilo correspondente ao que investiu.  

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AMARANTE: Finalizada obras do IEMA

Publicado

em

Mais duas cidades maranhenses estão prestes a receber obras importantes na área da educação. As equipes de engenharia da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) finalizaram as obras no Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Santa Luzia do Paruá e Amarante do Maranhão.

Na região oeste, na cidade de Amarante, a população aguarda ansiosa pela entrega oficial do prédio. A estrutura é ampla e moderna, atendendo as necessidades da comunidade estudantil. Antes, os alunos precisavam se deslocar até Imperatriz para buscar outras alternativas para ampliar o conhecimento. Agora, com a nova infraestrutura pronta, o município de Amarante passará a oferecer vagas de ensino para as cidades e povoados vizinhos.

“Com essa unidade do IEMA chegando, muitos jovens terão aulas que Amarante nunca viu, com aulas em tempo integral e com cursos técnicos. Será um salto na educação! Eu, assim como toda a população de Amarante, estou muito ansioso por isso”, destaca o estudante Thiago Viana. 

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Estacionamento, embarque e desembarque de passageiros em trecho na Rua Sousa Lima é proibido

Publicado

em

Para melhor fluidez no trânsito, foi feita a nova sinalização da Rua Sousa Lima, no trecho das avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa, restringe estacionamento; embarque e desembarque de passageiros do lado direito da via. Perímetro está completamente sinalizado, e passa a ser fiscalizado diariamente pelas viaturas de áreas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, explica que desde que foi implantada a nova sinalização, agentes de trânsito buscam orientar condutores a respeitar a proibição de estacionamento de veículos do lado direito da Rua Sousa Lima, no Centro. “É uma via de intenso tráfego de carros que causava congestionamentos e prejudicava a fluidez do trânsito”, justifica.

Ele ressaltou que “esse trecho da via fica proibido o embarque e o desembarque de passageiros, pois comprometia a fluidez, devendo estar livre para circulação de veículos que passam pela Rua Sousa Lima, sentido Avenida Getúlio Vargas”.

Hodislan Maciel explica ainda que “o órgão de trânsito com circunscrição sobre a via tem autonomia para decidir sobre a proibição de estacionamento e/ou de para sempre que as circunstâncias representarem prejuízo ou risco ao trânsito”. “A Setran busca alternativas para melhorar cada vez mais a fluidez de via que apresentam pontos de congestionamentos, principalmente durante os chamados horários de picos”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Segurança é reforçada nas áreas de acesso às praias do Cacau e do Meio

Publicado

em

Com objetivo de orientar banhistas sobre os riscos de afogamentos nas praias do Cacau e do Meio, agentes de Trânsito, Defesa Civil e guardas municipais reforçaram a segurança nas áreas de acesso aos locais de banho no Rio Tocantins, em Imperatriz. Medida também visa conscientizar condutores de veículos automotores para que não coloquem em risco a vida dos pedestres, evitando a obstrução da via que tem livre trânsito dos carros de saúde e segurança pública.

De acordo com o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos, a “força-tarefa” é de fundamental importância nestes locais em virtude da grande quantidade de veículos que se desloca todo final de semana às praias do Cacau e do Meio, evitando congestionamentos na Avenida Ribamar Fiquene.

“Temos utilizado cones para marcar área de proibição de acesso à orla das praias, garantindo a segurança de todos os banhistas nesse trajeto”, explica ele, ao ressaltar que, embora não tenha sido liberado o período oficial de veraneio, a movimentação tem sido intensa de frequentadores.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, diz que os agentes dos órgãos prestam orientações sobre os cuidados com os porões (buracos na areia) e riscos de afogamentos que devem ser observados pelos banhistas, principalmente os cuidados com crianças e adolescentes no Rio Tocantins.

“Nossa barreira de orientação e controle de transporte é essencial para ajudar na organização e dar mais segurança aos banhistas que descem sentido às praias do Cacau e do Meio”, finaliza.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze